Aiuruoca é uma pequena cidade situada nas imediações da Serra do Papagaio, no Sul do Estado de Minas Gerais.
Cercada por belas montanhas e uma natureza exuberante, Aiuruoca oferece refrescantes cachoeiras, bem como trilhas e caminhadas na mata. Confira, a seguir, suas atrações:
O cartão postal de Aiuruoca é o Pico do Papagaio, acessível por trilha. Margeando este pico, estão o Vale do Matutu e o Vale dos Garcias, que contêm a maior parte das atrações da região.
As principais atrações do Vale do Matutu são o Casarão do Matutu, as Cachoeira do Fundo, do Meio, das Fadas e dos Macacos.
VALE DO MATUTU
A trilha que leva à Cachoeira do Fundo conta com 8 km, ida e volta, passando por campos, bosques e muita mata.
A Cachoeira do Meio, como o próprio nome sugere, fica a meio caminho entre a entrada do complexo e a Cachoeira do Fundo.
A Cachoeira dos Macacos também se situa no Vale do Matutu. São apenas 600 m de trilha, ida e volta, para acessar a queda d’água.
As principais atrações do Vale dos Garcias são o Poço Joaquim Bernardo, a Cachoeira e Prainha dos Garcias, o Mirante do Por do Sol e o Retiro dos Pedros.
VALE DOS GARCIAS
O Poço Joaquim Bernardo é um excelente lugar para banho, para quem consegue encarar água gelada. Além disso, o espaço conta com estrutura para piqueniques.
A Cachoeira dos Garcias é a mais icônica de Aiuruoca e pode ser acessada a partir do Restaurante Casal Garcia.
A entrada para a Prainha dos Garcias, por sua vez, situa-se no lado oposto da Cachoeira dos Garcias.
O Mirante do Por do Sol oferece uma vista fabulosa ao final da tarde, podendo ser acessado a pé, em motocicletas, bicicletas ou em veículos 4x4.
A trilha do Retiro dos Pedros começa depois do Mirante do Por do Sol, sendo que, a partir deste ponto, somente é possível prosseguir a pé, por 3,5 km.
Esta trilha é a mais famosa dem Aiuruoca. Quem percorre os 12 km até o cume do Pico do Papagaio é recompensado com uma vista preciosa de toda a região.
TRILHA DO PICO DO PAPAGAIO