La Paz

O que fazer em La Paz, capital da Bolívia

La Paz é a capital mais alta do mundo. Situada no altiplano dos Andes, ela está a aproximadamente 3.600 metros acima do nível do mar.

Chegar a La Paz em ônibus é uma experiência um tanto quanto peculiar.

Ali viajam não somente turistas, como também a população local, que, por vezes, levam seus animais dentro do transporte público. E não estamos falando de “pets” convencionais, mas sim de animais como galinhas.


Além disso, ao longo da viagem, embarcam diversos vendedores ambulantes, vendendo todo o tipo de bugigangas, até mesmo elixires milagrosos, que supostamente curam todos os tipos de males (por exemplo, colesterol, problemas estomacais, úlcera, ácido úrico, vermes, cárie, impotência etc.).

Ainda, “cholas” (mulheres indígenas) permanecem na beira da estrada, vendendo sacos com comida pronta, entregando-os pela janela do ônibus.

As cholas são indígenas, típicas do Peru e da Bolívia, cujas vestes são compostas de duas saias, blusa bordada, xale nos ombros e chapéu coco, sempre com cores vibrantes.

Por outro lado, quando se chega aos arredores de La Paz, a vista da cidade é impressionante.

Em tons terracota, o conjunto de imóveis escorre pelas encostas das montanhas, formando uma espécie de bacia. Nem mesmo a pobreza dos subúrbios prejudica sua beleza exótica.

O viajante que chega a La Paz deve ficar atento ao “soroche”, ou seja, o mal da altitude, que causa pressão na cabeça, dificuldade em respirar e cansaço.

Porém, após poucos dias, nosso organismo se acostuma às novas condições da pressão atmosférica.

Veja, a seguir, algumas atrações da cidade.

Teleféricos

Atualmente, La Paz conta com uma das maiores redes de teleféricos do mundo e uma boa forma de aproveitar a vista é apanhar um deles.

Confira aqui mais informações sobre as linhas da rede de teleféricos.

Centro Histórico de La Paz

Mercado de Las Brujas

No entorno do Centro Histórico, acontece o Mercado de Las Brujas, com tendas que vendem artigos um tanto quanto estranhos, por exemplo, fetos de lhamas secos, sapos empalhados e amuletos.

La Paz

Vendiam-se também miniaturas de monólitos do deus Viracocha, Pachamama (mãe-terra), entre outros tipos de souvenires curiosos.

La Paz
Ruelas de La Paz

Praça São Francisco

A Praça São Francisco é o coração do Centro Histórico e aninha a igreja que leva o mesmo nome e que é o mais refinado exemplo arquitetônico do barroco boliviano.

La Paz

Igualmente importante é a Praça Murillo, marco zero da cidade, onde se situam a sede do Governo e a Catedral Metropolitana.

Praça Murillo

Vida noturna de La Paz

A cidade conta com diversos bares e restaurantes agradáveis, onde você poderá tomar a famosa cerveja Pacena (à temperatura ambiente, claro).

Por fim, não deixe de conferir nosso roteiro completo pela Bolívia e Peru, bem como nosso post sobre as Ruínas de Tiwanaku, nos arredores de La Paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.