Colômbia

Havíamos planejado uma viagem à Amazônia, quando nos ocorreu a ideia de dar uma esticadinha em nosso roteiro até a Colômbia – já que estaríamos na metade do caminho.

Dessa forma, decidimos visitar Cartagena, o Parque Nacional Tayrona e San Andrés, no Caribe.

Primeira parada do roteiro na Colômbia: a colorida Cartagena

Sempre ouvi falar sobre Cartagena, suas estreitas ruelas, casinhas coloridas e sacadas floridas que inspiraram o grande escritor Gabriel García Márquez em seus envolventes romances.

Então, escolhemos começar nosso itinerário por essa cidade.

Dia 1 – Cartagena

Cidade Amuralhada, Torre do Relógio, Igreja San Pedro de Claver

A parte interessante de Cartagena é circundada por antigas muralhas e é conhecida como “Cidade Amuralhada“.

Cidade Amuralhada

Chegamos no aeroporto pela manhã e imediatamente apanhamos um táxi até o centro da cidade (o táxi não é caro, mas vale negociar). Ficamos no Hotel Casa Baluarte (aprox. R$150/170 a diária, para o casal), uma excelente opção, pois está bem próximo à Cidade Amuralhada (os hotéis dentro das muralhas são, em regra, muito caros).

Depois que deixamos a bagagem no hotel, saímos para almoçar e caminhar pelo centro histórico. Passamos, primeiramente, pela Torre do Relógio, símbolo da cidade, a qual fica logo na entrada da Cidade Amuralhada.

Torre do Relógio

Logo após cruzar o portão de entrada da cidade, nos deparamos com a praça principal:

Praça Principal

No outro extremo da cidadela, está a linda igreja San Pedro de Claver , a mais importante da cidade.

Igreja San Pedro de Claver
roteiro na Colômbia - igreja San Pedro Claver
Pedro, na frente da Igreja San Pedro

Por outro lado, a igreja de Santa Catalina de Alejandría é a mais bela:

Igreja Santa Catalina de Alejandría
roteiro na Colômbia - Cartagena

Nas ruas, artistas populares apresentavam a dança típica chamada Mapalé, de raízes africanas, na qual as dançarinas, usando roupas muito coloridas, dançam freneticamente e todos tocam instrumentos.

Andamos sobre as muralhas, passando pelo Café del Mar, onde as pessoas sentam para apreciar o pôr do sol, tomando um drink.

Cafe del Mar
Imagem de Thomas Peddle, by Flickr

Dia 2 – Cartagena

Castelo de San Felipe de Barajas

Logo pela manhã, fomos ao Castelo de San Felipe de Barajas, uma massiva edificação de pedra, que fica fora da Cidade Amuralhada. Essa construção é a maior feita pelos espanhóis antigamente no “Novo Mundo”, datando do século XVI e é um dos principais marcos históricos em um roteiro na Colômbia.

Cartagena

Posteriormente, fomos almoçar no restaurante de angus beef chamado “Salou” (há tantos restaurantes na cidade que é impossível conhecer todos).

Catedral Metropolitana e Museu do Ouro Zenu

Em seguida, caminhamos dentro da Cidade Amuralhada, passando pela Catedral Metropolitana e Museu do Ouro Zenu, que conta com um belo acervo de peças ornamentais em outro, que pertenceram à civilização Zenu.

museu do ouro Zenu - Cartagena
Museu do Ouro Zenu
Casinhas coloridas

A marca registrada de Cartagena são suas casas coloridas e sacadas repletas de flores…

roteiro na Colômbia

Já as roupas coloridas são definitivamente um espetáculo à parte:

Vendedoras de frutas

Vimos, ainda, a estátua “Gertrudes“, com suas redondas formas, a qual foi doada por Fenando Botero, artista colombiano (ela fica em frente à igreja de Santo Domingo).

roteiro na Colômbia - Cartagena

No meio da tarde, uma parada para degustar o especial café colombiano, feito em uma máquina a vácuo (e fundamental em um roteiro na Colômbia).

Café da Colômbia

Por fim, percorremos a rota “Gabriel García Márquez“, passando por pontos onde o famoso artista viveu, trabalhou e se entregou à boemia. Vimos o imóvel onde antigamente funcionava o jornal no qual ele trabalhou no início de sua carreira, o convento que serviu de inspiração para um de seus romances e onde funciona atualmente um luxuosíssimo hotel (Hotel Santa Clara), bem como seu bar favorito, o Barzuto. Os passos desse escritor são intrinsicamente ligados a um roteiro na Colômbia.

Por volta de 23h00, fomos dançar salsa no animado Havana Social Club, muito legal! Vale a pena incluir uma noite dançante em seu roteiro na Colômbia!

Imagem de Cat Stam, by Flickr

Dia 3 – Arredores de Cartagena

Em um roteiro na Colômbia, normalmente é incluído um tour às Ilhas do Rosário (Islas del Rosario) e Playa Blanca. Porém, na realidade, nos decepcionamos bastante com esse passeio, pois esperamos horas para apanhar o barco, o porto e as embarcações estavam superlotadas, os guias eram ríspidos, a praia estava também superlotada e os vendedores ambulantes não davam sossego. Além disso, o almoço (que estava incluído no preço do passeio) era parco.

arredores de Cartagena

Seja como for, é um passeio bem tradicional na região, e em uma das ilhas havia mergulho livre em meio aos corais.

Dia 4 – Santa Marta

Dando continuidade ao nosso roteiro na Colômbia, logo pela manhã, fomos a uma loja de aluguel de automóveis. Alugamos um carro por um preço caro (aprox. R$200,00 a diária) e que estava caindo aos pedaços (mas era, por outro lado, a melhor opção em termos de custo benefício).

Em seguida, apanhamos a estrada rumo ao magnífico Parque Nacional Natural Tayrona, um incrível parque natural da Colômbia (Tayrona é uma etnia indígena). Dirigimos por aproximadamente 7 horas (não pela distância, que não era tão grande, mas pelo trânsito caótico e pelas inúmeras paradas para passagem de cortejos de velório, comícios políticos etc.).

Paramos para dormir em Santa Marta. A cidade em si não era muito convidativa, ao passo que, chegando à orla, nos deparamos com um lindo balneário caribenho, com bares, restaurantes, baladas e muita pessoas sentadas na areia, bebendo ou simplesmente caminhando no calçadão. Por essa razão, muitos viajantes incluem Santa Marta em seu roteiro na Colômbia.

Parque Nacional Natural Tayrona

Dia 5 – Trilha no Parque Tayrona

Acordamos bem cedinho e dirigimos até o lindíssimo parque Tayrona, considerado como o melhor destino ecológico de um roteiro na Colômbia. O parque tem 4 portarias e entramos pela 4a, chamada Zaino.

roteiro na Colômbia - Tayrona

Sua área é muito extensa e o ideal é passar ao menos dois ou três dias por lá, para conhecer tudo.

Fizemos uma trilha de aproximadamente 2h30, da entrada até o Cabo de San Juan de Guia, passando pelas praias de Arrecifes, Canaveral, Arenilla, La Piscina e, finalmente, pelo Cabo de San Juan de Guia.

roteiro na Colômbia - parque nacional Tayrona

A mata é exuberante e a flora local é bem exótica.

Esse passeio foi um dos pontos altos em nosso roteiro na Colômbia.

A fauna é igualmente curiosa: vimos algumas iguanas e pequenas lagartixas furta-cor.

Cabo de San Juan de Guia, nossa parada final, era uma praia com águas azul-turquesa, dividida ao meio por um pequeno istmo, de onde sobe uma rocha e no topo da qual há um abrigo para camping. Subimos, então, até lá, para apreciar a vista.

roteiro na Colômbia - parque nacional Tayrona
Cabo de San Juan de Guia

No caminho da volta, avistamos muitos micos, saltitando de árvore em árvore. Nesse meio tempo, paramos para tomar uma água de coco.

Por fim, saímos do parque e dormimos no aconchegante eco-hotel Yuluka. Jantamos, então, no próprio hotel, que conta com um adorável restaurante aberto.

Dia 6 – Retorno para Cartagena e ida para San Andrés

Depois de arrumar a bagagem, por fim, voltamos dirigindo para Cartagena e apanhamos um voo para San Andrés, no caribe colombiano, onde ficamos por mais quatro dias, após o que encerramos nosso roteiro na Colômbia.

3 comentários em “Colômbia”