Ilha do Campeche em Caiaque
Chegar à Ilha do Campeche de caiaque é uma verdadeira aventura.
É, ao mesmo tempo, assustador e mágico.
Além de ser um passeio maravilhoso por si só, é uma opção para se chegar à pequena ilhota.
Claro que há os passeios de barco tradicionais, que saem da Praia do Campeche, Praia da Armação e Barra da Lagoa. Repare, inclusive, que há limitação do número de pessoas que podem visitar a ilha, pois ela é considerada patrimônio natural e cultural.
Nós, particularmente, decidimos nos aventurar em caiaque.
Mas calma, nós já sabíamos remar!
Aliás, esse passeio não é recomendável para quem não tenha nenhuma experiência em remo.
Isso porque as correntes são muito fortes e o vento pode ficar violento. Não bastasse, a região costuma ter muita ondulação e até mesmo ondas grandes.
Por essa razão, é sempre recomendável sair pela manhã, quando os ventos e a ondulação são mais brandos.
Além disso, é fundamental consultar a previsão do tempo de antemão, para verificar as chuvas, os ventos e as ondas.
O horário de visitação da ilha vai das 9h00 às 17h00 e há monitoramento, pelo órgão responsável, das pessoas que chegam ali, tanto em embarcações, quanto em caiaques ou a nado.
A dica principal é alugar BONS caiaques! Preferencialmente, veja os caiaques antes de alugá-los.
Nós, diga-se de passagem, entramos em uma fria. O caiaque do meu marido estava furado e o do meu cunhado não era adequado para mar. Como resultado, ele quase se afogou.
Por sorte, o meu caiaque e o da minha irmã estavam em boas condições e não tivemos nenhum problema.
A remada
Nós começamos a remada a partir da Praia do Campeche. Saindo daquela praia, o momento mais difícil é o de cruzar a arrebentação. Depois disso, a remada é tranquila.
Levei cerca de 20 minutos para ir de Florianópolis até a ilha, ao passo que levei 15 minutos para voltar. Isso porque as correntes são desfavoráveis na ida e favoráveis na volta.
Chegar antes das embarcações grandes é realmente uma experiência indescritível.
Parecia que eu estava em uma ilha deserta paradisíaca, no meio do Caribe.
A água é azul clarinha, calma e sem ondas. A areia é branquinha e fofa, ao passo que os coqueiros emolduram a bela paisagem.
O cenário é complementado pelos coloridos barquinhos de pescadores:
Não há nada ali, além de um par de taperas de pescadores. Por outro lado, a partir das 10h00, barcos cheios de turistas começam a chegar e o bar abre. Pronto: acaba-se totalmente a paz do lugar.
Pagamos R$100,00 por caiaque (caiaque individual), durante a alta temporada. No entanto, acredito que na baixa temporada os preços diminuam. É recomendável levar no caiaque somente o necessário, porque tudo se molha durante o caminho. Se acaso for levar celular, coloque-o em um saco hermeticamente fechado. E, claro, use proteção contra o sol, na cabeça e no corpo e leve embora seu lixo!
Para informações sobre os critérios de visitação da ilha, confira o site da associação responsável por sua preservação.
Por fim, não deixe de conferir nosso post sobre as melhores praias de Florianópolis e sobre atrações alternativas em Florianópolis.
Gente, que mar esse, tão calminho e verde! Fiquei encantada com a sua sugestão. Mas, claro, eu jamais iria de caiaque. Fiquei muuuuuito tentada a conhecer. As fotos estão lindas!
Obrigada, Sônia! É uma beleza mesmo! Mas, realmente, é melhor ir do jeito tradicional, em barco, rsrs.
Nossa, que aventura! Estive em Floripa na baixa temporada e acabou ficando muito difícil ir até a Ilha do Campeche, mas adorei essa opção de ir de caiaque. Eu não iria, porque seria capaz de encalhar na areia mesmo rsrs mas admiro muito sua disposição! Parabéns
hahahahaha, nesse caso, realmente é melhor não arriscar e ir no tradicional!
Que delícia a Ilha do Campeche, o mar parece uma piscina! Eu iria de caiaque sim, mesmo não tendo muita experiência com ele (remo stand up) eu faria esse trajeto. Adorei a dica.
Oi Ná! Dá para ir de Stand up também!!!
Deve ser uma delícia ir à Ilha do Campeche de caiaque. Dica anotada!
Realmente, foi mágico Sylvia!
Saíram de que praia
Olá Eduardo, saímos da Praia do Campeche, perto da Pequeno Príncipe.
Realmente deve ter sido uma aventura e com final feliz, espero tenham usado colete.
Mas… BC não foi do continente a ilha, vc já estava numa ilha e foi numa menor.
Só para complementar o seu post, tem que ver as condições do tempo com antecedência, vento e mares, porque a volta pode ser perigosa não só para quem está no caiaque, mas, também, para quem está na praia já que se corre o risco de capotar numa onda e o caiaque são disparado
Hahahaha, realmente, Rodolfo, Floripa também é ilha, tem razão. Bugou aqui kkkk. Sim, com certeza, colete é item obrigatório. Vimos a previsão do tempo sim (inclusive ventos e ondulação), boa ideia, vou acrescentar no post.
Quantos minutos até a ilha de caíque ?
Tem indicação de quem alugue ali pela região ?
Olá Kelvyn! Depende do vento e da corrente, mas, leva-se em torno de 15 ou 20 minutos. Eu não peguei o contato de quem me alugou, mas ali na praia do Campeche mesmo, eles indicam quem aluga. É importante ver os caiaques antes, para conferir se não estão furados e se estão em bom estado.
Oi, ótimo post!
Tenho uma dúvida…
Chegando lá na ilha, é tranquilo deixar os caiaques sem supervisão pra fazer as trilhas, por exemplo?
Olá Caroline!
As trilhas somente podem ser feitas com guias, então você pode conversar com ele sobre onde deixar o caiaque. De preferência, marque com antecedência, pela limitação de pessoas admitidas na ilha e nas trilhas.