Confira este post sobre Raiatea e Tahaa, duas ilhas irmãs situadas na Polinésia Francesa, um verdadeiro paraíso na Terra!

Raiatea e Tahaa

A Polinésia Francesa é o destino dos sonhos da maioria dos viajantes (e também dos não-viajantes).

E não é para menos!

Com ilhas paradisíacas, banhadas por uma água azul-turquesa hipnotizante, a Polinésia Francesa é o tipo de lugar que agrada a todos os gostos.

A Polinésia é um complexo de 118 ilhas que pertence à França, sendo, portanto, considerada como um território francês de ultramar.

Situada no Oceano Pacífico, ela é composta por 5 arquipélagos diferentes, a saber, Sociedade, Tuamotu, Gambier, Austrais e Marquesas.

Tahaa e Raiatea são duas ilhas-irmãs, que fazem parte do arquipélago de Sociedade.

Raiatea

Raiatea sedia a segunda maior cidade da Polinésia Francesa, a saber, a vila de Uturoa e, além disso, é a ilha mais sagrada do Triângulo Polinésio.

Viagem na Polinésia Francesa

É possível chegar em Raiatea e Tahaa por balsa (companhia Apethai), a partir de Bora Bora, como também em avião (Air Tahiti ou Air Moana).

A melhor forma de explorar a parte terrestre de Raiatea é alugando uma scooter ou um veículo.

Nós alugamos uma scooter e visitamos as principais atrações da ilha, quais sejam, a baía Faaroa, o templo sagrado Taputapuatea, Promenade Les Gabbros e o Belvedere (mirante), além de praias como a de Tevaitoa.

O Templo Taputapuatea é o local mais sagrado da Polinésia Francesa, por ser o berço da civilização polinésia ou civilização Ma’ohi.

Viagem na Polinésia Francesa - Raiatea

Situado bem no centro do Triângulo Polinésio (que abrange o Havaí, a Ilha de Páscoa e a Nova Zelândia), ele era o ponto de encontro dos soberanos da antiguidade, que ali se reuniam periodicamente, para comemorações religiosas e festivais.

Já a Promenade de Gabbros se trata de uma caminhada bem curta, de menos de 350 metros, na qual é possível apreciar as formações rochosas vulcânicas do local.

Raiatea e tahaa

Além disso, o lugar oferece uma bela vista panorâmica.

Raiatea

Seguindo pela estrada, um pouco depois da Promenade de Gabbros, chega-se ao Belvedere, um mirante que também oferece uma excelente vista panorâmica das montanhas de Raiatea.

Para quem gosta de fazer trilhas mais pesadas, Raiatea oferece muitas delas.

Além disso, Raiatea é um ótimo lugar para caiaque.

Motu miri miri

Nós remamos de nosso hotel até a ilhota Miri Miri, nos arredores.

Mas é preciso tomar cuidado para não estragar os corais!

Ficamos no Hotel Raiatea Lodge, que era na beira da praia e disponibilizava caiaques e bicicletas sem custo adicional.

Raiatea e Tahaa

Contava, ainda, com piscina e restaurante.

Tahaa

A partir de Raiatea, é possível fazer um passeio até sua ilha-irmã, Tahaa.

Taha

Taha é uma das ilhas mais bonitas do arquipélago de Sociedade.

Raiatea e Tahaa

Nós contratamos um tour de barco com o próprio hotel, em Raiatea.

Foi um tour de um dia (bate-volta) e, depois, voltamos para dormir em Raiatea.

Tahaa

O cinturão de corais que envolve a ilha confere uma tonalidade azul turquesa intensa à água do oceano.

Nosso tour fez a volta completa na ilha.

Primeiramente, passou por uma fazenda de pérolas negras (especialidade da Polinésia Francesa) e por uma destilaria de rum artesanal, onde fizemos degustação.

Tahaa

Nos levou, ainda, para fazer snorkel no Jardim de Corais, onde vimos muitos corais coloridos, anêmonas e peixes diversos, como o peixe palhaço e o peixe papagaio.

Jardim de Corais

Foi o snorkel mais bonito que fizemos durante nossa viagem na Polinésia Francesa!

O passeio incluía, ainda, almoço em uma ilhota, com comida típica polinésia.

Raiatea e Tahaa

Depois que almoçamos, o tour continuou e navegamos beirando a barreira de corais e suas ilhotas, onde o azul da água apresentava sua tonalidade mais brilhante.

Visitamos, ainda, uma fazenda de baunilha, uma iguaria regional, que, embora trazida de fora, encontrou ali um terreno fértil para se desenvolver.

Baunilha

Por fim, paramos em um ponto para nadar com tubarões:

Tubarão da Ponta Negra

Por fim, não deixe de conferir nosso post completo sobre a Polinésia Francesa e também sobre a ilha de Bora Bora.

Para mais dicas, visite, ainda, o site oficial da Tahiti Tourism.