Dubrovnik

Turismo na Croácia: conheça a pérola do Mar Adriático.

Turismo na Croácia

Este post retrata apenas uma parte da viagem na qual passamos por diversos países na Europa Oriental e Ocidental,  incluindo-se a bela Croácia.

Em meio a uma “Eurotrip” em um carro alugado, já havíamos visitado diversos países, ou seja, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Hungria. Nosso destino era agora a belíssima Croácia, a pérola do Mar Adriático!

Na primeira noite, dormimos nas proximidades da capital, Zagreb.

Dia 1 – Parque Nacional de Plitvicka

Logo cedo, dirigimos em torno de 200km, até o lindíssimo Parque Nacional de Plitvicka, um dos pontos altos do turismo na Croácia.

Plitvicka

O parque é um dos maiores do país e é de tirar o fôlego.

Ali, há diversos lagos, em tamanhos variados e em desnível, com quedas d’água ligando-os, uns aos outros.

Plitvicka - turismo na Croácia

A cor da água varia entre o verde e o azul turquesa, ao passo que o fundo é visível, ainda que a 5 metros de profundidade.

Plitvicka

Os lagos são repletos de peixes, bem como de vegetação.

Plitvicka - turismo na Croácia

Caminhamos por aproximadamente 7 horas, enquanto apreciávamos a beleza dos diversos lagos, mirantes, cachoeiras, entre outras belezas naturais.

Em alguns trechos, pegamos um barquinho para cruzar os lagos.

Para mais informações sobre o parque, visite o site oficial Plitvicka.

Dia 2 – Dubrovnik

O centro histórico

Dirigimos por cerca de 5 horas, para chegar em Dubrovnik, que é o principal foco do turismo na Croácia.

Turismo na Croácia

E não sem razão, pois eu diria que é uma das cidades mais belas do mundo!

Dubrovnik
Rua principal do centro antigo de Dubrovnik

Após uma luta para estacionar o carro, levamos as coisas para o hotel. Era uma pensãozinha, bem próxima às muralhas da cidade velha e do centro histórico de Dubrovnik (ao lado da torre Minceta, fortificação lateral da muralha).

Torre Minceta

Fomos dar uma volta e paramos no badalado Buza Bar para tomar um drink (é um bar incrustado na pedra, do lado externo das muralhas, na beira do mar Adriático).

Turismo na Croácia

Além disso, preambulamos um pouco pelas belas ruas de mármore do centro histórico.

Breves apontamentos históricos sobre Dubrovnik

A cidade foi construída em primeiro lugar por gregos refugiados de Epidauro, no séc. VII. Dubrovnik foi uma república independente da Croácia e se chamava Ragusa, e assim continuou até 1918, ou seja, até o fim da 1ª guerra mundial, quando passou a fazer parte da ex-Ioguslávia. Posteriormente, passou a fazer parte da Croácia (fonte: Lonely Planet).

Dia 3 – Entre muralhas e praias

Acordamos saímos imediatamente para explorar a cidade, a pé.

Subimos uma fortaleza ao lado das muralhas externas da cidade, onde tivemos uma vista esplêndida do centro antigo, bem como das muralhas.

Turismo na Croácia

Em seguida, retornamos para o interior das muralhas, entrando pelo Pile Gate. Passamos, ainda, pela fonte de Onofre, pelo Mosteiro Franciscano (dentro dele, está a 3ª farmácia mais antiga da Europa, ainda em funcionamento, desde 1391).

Dubrovnik

Caminhamos, por fim, até a Torre do Relógio, Igreja, Palácio Sponza, palácio do Reitor e Mosteiro Jesuíta.

Depois de muito caminhar, seguimos até a praia Ploce e lá passamos o resto da tarde, apenas relaxando. Ali fica um clube de praia, que serve bebidas, bem como petiscos.

Praia Ploce

Dia 4 – Vista panorâmica de Dubrovnik

Logo pela manhã, subimos até o ponto mais alto de Dubrovnik, onde chega o teleférico (mas fomos de carro).

Turismo na Croácia

A vista é bastante ampla, sendo possível, dessa forma, tirar muitas fotos panorâmicas.

Por fim, pegamos a estrada e cruzamos a fronteira para o pequeno país vizinho, Montenegro.

Outros pontos turísticos na Croácia

Ficamos apenas 4 dias na Croácia e preferimos priorizar Dubrovnik, mas bastante gente acaba visitando as ilhas ali por perto, como Hvar. Estas ilhas têm praias muito bonitas e são um ponto muito importante do turismo na Croácia. Porém, isso vai ficar para uma próxima viagem!

Para mais informações sobre Hvar, confira o site da Dani, exclusivo sobre este destino: Hvar – onde Hollywood tira férias

Para quem tenha interesse, aí vai um pouquinho da história da Croácia:

A Croácia havia sido antigamente ocupada pelos romanos. Porém, no séc. VII, tribos eslavas ocuparam o local.  Posteriormente, com a invasão otomana aos Bálcãs, as terras croatas passaram a ser a fronteira entre o mundo muçulmano e o cristão. No séc. XV, toda a costa da Croácia era dominada pelos Venezianos, exceto a república da Ragusa, atualmente, Dubrovnik.

No costa passou a ser dominada também pelos Habsburgo. Para livrar-se da dominação dos Habsburgo, a Croácia, a Sérvia e a Eslovênia se unificaram, formando a Iugoslávia.

Em 1991, a Croácia finalmente deixou de fazer parte da Iugoslávia. Logo em seguida, o território croata foi invadido pelo Exército federal, então sob domínio sérvio. Dessa forma, diante dos violentos conflitos entre croatas e sérvios e da ocupação do território por milícias sérvias, as Nações Unidas intervieram militarmente para assegurar a paz.

Em 1992, a Croácia foi por fim reconhecida como país independente. Desde então, ela experimenta um vigoroso crescimento econômico (fonte: Wikipédia).

Além disso, o turismo na Croácia vem crescendo de forma exponencial.

2 comentários em “Croácia”