turismo na Alemanha

Alemanha

Este post, que contém um pequeno roteiro na Alemanha, retrata apenas uma parte de uma viagem na qual passamos por diversos países na Europa Oriental e Ocidental. Para ver o roteiro completo, acesse: Alemanha, Áustria, Leste Europeu, Grécia, Turquia e Itália.

Minha irmã havia resolvido previamente celebrar sua festa de casamento na Itália e, a partir daí, nasceu a ideia de traçar um roteiro pela Europa. Como queríamos facilidade e autonomia em nossa “Eurotrip”, fizemos leasing de um carro na França, direto da montadora Citroen, cujo preço da diária saía mais em conta do que alugar um veículo nas locadoras convencionais. 

Assim, deixamos o Brasil e pousamos no aeroporto Charles de Gaulle, na França, onde apanhamos o carro. Em seguida, partimos em direção à Alemanha, dormindo em uma pequena cidade no caminho, chamada Saint Avold.

 

Dia 1 – Chegando na Alemanha

Acordamos cedo e imediatamente continuamos em direção à Alemanha. Antes, porém, paramos em algumas vilas francesas da região da Alsácia, com ruas estreitas e charmosas casinhas de pedra com chaminés. Ao atravessarmos o Rio Reno, cruzamos, enfim, a fronteira da Alemanha.

Heidelberg
Heidelberg - turismo na Alemanha para brasileiros

Fomos, então, até a charmosa cidade de Heidelberg, preservada e não atingida pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. A cidade se estende ao longo do rio Neckar, um afluente do Reno. A cidade conta com várias vielas, repletas de bares, restaurantes, lojas, bem como praças. O Castelo de Heidelberg coroa a cidade, a partir do topo de uma colina. Caminhamos um pouco e em seguida paramos em um bar, na praça, com vista para o Castelo. Tomamos uma cerveja deliciosa e comemos uma salsicha, juntamente com salada de batatas.

 
Heidelberg - turismo na Alemanha para brasileiros

Heidelberg é um excelente ponto de parada em um roteiro na Alemanha. Ali fica, ainda, a Universidade de Heidelberg, a mais antiga do país (fundada em 1386).

Heidelberg - turismo na Alemanha para brasileiros
Castelo de Heidelberg
Fussen

Na mesma tarde, seguimos caminho até Fussen, que é a cidade mais próxima dos castelos do complexo Konigsschlossels (Castelos dos Reis), que inclui o belo Castelo de Neuschwanstein, bem como o Schwangau

Este é definitivamente um dos pontos mais procurados em um roteiro na Alemanha.

Depois que deixamos a bagagem em uma guest house, fomos, a pé, fazer o passeio romântico do Rei Ludovico. Trata-se de uma pequena estradinha, que beira o lago Forgessee. O lago, por outro lado, estava parcialmente seco, pois só fica cheio nos períodos de degelo.

Fussen - turismo na Alemanha para brasileiros

Chegamos ao centro histórico e fomos jantar em restaurante típico da região da Bavária. Nosso prato foi tipicamente alemão, ou seja, kassler, joelho de porco, chucrute, bem como dumpling. Uma bela refeição típica definitivamente não pode faltar em um roteiro na Alemanha!

turismo na Alemanha para brasileiros
Fussen - turismo na Alemanha para brasileiros
Alemanha
Dia 2 – Konigsschlossel

Fomos, então, ao complexo Konigsschlossel, que inclui o Honenschwangau e o Neuschwanstein e fizemos um tour guiado em ambos os castelos. 

É um ponto que definitivamente não pode faltar no seu roteiro de turismo na Alemanha.

Honenschwangau

Hohenschwangau foi construído por Maximiliano II, rei da Alemanha. Por outro lado, nesse castelo, Richard Wagner fazia apresentações. O castelo tem o exterior de cor amarelada, ao passo que seu interior é muito bem preservado. 

Schwangau
Imagem de Albrecht Fietz – Pixabay
Neuschwanstein

Já o Castelo de Neuschwanstein foi construído em 1868, por Ludovico II (filho de Maximiliano II), inspirado primordialmente na obra de Richard Wagner. A arquitetura desse castelo serviu de inspiração para a construção do “Castelo da Bela Adormecida”, símbolo dos estúdios da Disney. 

Na realidade, Ludovico II mal chegou a morar no castelo, ali permanecendo por apenas 170 dias. Em 1886, enquanto estava no castelo, ele foi declarado insano e aprisionado ali mesmo. Posteriormente, foi levado para Berg e foi encontrado morto, afogado em águas superficiais do Lago Starnberger.

castle, neuschwanstein castle, king ludwig
Breves relatos históricos sobre o castelo

Neuschwanstein foi desenhado por Christian Jank, um desenhista de cenários teatrais. O nome Neuschwanstein significa “o Castelo do Cavaleiro Cisne”. Vale lembrar que Ludovico II era também conhecido como o “Rei cisne”, pois era amante das artes e música, estimulando sua produção. Entre as salas concluídas encontra-se a Sala do Trono (fonte: Wikipédia).

A suíte principal do Rei inclui uma cama de dossel, um sanitário secreto, bem como uma bacia com água corrente, em forma de cisne (fonte: idem).

Neuschwanstein
Imagem de Pexels, Pixabay

O castelo igualmente inclui o Hall dos Cantores e uma sala feita para parecer uma caverna (caverna de Vênus), para lembrar o cenário da ópera “Lohengrin”, de Wagner. O Rei da Alemanha, porém, morreu antes de assistir a uma apresentação ali. Por outro lado, o salão tem sido usado até os dias de hoje, para festivais de música.

Ponte Maria da Prússia – vista panorâmica

Após o tour nos castelos, fomos, por fim, até a ponte de Maria da Prússia, sobre um desfiladeiro, de onde se tem uma belíssima vista. 

Neuschwanstein
A partida…

Logo que saímos do complexo, paramos em um campo muito florido com dentes de leão amarelos.

Alemanha

Sentamos no chão, enquanto comíamos nosso sanduíche de wurst, e ficamos apreciando a vista, ao som de música clássica.

Deixamos, então, a bela Alemanha, rumo à República Tcheca.

Breves apontamentos históricos sobre a Alemanha

A região era antigamente chamada de Germânia, desde de 100 d.C. A partir do século X, os territórios alemães formaram a parte central do Sacro Império Romano-Germânico, o qual, por sua vez, durou até 1806. 

Durante o século XVI, o norte da Alemanha se tornou o centro da Reforma Protestante.  O país foi unificado pela primeira vez apenas em 1871, em consequência da Guerra Franco-Prussiana. 

Em 1949, depois que findou a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados, a Alemanha Ocidental, oficialmente “República Federal da Alemanha”, e a Alemanha Oriental, oficialmente “República Democrática Alemã”. 

Por fim, a Alemanha foi reunificada em 1990. (fonte: Wikipédia).

Dicas adicionais:

É definitivamente imperdível o post da Sônia, do EXISTE UM LUGAR NO MUNDO, sobre um período sinistro da história da Alemanha, qual seja, o nazismo e a sede da GESTAPO, que era o braço policial da agência de espionagem KGB.

Além disso, para informações sobre como curtir a Oktoberfest, que é um evento imperdível em um roteiro na Alemanha, não deixe de conferir o site do Johnnie Lustoza, Vou no Mundo, que fala tudo o que você precisa saber sobre a Oktoberfest em Munique, dando dicas, inclusive, sobre os preparativos, segurança, comida, transporte, entre outros.

Por fim, não deixe de conferir o post da Kênia, do blog Agarre o Mundo, sobre os mais belos castelos e palácios na Alemanha. 

4 comentários em “Alemanha”

  1. Pingback: República Tcheca • Turismo de Primeira República Tcheca

  2. Pingback: Memorial do Holocausto em Berlim, na Alemanha. Surpreenda-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.