A roundup
A capital Paris é fenomenal. Mas, no interior da França, você encontra cidadezinhas que parecem ter saído de contos de fadas, com fabulosos castelos de torres altas, casas de pedra e belíssimos jardins.
O Vale do Rio Loire é permeado por castelos que parecem encantados, e que estão cercados por jardins coloridos. Ao redor de cada um há uma pequena vila, com casinhas de pedra. Além disso, o lindo rio que dá nome à região complementa a paisagem.
ANGERS O castelo de Angers foi construído no século XII, pelo Rei Luís IX, para servir de fortaleza. Seu estilo arquitetônico é medieval e seu interior é decorado com tapeçarias.
LANGEAIS O castelo de Langeais foi construído no século XV, também em estilo medieval. Foi tomado pelos ingleses por diversas vezes, durante a guerra dos 100 anos, por estar localizado em uma região estratégica.
AZAY-LE-RIDEAU Ao contrário dos anteriores, o belo Azay–le-Rideau conta com estilo renascentista, datando do século XVI. Está à beira do rio Indre, um afluente do rio Loire.
AMBOISE O castelo de Amboise, do século XV, mescla os estilos renascentista e gótico. Leonardo da Vinci passou os últimos anos de sua vida neste palácio, como hóspede do Rei François, e, por fim, nele morreu. Ali, pintou sua famosa Monalisa.
CHAUMONT-SUR-LOIRE O castelo foi restaurado no século XV, a mando de Luís XII, e em seguida, Catarina di Médici o comprou. Depois que seu marido Henrique II da França faleceu, ela o deu à amante do marido, Diane de Poitiers, em troca do castelo de Chenonceau.
CHAMBORD O Chambord é o maior e mais imponente de todos os palácios do interior da França. Em estilo renascentista e datado do século XVI, ele conta com nada menos que 440 quartos e 365 chaminés, sendo que nenhuma é igual à outra.
SAUMUR Cenário imaginário de alguns dos contos de Balzac, o encantador castelo de Saumur, localizado na beira do Rio Loire data do século XIV, conta com uma arquitetura típica da idade média.
SACHÉ O Saché não é o mais belo dos palácios, mas, em contrapartida, possui importância literária, pois ali viveu secretamente o famoso escritor Honoré de Balzac. Ele ali residiu para se esconder de seus credores, pois tinha muitas dívidas, e nele escreveu várias de suas obras.
USSÉ Eis o castelo da vida real que inspirou a criação da fábula e do castelo da Bela Adormecida, por Walt Disney: o Ussé! Ou seja, é um verdadeiro castelo de conto de fadas! No interior do palácio há bonecos de cera contando a história da princesa.
VILLANDRY Em estilo renascentista, Villandry é o palácio que possui os mais belos jardins, com variadas flores, plantas, bem como labirintos de cerca viva, que parecem esculturas. A inspiração se originou do jardim de Versalhes.
CHENONCEAU Em estilo renascentista, é um dos mais belos palácios de toda região.
CHENONCEAU Foi dado de presente pelo Rei Henrique II à sua amante Diane de Poitiers. Após a morte do rei, sua esposa Catarina de Médici exigiu que Diane o entregasse, recebendo, em troca, o castelo de Chaumont-sur-Loire.