KHIVA é uma cidade medieval, datada do Séc. VIII, que se situa em um país da Ásia Central, chamado UZBEQUISTÃO.
Khiva é toda cercada por muralhas e atualmente é considerada uma “cidade museu”, te transportando diretamente ao passado.
Antigamente, a cidade era um importante entreposto comercial da Rota da Seda, pois estava a meio caminho da Europa e do Extremo Oriente.
Caravanas de comerciantes vinham do ocidente e oriente e passavam por Khiva. Confira, a seguir, algumas atrações da vila medieval:
Ichon Qala "Ichon Qala" é o centro histórico de Khiva. Todo cercado por muralhas de adobe, ele é considerado um museu a céu aberto e patrimônio mundial.
No interior das muralhas, encontramos um labirinto de ruelas e passagens, colorido pelos tecidos pendurados nas tendas do bazar.
Caravançarais “Caravançarais” eram lugares de repouso dos viajantes da Rota da Seda. Suas portas de entrada eram altas, para possibilitar a passagem dos camelos.
Kuhna Ark O Kuhna Ark era o Palácio do Khan (Rei). Suas primeiras edificações datam do Século XII e os governantes seguintes ampliaram sua estrutura.
Kalta Minor Kalta Minor é a gorda base de um minarete azulado, cuja construção se iniciou em 1851. O rei da época pretendia que ele fosse o minarete mais alto da Ásia Central.
Ao lado do minarete está a bela madraça Mohamed Amin Khan, que é toda azulada, em razão dos azulejos de sua fachada.
Madraça e Minarete Islom Hoja A Madraça Islom Hoja, do século XIX, ostenta um colorido minarete de 57 m. de altura, que é o mais alto do país, além de ser um dos símbolos de Khiva.
Mausoléu do Padroeiro de Khiva Pahlavon Mahmud era um filósofo e lutador do Séc. XIII, que se tornou padroeiro da cidade. Seu mausoléu, em estilo persa, é uma das edificações mais bonitas de Khiva.
Tosh Hovli Ele também era um palácio real, porém, muito mais bem decorado. Datando do Séc. XIX, ele contava com 9 pátios, um belíssimo harém e 150 quartos.