Você sabia que o INSTITUTO INHOTIM é o maior museu a céu aberto do mundo e que, além disso, ele sedia um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil?
Situado na cidade de Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, o Instituto Inhotim é um espaço de quase 1000 hectares, com uma flora exuberante e repleto de galerias de arte.
Ele reúne obras de artistas brasileiros e estrangeiros, em mais de vinte galerias, além de inúmeras obras ao ar livre.
Ali encontramos, ainda, centenas de espécimes botânicas, além de lagos, sem mencionar os restaurantes e cafés.
GALERIAS Nas galerias, há exposições fixas e temporárias. Merece destaque a Galeria Cildo Meireles, que contém três salas exibindo obras relativas a diferentes temas.
Merece destaque, ainda, a Galeria Adriana Varejão, que conta com um belo estilo arquitetônico e expõe obras que enfatizam elementos históricos e culturais.
Uma das galerias mais impressionantes é a Galeria Sonora Doug Aitken, na qual foi escavado um túnel vertical de 200 m. de profundidade, onde se pode ouvir os ruídos do coração da terra.
OBRAS DE ARTE AO AR LIVRE Das obras externas, a que mais chama atenção é a de Hélio Oiticica, Invenção da Cor, Penetrável Magic Square #5 De Luxe, cartão postal do instituto.
Também chama a atenção a obra de arte Beam Drop, do artista Chris Burden, por sua grandiosidade, mas que foi erigida em apenas 12 horas.
JARDINS Encontramos em Inhotim, ainda, refrescantes jardins temáticos, como o Jardim de Todos os Sentidos, o Jardim Desértico e o Narcissus Garden, de Yayoi Kusama.
Imagem de Serlunar, by Flickr
Em suma, o Instituto Inhotim é um lugar que proporciona ao visitante uma imersão na arte contemporânea e uma profunda interação com a natureza.