Mérida, no México

Mérida, no México, é a maior cidade da Península de Yucatán, bem como um ponto estratégico para visitar diversas joias desse paraíso.

A cidade, toda em estilo colonial, é rodeada por diversas atrações turísticas. Além de ruínas mayas, como Uxmal, encontramos nos arredores da cidade belíssimos cenotes e haciendas, abertas à visitação.

No local onde atualmente se situa Mérida, havia uma Vila Maya, que foi invadida pelos espanhóis, em 1542. Os invasores e seu líder, Francisco de Montejo (O Jovem), ao chegarem no local, encontraram um assentamento que lembrava aquele existente na cidade de Mérida, na Espanha, e por isso deram o mesmo nome àquela terra. Os invasores passaram, então, a destruir as estruturas mayas e a usar o material para construir catedrais e prédios oficiais.

Mérida estava submetida diretamente às ordens da coroa espanhola – e não da capital, Cidade do México e isso perdurou até a Guerra das Castas, no Século 19 (Fonte: guia Lonely Planet). 

Em nosso primeiro dia em Mérida, apenas caminhamos pela cidade, apreciando sua arquitetura colonial.

Mexico Merida

A Avenida Montejo é repleta de mansões da era colonial:

Mexico Merida
Mexico Merida

Passamos pela Plaza Santa Luzia, Plaza Grande e Catedral San Idelfonso, bem como pela Casa de Montejo, entre outros prédios históricos e de interesse turístico.

Mexico Merida
Mexico Merida
Mexico Merida
Mexico Merida

Perambulamos, sem rumo, pelas lindas ruelas de casas coloridas.

Mexico Merida

As Ruas 60 e 62 são as mais bonitas.

Mexico Merida
Mexico Merida
Mexico Merida
Merida

Merece uma visita o Museu do Chocolate, onde explicam o processo de produção desta iguaria. Depois que termina a visita guiada, você é levado à loja e há diversos sabores de chocolate à venda.

Mexico Merida
Deus Maya, segurando um cacau
A típica “Vaqueria” do México

Enquanto estiver em Mérida, vale a pena assistir à imperdível Vaqueria, uma apresentação de dança típica desta região do México, que ocorre na praça principal (Plaza Grande).

Merida

Além de dançar a caráter, os artistas faziam passos audaciosos, ao mesmo tempo que equilibram bandejas, garrafas e copos cheios na cabeça, sem derrubá-los!

Merida

O espetáculo é gratuito.

Arredores de Mérida

Há diversas atrações turísticas nos arredores de Mérida, por exemplo, ruínas mayas, cenotes, bem como “haciendas“.

Ruínas Mayas de Uxmal

Uxmal é uma das principais e mais belas ruínas do grande Império Maya.

Ela se situa a aproximadamente 70 km de Mérida.

Logo que entramos no sítio arqueológico, nos deparamos com sua estrutura mais impressionante: a Casa do Adivinho, um templo com 35 metros de altura, que tem a base em forma ovalada (e, portanto, não usual para as construções da época).

Mexico Uxmal
Uxmal

Igualmente impressionante é o Palácio do Governador, que é uma grande estrutura, com uma fachada de aproximadamente 100 metros, esculpida em alto relevo com figuras geométricas e com retratos de Chaac, o deus da chuva.

Uxmal

Em seguida, chega-se à Grande Pirâmide, com 30 metros de altura e 9 patamares, sendo possível subir até seu topo.

Uxmal
Uxmal

A visita ao complexo dura cerca de duas horas, mas pode variar conforme o ritmo do viajante.

Reserva Estadual Anillo de Cenotes

Igualmente nos arredores de Mérida, situa-se a Reserva Anillo de Cenotes.

Trata-se de uma área natural protegida, que aninha dezenas de cenotes, que se formaram graças à queda de um meteorito há 66 milhões de anos atrás.

Ali, vale a pena visitar os cenotes Yaxbacaltún, Nah Yah, San António, Noh-Mozon, Chunkuy, Telchaquillo, X-Coton, Ek-bis, Sastal-Ha, bem como os cenotes de Cuzamá, que inclui o Chelentún, Chak-Zinik-Ché e Bolom-Chojol.

As “Haciendas” de Mérida

Mérida conta com diversas “haciendas” (fazendas) em seus arredores, abertas para visitação, como por exemplo a Hacienda Pedro Occhil.

Hacienda Pedro Occhil

Os passeios às haciendas são uma atividade muito popular na região, pois seus proprietários eram abastados e colecionavam obras de arte.

Mexico

A que visitamos possuía uma galeria e um museu, fontes, linha de trem, bem como um restaurante, tudo dentro de uma mata muito frondosa.

Mexico
Mexico
Mexico
Mexico

Por fim, não deixe de conferir nosso ROTEIRO COMPLETO NA PENÍNSULA DE YUCATÁN, NO MÉXICO, bem como nossos posts sobre CANCÚNISLA DE LAS MUJERESPLAYA DEL CARMENCOZUMELTULUM, LAGOA BACALARCHICHÉN ITZÁISLA HOLBOX, UXMAL e VALLADOLID.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.