O NorOESte da Argentina é dotado de uma beleza natural ímpar. Diferentemente de outras regiões do país, a paisagem ali é desértica, marcada por cânions, ravinas e curiosas formações rochosas.
Sobretudo nos arredores de Cafayate, a ação do vento, chuvas e gelo provocou intensa erosão, dando origem a formações em tons alaranjados, vermelho e ocre, que se intensificam à luz do sol.
A estrada que liga Cafayate a Salta sedia inúmeras atrações naturais, que compõem a chamada Quebrada de las Conchas. Confira, a seguir, algumas delas:
O Anfiteatro é um verdadeiro espetáculo da natureza. Ali, é comum encontrarmos músicos tocando seus instrumentos, para demonstrar a ótima acústica do local – daí o nome “Anfiteatro”.
A Garganta del Diablo fica bem perto do Anfiteatro. O melhor horário para explorar o lugar é de tarde, devido à incidência dos raios solares.
Encontramos na Quebrada de las Conchas, ainda, outras formações rochosas interessantes, como O Sapo, Castelos, As Janelas e Três Cruzes.
Igualmente nos arredores de Cafayate, a Quebrada de las Flechas conta com formações pontiagudas que brotaram do solo em razão do choque de placas tectônicas, há 15 milhões de anos.
Além disso, Cafayate sedia inúmeras vinícolas, que produzem não somente os vinhos tradicionais da Argentina, como também a especialidade da região, que é o vinho Torrontés.
Trata-se de um vinho branco, muito refrescante e leve, perfeito para acompanhar carnes brancas, queijos, castanhas e frutas secas.
Não muito distante de Cafayate, encontramos o Parque Nacional los Cardones, com suas montanhas verdes aveludadas, local onde a paisagem já muda drasticamente.