Tudo que você  precisa saber  sobre a 

PEDRA DO BAÚ

O Monumento Natural da Pedra do Baú é um conjunto de imponentes rochas, situadas no município de São Bento do Sapucaí-SP, envoltas pela exuberante mata da  Serra da Mantiqueira.

O complexo é formado pela Pedra do Baú, Bauzinho e Pedra da Ana Chata. Trilhas, em meio à vegetação fechada, serpenteiam essas rochas, ligando-as umas às outras. 

Além de as rochas serem uma obra de arte da natureza, a vista a partir dos cumes é de tirar o fôlego. Por isso, ali é um dos locais mais apreciados para trilhas e escaladas no Brasil. 

Para subir a Pedra do Baú, é preciso fazer uma caminhada na mata, por aproximadamente 60 minutos, até atingir sua base.

PEDRA DO BAÚ

A Pedra do Baú conta com a Face Norte e a Face Sul. Atualmente, somente é possível subir até o cume pela Face Norte, pois a Sul está interditada.

É possível chegar à base da Face Norte de três maneiras: pelo Restaurante Pedra do Baú, pelo Estacionamento do Chico Bento e pelo Bauzinho.

Chegando à base da pedra, nos deparamos com escadas metálicas, cravadas nas faces da rocha, conhecidas como Via Ferrata.

 É necessário um mínimo de condicionamento físico para este passeio, pois a subida é forte e demanda algum esforço.

É obrigatório o uso de equipamento de segurança para subir a Pedra do Baú. Além disso, é preciso agendar previamente a visita, pelo site da Prefeitura.

A Pedra do Bauzinho é de fácil acesso, não tem escadas e a trilha é plana e curta. Não é necessário ter condicionamento físico para caminhar sobre ela.

BAUZINHO

A Pedra da Ana Chata fica nas imediações da Pedra do Baú e do Bauzinho, sendo suas trilhas interligadas. Vale a pena visitá-la, pois a vista a partir de seu cume é exuberante.

ANA CHATA