Agra

Confira esse post sobre o Templo Taj Mahal, bem como sobre outras atrações da cidade indiana de Agra.

Taj Mahal em Agra

Um dos lugares mais visitados na Índia é o suntuoso Taj Mahal, situado na cidade de Agra.

Entretanto, a cidade contém outras belezas. Veja, a seguir, algumas delas.

Taj Mahal

Em 1983, a UNESCO reconheceu o Taj Mahal como patrimônio da humanidade e posteriormente ele foi eleito como uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

E não é para menos, porque a visão do monumento é realmente de arrepiar!

Agra foi a capital do Império Mogul por 130 anos, antes de ela ser transferida para Nova Delhi. Por essa razão, a cidade conta com diversos palácios e fortalezas.

O Taj Mahal de Agra foi construído pelo imperador mogul Shah Jahan como mausoléu para sua terceira esposa, Mumtaz Mahal, que morreu no ano de 1631, durante o parto do décimo quarto filho do casal. A morte de Mumtaz abalou profundamente o poderoso imperador.

Depois de aproximadamente 20 anos de obras e da força de trabalho de mais de 20.000 homens, a construção do Taj Mahal finalmente acabou.

Pouco depois, o filho de Shah Jahan, Aurengzeb, o depôs e usurpou seu trono, aprisionando o próprio pai no Forte de Agra, até sua morte.

Taj Mahal em Agra

As paredes do templo são de mármore branco, incrustado com pedras preciosas, em formatos florais e com inscrições do Alcorão. Esse trabalho chama-se “pietradura” e era especialidade sobretudo dos arquitetos europeus.

Taj Mahal em Agra

É possível passar horas no complexo, apreciando a beleza do templo, sem se cansar.

Taj Mahal em Agra

Geralmente, fotógrafos nos abordam, para vender seus serviços. Realmente, vale a pena contratar um deles e levar para casa uma fotografia profissional do magnífico templo, pois não cobram muito caro pelo trabalho.

Taj Mahal em Agra

Não apenas fotógrafos, como também a população local te aborda, pedindo para tirar uma foto com você.

Taj Mahal em Agra
Taj Mahal em Agra

Fica a dica: não pode fazer yoga no Taj Mahal. Eu fiz e tomei uma bronca do segurança (risos).

Taj Mahal em Agra

Baby Taj

Nem só do Taj Mahal vive Agra. A cidade contém outros lindos monumentos, como, por exemplo, o templo Itimad ud Daulah, mais conhecido como Baby Taj

Construído em 1622 e 1628, em mármore branco, também com a técnica “pietradura”, este monumento é o mausoléu de Mizra Ghiyas Beg, avô de Mumtaz Mahal.

Baby Taj - Agra
Baby Taj - Agra
Baby Taj
Baby Taj

Agra Fort

O Agra Fort é um massivo forte de arenito vermelho, muito parecido, em termos arquitetônicos, com o Red Fort de Delhi. Sua construção teve início em 1565, a mando do imperador mogul Akbar, e foi paulatinamente incrementado por seu sucessores, principalmente por Shah Jahan, seu neto.

De início, serviu como um uma estrutura militar, mas Shah Jahan o transformou em um palácio, o qual, após sua deposição e aprisionamento pelo próprio filho, tornou-se sua prisão, até que encontrasse a morte.

Posteriormente, durante a colonização britânica, os ingleses usaram a fortaleza como um depósito militar.

Por fim, o forte tornou-se um museu.

No interior do forte, passa-se pelo salão de audiências públicas e pelo salão de audiências privadas, em mármore branco.

Agra - Índia
Agra Fort - Índia
Agra - Índia
Agra - Índia

Em seguida, passa-se ao khas mahal, a estrutura em formato octogonal que serviu como prisão ao imperador Shah Jahan por oito anos, até sua morte, depois que seu filho, Aurengzeb, usurpou seu trono.

Agra - Índia

O filho até tentou ser bonzinho ao aprisionar o pai em uma torre de frente para o Taj Mahal. A torre oferece uma bela vista panorâmica daquele templo, o que significa que, durante o cárcere, Shah Jahan pôde apreciar sua belíssima e mais grandiosa obra arquitetônica.

Após falecer, seu corpo foi transportado ao Taj Mahal, para ser sepultado juntamente com sua amada Mumtaz.

Ainda no Forte, encontra-se o palácio do imperador Jehangir, construído por seu pai, Akbar.

Agra - Índia
Agra - Índia

Por fim, não deixe de conferir nosso ROTEIRO COMPLETO PELA ÍNDIA, e também nossos posts sobre NOVA DELHIJAISALMERJODHPURUDAIPURJAIPURKHAJURAHO, VARANASI, PUSHKAR e AMRITSAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.