ISRAEL – O QUE FAZER

Israel - o que fazer

Israel é um dos lugares mais sagrados do mundo, pois é o berço de três das principais religiões existentes, quais sejam: cristianismo, judaísmo e islamismo.

Nesse sentido, ali estão as reminiscências do templo mais sagrado aos judeus, além de uma das mesquitas mais importantes aos islâmicos, bem como o Santo Sepulcro, o santuário mais significativo para nós, cristãos.

Claro que, devido a essa particularidade, esse solo sagrado não é isento de conflitos, já que todos clamam pela supremacia de sua religião sobre as demais.

Além disso, naquele país, os israelitas e os palestinos vivem em uma eterna disputa por territórios.

Porém, conflitos à parte, Israel é uma região com uma grande bagagem histórica para a humanidade e oferece um belíssimo roteiro àquele viajante que busca enriquecer sua cultura.

Como chegar:

Geralmente, se chega a Israel pelo aeroporto Ben Gurion. De lá, são aproximadamente 25 minutos de carro até Tel-Aviv e 50 minutos até Jerusalém, sendo possível fazer os trajetos em ônibus ou, igualmente, em trem.

Em regra, quem faz um roteiro em Israel, começa primeiramente por Jerusalém.

JERUSALÉM ANTIGA

A milenar cidade de Jerusalém é um dos principais destinos em Israel, tanto para o turismo religioso, quanto para turismo relacionado à origem histórica do mundo, em sua essência.

Israel - o que fazer

A fascinante Jerusalém Antiga é o centro histórico da cidade. Ela é um verdadeiro labirinto de ruelas e passagens, cercado por uma grande muralha.

Israel - o que fazer - Jerusalém

Ali, encontramos algumas atrações importantíssimas, como a Via Dolorosa, o Convento Ecce Homo, o Santo Sepulcro e o Monte das Oliveiras, locais sagrados do cristianismo.

Via Dolorosa

A Via Dolorosa ou Via Crucis contém diversas estações que marcam locais onde Jesus Cristo viveu os últimos momentos, antes de seu suplício.

Israel - o que fazer

Igreja do Santo Sepulcro

Sagrado para os cristãos, esse é local onde Jesus Cristo foi crucificado, sepultado e, em seguida, ressuscitou. Atualmente, no local há uma grande basílica – a Igreja do Santo Sepulcro, cujas primeiras estruturas datam do Século IV, época do imperador romano Constantino.

Israel - o que fazer

Monte das Oliveiras

Situado nos arredores de Jerusalém Antiga, o Monte das Oliveiras, tal qual o próprio nome sugere, é repleto dessas árvores. Ali fica o Gethsêmani, local onde Jesus orou sozinho e chorou sangue, antes de seu suplício. Ainda ali, ele foi traído por Judas, com um beijo e, em seguida, foi preso. Atualmente, o lugar ostenta uma grande igreja, a Igreja de Todas as Nações, cercada por um vasto jardim de oliveiras.

Israel - o que fazer

Templo da Montanha – ou Templo de Salomão ou Haram Al-Sharif

Esse é o local em Israel mais sagrado para os judeus.

A primeira versão do Templo da Montanha foi construída a mando do Rei Salomão, filho do Rei David – e daí seu nome, Templo de Salomão.

Segundo a crença judaica, situava-se anteriormente no local a pedra em que Abraão iria sacrificar seu filho, Isaac, o que não fez, devido à intervenção de Deus.

Décadas depois, o templo foi derrubado, dele sobrando somente a Muralha Oeste, que passou a ser chamada “Muro das Lamentações”. Desde o ano 138 d.C., o Muro das Lamentações é o principal local de oração dos judeus, onde eles recitam partes do Torah, seu livro sagrado. Além disso, nas frestas existentes entre as pedras da muralha, eles inserem suas preces, em pequenos rolinhos de papel.

Israel - o que fazer - Muro das Lamentações

Citadel de Jerusalém – Torre de David

David foi o segundo rei do Reino Unificado de Israel, sendo que Salomão era seu filho.

Um dos resquícios de seu reinado é a Citadel ou Torre de David. É uma das partes mais antigas de Jerusalém, contando com mais de 2000 anos e, ao seu redor, o templo de Salomão foi posteriormente se ampliando.

Israel - o que fazer - citadel de David

Mesquita Al-Aqsa e Domo da Pedra

A mesquita Al-Aqsa é o 3º lugar do mundo mais importante para os islâmicos, ficando atrás, apenas, de Meca e Medina, na Arábia Saudita.

Curiosamente, essa mesquita, tão sagrada para os muçulmanos, situa-se justamente no interior do Templo de Salomão (dos judeus).

O ponto mais interessante do complexo da mesquita é a belíssima construção octogonal, com paredes cobertas por mosaicos azuis, coroadas por uma cúpula dourada, no mais refinado estilo arquitetônico otomano. Juntamente com os mosaicos, há nas paredes transcrições do Alcorão, livro sagrado do Islã.

Israel - o que fazer - Domo da Pedra

Para mais informações, não deixe de conferir nosso post específico sobre JERUSALÉM.

REGIÃO DO MAR MORTO DE ISRAEL – O QUE FAZER

O Mar Morto está a 400 metros abaixo do nível dos oceanos, sendo o mar mais baixo em altitude existente no mundo. Além disso, é o mar mais salgado de todos eles e, devido à sua alta salinidade, é quase impossível afundar ali. Pela mesma razão, não há peixes naquelas águas.

Mar morto

Em seus arredores, há interessantíssimas formações rochosas de sal, erosões e cânions.

Mar morto

À beira do Mar Morto, encontramos algumas praias e reservas naturais, como a Reserva Natural Ein Gedi, a partir de onde é possível entrar na água. A reserva de Ein Gedi é na realidade um oásis no meio do deserto da Judéia, com grutas, nascentes e rica biodiversidade. Além disso, ela conta com boa infraestrutura, ali havendo banheiros e vestiários, bem como um restaurante. O local oferece, ainda, tratamentos medicinais e estéticos com a lama do Mar Morto.

Mar morto

Na vila de Qumram, que fica nos arredores do Mar Morto (região da Cisjordânia), na década de 60 descobriram-se os “Pergaminhos do Mar Morto” (Dead Sea Scrolls), ocultados no interior de cavernas.

Qumran

Esses manuscritos, encontrados casualmente por pastores, consistem em uma coletânea de textos da Bíblia Hebraica (algo semelhante ao nosso Velho Testamento), datados do século II d.C., contendo, inclusive, alguns livros bíblicos apócrifos.

Ainda nas imediações do Mar Morto, situa-se o Monte das Tentações, onde Jesus passou 40 dias isolado, meditando e, segundo os ensinamentos cristãos, sofreu contínuas tentações pelo demônio.

Deserto da Judeia

Atualmente, o local é marcado por um mosteiro grego ortodoxo, datado do início do século XX.

Massada

Massada foi uma fortaleza, construída no topo de um penhasco, nos arredores do Mar Morto.

Herodes o Grande aproveitou as características geográficas do lugar e construiu ali um palácio de refúgio, pois ele sentia que seu reino estava ameaçado por Cleópatra.

Massada

Por volta do ano 73 d.C., o local foi palco de um suicídio em massa, quando dezenas de rabinos preferiram se atirar do penhasco e morrer, a se subjugar aos romanos.

É possível chegar ao topo da fortaleza a pé, por uma trilha pedregosa, que leva aproximadamente 3 horas de caminhada, ou então subir de teleférico. É muito bonito ver o sol nascer ali.

Para fazer a trilha, entretanto, é necessário um bom par de sapatos de caminhada e muita água!

Diversas agências locais de turismo oferecem tours de um dia para Massada, Mar Morto e imediações, saindo de Jerusalém. Basta pedir uma indicação ao concierge de seu hotel em Jerusalém.

JERICÓ

Jericó é a cidade mais antiga do mundo e, igualmente, a mais baixa, em altitude.

De tão bela, ela foi presente de Marco Antônio para sua amada Cleópatra.

Segundo a tradição bíblica, Josué chegou a esta cidade em 1.250 a.C. e derrubou suas muralhas com uma corneta (Êxodo).

Jericó

HEBRON

Nesta cidade, atualmente localizada na Cisjordânia (parte árabe de Israel), situam-se as tumbas dos patriarcas judeus, como Abraão, Isaac e Jacob. Além disso, David foi coroado rei da Judéia ali em Hebron. Ou seja, mais uma ironia do destino.

BELÉM

Belém é, segundo os ensinamentos cristãos, o local onde nasceu Jesus.

A cidade é agradável e bastante pitoresca. Em seu centro, situa-se a Praça da Manjedoura, que comporta a Igreja da Natividade, a Gruta da Natividade, bem como a Igreja de Santa Catarina. Essas construções marcam o lugar onde Maria deu à luz seu filho, Jesus.

Praça da Manjedoura:

Belém - Israel o que fazer

Saindo de Jerusalém, é possível ir a Belém em van, táxi ou ônibus, sem necessidade de contratar uma agência para tanto, pois o trajeto leva cerca de meia hora.

Igreja e Gruta da Natividade

A Igreja da Natividade conta com um altar no estilo grego ortodoxo, ricamente adornado, bem como com mosaicos do século IV.

Belém

A Gruta da Natividade, por outro lado, fica no subterrâneo da igreja e é onde Jesus nasceu (a manjedoura!). No local há atualmente uma estrela de prata, cravada sobre a rocha.

Israel - o que fazer - Belém

MAR DA GALILEIA

O Mar da Galileia, apesar de se chamar “mar”, é, na realidade, de água potável. Além disso, ele é a principal fonte de água de Israel.

Israel - o que fazer - Mar da Galileia

Ao seu redor, há muitas atrações, tal qual Tiberíades, Cafarnaum, Tabgha, entre outros.

Tiberíades

A bela cidade de Tiberíades fica às margens do Mar da Galileia e conta com grande importância histórica.

Tiberíades

Nesse sentido, ela é uma das quatro cidades mais sagradas aos Judeus. Fundada no ano 17 d.C. por Herodes Antipas (esse é o Herodes responsável pela crucificação de Jesus), submeteu-se diretamente ao controle do Império Romano e, posteriormente, a tomaram os muçulmanos, cruzados, bizantinos e, ainda, os mamluks.

No Archeological Garden de Tiberíades, ainda encontramos ruínas arqueológicas do tempo dos Mamluks (islâmicos), bem como dos Cruzados (cristãos), datadas do século XII.

Tiberíades - Israel o que fazer

Além de reminiscências históricas, Tiberíades abriga em sua orla muitos bares, restaurantes e lojinhas.

Cafarnaum

Igualmente nas margens do Mar da Galileia, Cafarnaum é uma pequena cidade onde Jesus viveu, depois de deixar a cidade de Nazaré. Ali ele residiu juntamente com São Pedro, seu amigo e apóstolo.

Na entrada da cidade, escavações revelam resquícios da Via Maris, ou seja, rota comercial que ligava o Cairo a Damasco.

Via Maris

Mais à frente, encontramos uma sinagoga datada do século V, a qual foi edificada sobre as bases originais de uma sinagoga onde Jesus Cristo pregava.

Cafarnaum

Defronte à sinagoga, há um pequeno complexo de aproximadamente 15 moradas, que comportavam aproximadamente 100 pessoas. Elas datam da época de Cristo e ainda mantêm seu piso original, bem como parte das paredes.

Cafarnaum - Israel o que fazer

Uma dessas casas era a de São Pedro, ou seja, onde Jesus residiu.

Cafarnaum - Israel o que fazer
Cafarnaum - Israel o que fazer

Nos arredores de Cafarnaum, está o Monte das Beatitudes, cenário do “Sermão da Montanha”, de Jesus Cristo (Mateus 5:1-7).

Tabgha

A alguns quilômetros de Cafarnaum, situa-se a vila de Tabgha, palco do milagre da multiplicação dos pães e peixes, além de outros milagres, tal qual a cura dos leprosos e a aparição de Jesus a seus discípulos, após sua ressurreição.

Tabgha

Ali há uma igreja, construída no século XX, mas cuja primeira edificação data do século IV.

Seus mosaicos, por outro lado, são originais, do século IV.

Nazaré

Nazaré, que fica a 45 minutos de Tiberíades, abriga a Basílica da Anunciação. Ela é a maior e mais bela basílica de Israel e, segundo os ensinamentos cristãos, Maria aqui residia, quando o Anjo Gabriel apareceu a ela.

Nazaré

As primeiras construções foram erigidas no século IV, no entanto, o edifício que vemos agora é de 1969.

A entrada principal nos leva, primeiramente, até o altar que marca a gruta da anunciação.

Além disso, o andar de cima, que é ricamente decorado, contém coloridos mosaicos, provenientes de diversos lugares do mundo.

Ao lado da Basílica da Anunciação, situa-se a Igreja de São José, onde, segundo a fé cristã, José mantinha sua marcenaria.

Rio Jordão e Yardenit

Consoante os ensinamentos cristãos, Jesus foi batizado por João Batista, no rio Jordão. Nele, situa-se o Yardenit, um dos batistérios existentes ao longo desse curso d’água, o qual recebe milhares de fiéis que ali vão para receber esse sacramento.

Colinas de Golan

As Colinas de Golan são um dos principais motivos de disputa territorial entre Israel e Síria, pois é uma área muito fértil, localizada na fronteira desses dois países, e que abriga uma das nascentes do rio Jordão.

Colinas de Golan

A região ainda contém minas explosivas, da época em que esses países estiveram em guerra, e é perigoso caminhar fora dos locais demarcados.

Sua capital, Katzrin, abriga um museu que retrata um pouco da história do lugar.

Em meio às colinas, está a fronteira entre Israel e Síria, uma área de muita tensão. Ali, além de alguns vilarejos destruídos e abandonados, encontramos um acampamento humanitário.

A história por trás dos conflitos entre esses dois países é muito bem retratada na minissérie O Espião, da Netflix.

O Monte Hermon é a parte mais alta das Colinas de Golan, sendo uma estação de esqui durante o inverno. A região é repleta de vilarejos “Drusos”, que é uma religião à parte, bastante perseguida pelos muçulmanos. Os homens drusos são facilmente reconhecíveis por usarem calça saruel, bem como um turbante na cabeça.

Vilarejo Druso

Nos arredores do Monte Hermon, situa-se a fortaleza Nimrod, o mais bem preservado castelo de Israel. Ele foi construído pelos árabes, no século XII.

Banias

Essa vila, originalmente romana, foi onde Jesus apontou Pedro como seu sucessor e lhe incumbiu a tarefa de perpetuar sua igreja.

Tel Dan

Ali encontram-se resquícios arqueológicos da época de Canaã.

ISRAEL – O QUE FAZER EM OUTROS LUGARES

Há muitas outras atrações em Israel, esse país que tem tanto a oferecer ao viajante.

Uma dessas atrações é TEL AVIV, essa cidade cosmopolita, que conta com inúmeras opções de entretenimento.

Tel Aviv

Outras atrações igualmente interessantes são os balneários de Israel, tais quais EILAT, situada às margens do mar vermelho, bem como HAIFA e CESAREA, ambas situadas à beira do Mar Mediterrâneo.

Cesarea
Cesarea
Eilat
Eilat

Por fim, não deixe de nossos posts sobre Egito, Marrocos e Turquia!

2 comentários em “Israel”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.
O que fazer em Israel? Por que conhecer Jerusalém, a Terra Santa?