Com seu estilo colonial, CUSCO é uma das cidades mais bela do Peru, bem como a principal base para exploração do Vale Sagrado dos Incas e ruínas de Machu Picchu.
Toda rodeada por morros, Cusco se converteu na capital do Império Inca, sendo que, em quéchua, Cusco significa “umbigo do mundo”.
Os Incas dominaram Cusco de 1.438 a 1.532, mas, antes deles, a região já era habitada por outros povos.
Com a chegada dos espanhóis, muitas edificações incas foram destruídas e serviram de alicerce para outras construções, como igrejas, conventos, entre outros.
CENTRO DE CUSCO Na Praça de Armas se concentram as principais atrações de Cusco, como a Catedral, as Arcadas, a Igreja Companhia de Jesus e a Faculdade de Direito.
A Catedral de Cusco é a maior construção da Praça de Armas e é constituída por uma igreja central, bem como por duas igrejas menores: as igrejas da Sagrada Família e do Triunfo.
A Catedral foi construída entre 1560 e 1664, com grandes blocos de granito, extraídos da fortaleza inca Saqsaywaman. A parte interna é banhada a ouro, com pinturas da Escola Cusquenha.
Na Praça de Armas, situa-se, ainda, a Igreja Companhia de Jesus, um edifício geminado com a Faculdade de Direito.
SAN BLAS O bairro típico de San Blas é um tradicional ponto turístico em Cusco. Suas ruelas são permeadas de cafés, bares, restaurantes e lojinhas, sendo, a região mais boêmia de Cusco.