roteiro no norte da itália

Roteiro no Norte da Itália

Confira esse post sobre um roteiro no Norte da Itália, passando por belíssimas cidades e vilas.

A região norte da Itália guarda verdadeiros tesouros, como Veneza, também conhecida como La Sereníssima, e Ravenna, que já foi a capital do Império Bizantino.

Veja, portanto, um roteiro incluindo essas cidades, o qual pode ser percorrido em carro, trem ou até mesmo em ônibus.

Verona

A charmosa Verona é conhecida por ter sido palco do famoso romance shakespeariano Romeu e Julieta.

Logo que o visitante chega à cidade, ele se depara com sua construção mais suntuosa, ou seja, a Arena de Verona, um anfiteatro romano erigido no Século I. Até os dias de hoje são realizadas apresentações de ópera e música erudita na arena.

Roteiro no norte da Itália - Verona

Além disso, Verona aninha alguns palacetes de famílias da antiga nobreza. Dentre estas mansões, destaca-se o Castelvecchio, de propriedade da família Scala, que dominava a cidade no passado.

Em Verona podemos visitar, ainda, a “Casa de Julieta”, onde há uma estátua de bronze replicando em tamanho real a personagem. Acredita-se que tirar uma fotografia segurando o seio da estátua traz boa sorte, ao passo que os apaixonados colam bilhetinhos de amor nos muros do pátio.

Italia Julieta
Foto de Alê Santos

Por fim, merece uma visita a Igreja San Zeno, santo padroeiro de Verona, datada do Século XII, que é a igreja mais bem preservada da Itália.

Vicenza

Vicenza é uma bela cidade que fica a meio caminho entre Verona e Veneza. Vale a pena visitar o Teatro Olímpico, a Praça de Erbe e a  Rua Palladio, que é repleta de requintados casarões.

Roteiro no norte da Itália - Vicenza
Pádua

Pádua se situa igualmente no caminho entre Verona e Veneza e sua atividade principal é o turismo religioso.

Uma de suas principais atrações é a basílica Santa Giustina, que fica na Praça Prato della Valle, maior praça da Itália. Essa praça é repleta de estátuas de santos.

Roteiro no norte da Itália - Pádua

Cerca de 1 km dali, fica a Praça del Santo, onde está a Basílica de Santo Antônio de Pádua, o santo que deu fama à cidade. Pelo caminho, podemos encontrar diversas tendas vendendo santinhos, velas, bem como outros artigos religiosos.

A Basílica começou a ser construída no ano 1232 e seu altar maior é obra de Donatello. Na ala esquerda, encontra-se o túmulo de Santo Antônio. Junto ao jazigo do santo, há vários bilhetes contendo preces e orações, juntamente com fotos de pessoas tentando alcançar um milagre. Além disso, ali encontramos muitos fiéis orando.

Pádua

Veneza

Veneza é uma das mais belas cidades do mundo, sendo igualmente o ápice de um roteiro no Norte da Itália! 

Carinhosamente apelidada de “La Sereníssima”, Veneza é minha cidade favorita no país da bota.

Porém, uma dica é dormir na cidade vizinha, chamada Mestre, que sai bem mais em conta. A partir de Mestre, é possível ir a Veneza de trem ou ônibus, sendo que o trajeto leva em média meia hora.

A melhor forma de explorar Veneza é caminhar a esmo, sem rumo certo, por suas ruelas, passagens, pontes e canais.

Roteiro no norte da Itália - Veneza

Simplesmente se perca pelos bairros Castelo, Cannaregio, Santa Croce, San Polo San Marco e se surpreenda com as dezenas de igrejas, palácios, mansões, canais, pontes e lojinhas que irá encontrar pelo caminho.

Italia Veneza

Curiosidade: há um total de 409 pontes em Veneza. Porém, a mais pitoresca delas é a Ponte dos Suspiros, que ligava o Palácio Ducal a uma prisão e por onde passavam os condenados à morte.

Muitos optam por fazer um passeio de gôndola. No entanto, até mesmo de vaporeto, que é o transporte aquático público, é possível apreciar os canais, o casario e as pontes.

Italia Veneza
Italia Veneza
Italia Veneza

A atração principal de Veneza é a belíssima Piazza e Catedral de San Marco, bem como seu Campanário. É possível subir até o piso superior da catedral, onde há um terraço, com uma linda vista.

Italia Veneza
Italia Veneza

Tão belo quanto a catedral é o contíguo Palácio do Doge, ou Palácio Ducal, meticulosamente ornamentado.

Roteiro no norte da Itália - Veneza

Do outro lado do canal, situa-se a imponente igreja Santa Maria della Salute, que pose ser visitada de vaporeto.

Italia Veneza

Ravenna

Ravenna, assim como Veneza, está localizada na costa leste da Itália, que é banhada pelo Mar Adriático.

No reinado do Imperador Justiniano e da Imperatriz Teodora, Ravenna foi a capital do Império Bizantino na Itália. Por essa razão, suas igrejas foram ornamentadas com finíssimos mosaicos, típicos do Império Bizantino, o que posteriormente deu fama à cidade.

Roteiro no norte da Itália - Ravenna

Esses mosaicos são tão belos, que foram inclusive mencionados por Dante Alighieri, em sua obra Divina Comédia.

Basílica de San Vitale abriga os mosaicos mais importantes da cidade:

Italia Ravenna

Atrás da basílica está o Mausoléu de Galla Placídia, construído pelo Imperador Honório, para sua irmã, o qual abriga os mosaicos mais antigos da cidade.

Museu Arcivescovile e ao Batistério Neoniano também ostenta mosaicos em seu teto, retratando o batismo de Jesus Cristo.

Roteiro no norte da Itália - Ravenna

Por fim, a Basílica de Sant’Apollinare Nuovo, construída pelos Godos, no Séc. VI, contém mosaicos que retratam uma procissão de 26 mártires caminhando até Jesus Cristo.

Ravenna

Mésola

Nos arredores de Ravenna, situa-se uma cidadezinha charmosa, toda amuralhada, chamada Mésola. Se tiver tempo, visite-a, pois vale a pena.

Milão

A metrópole de Milão não somente é capital da região da Lombardia, como também a capital da moda e do design. Com cerca de um milhão e meio de habitantes, ela é o centro financeiro da Itália.

Em Milão se situa a fabulosa Catedral Duomo de Milão, uma das mais belas catedrais do mundo, com seu estilo gótico flamejante. A catedral, cuja construção iniciou-se no Século XIV, é o centro da arquidiocese de Milão.

Na mesma praça, encontra-se a requintada Galeria Vittorio Emanuele, a galeria ativa mais antiga da Itália, a qual é repleta de lojas e restaurantes.

Por falar em lojas, na Rua Monte Napoleone encontram-se as lojas de grifes mais elegantes do mundo, como Gucci, Empório Armani, entre outras tentações. Cuidado para não deixar todos seus Euros por ali (risos).

roteiro no Norte da Itália - Milão

Vale a pena visitar, ainda, o convento Santa Maria delle Grazie, onde está a obra original de Leonardo da Vinci, A Última Ceia.

Ainda em Milão, situa-se o Teatro Scala, o teatro com a melhor acústica do mundo e que recebe grandes nomes da música erudita nacional e internacional.

Finalmente, vale a pena visitar o Castello Sforzesco, datado do Século XV, que abriga um museu.

roteiro no Norte da Itália - Milão

Breuil-Cervinia

A partir de Milão, porém, em sentido contrário, é possível chegar aos Alpes italianos.

Ali se destaca a bela Breuil-Cervinia, uma fração do município italiano de Valtournenche, na região do Vale de Aosta. O local fica bem próximo à fronteira da Suíça e conta com pistas de esqui. Vale a pena incluir uma parada por ali durante um roteiro no Norte da Itália, para apreciar suas belezas naturais.

Para mais informações sobre essa gelada região, acesse AQUI o post do site Diário das 1001 Viagens.

Por fim, não deixe de conferir nossos posts sobre um roteiro imperdível na Toscana, sobre uma festa de casamento na Costa Amalfitana e também sobre um roteiro completo na Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.