A GRÉCIA foi berço do grandioso Império Grego, que muito influenciou a nossa cultura ocidental. Além disso, foi onde surgiram a filosofia, a mitologia, o teatro, as olimpíadas e a tão cara democracia.
A capital, ATENAS, era o epicentro de todo esse arcabouço cultural e é considerada o berço da DEMOCRACIA, que deriva da junção dos termos gregos “dêmos” (povo) + “kratía” (poder).
ATENAS é tida como o berço da democracia em razão de revoltas sociais, ocorridas no Séc. VII a.C., contra um grupo de oligarcas que dominava a política.
Posteriormente, no Séc. VI a.C., legisladores de Atenas promoveram a criação de leis que se tornaram a base da democracia ateniense, ainda que muito rudimentares e longe dos ideais de justiça e igualdade.
Veja, a seguir, alguns pontos turísticos de grande valor histórico para a milenar cidade.
ÁGORA DE ATENAS Essa praça tinha vital importância para a democracia ateniense, pois não somente era o centro da vida política da cidade, como também era o local onde os cidadãos discursavam e manifestavam publicamente suas opiniões.
ACRÓPOLE DE ATENAS A famosa Acrópole, patrimônio cultural mundial, é um complexo arqueológico que contém templos, teatros e edifícios públicos da antiguidade. Ali encontramos:
O PARTENON, que é a maior estrutura da Acrócpole, datando de 432 a.C., e cujo exterior ostenta entalhes que retratam cenas da mitologia grega.
O ERECTEION, que é um dos mais belos templos do complexo, com suas colunas em formato de mulheres (as cariátides).
O TEATRO ODEON, um anfiteatro do ano 161 d.C., que chegou a comportar 5000 pessoas e ainda é palco de apresentações e espetáculos.
MUSEU DA ACRÓPOLE Ele foi construído nas imediações da Acrópole para abrigar peças encontradas durante as escavações lá realizadas e abriga centenas de artefatos do império greco-romano.
TEMPLO DE ZEUS OLYMPIEION Ele é o maior templo coríntio da antiguidade e se prestava ao culto ao deus Zeus Olímpico.