Lagos Argentinos

Confira esse post sobre a romântica Região dos Lagos, na Argentina, onde está situada a famosa Bariloche.

Bariloche e Região dos Lagos, na Argentina

Bariloche, um popular destino de esqui, situa-se na chamada “Região dos Lagos “, na Argentina.

Trata-se de uma região com inúmeras belezas naturais e que vale ser explorada por inteiro.

Nós ficamos cerca de 8 dias na Região dos Lagos, para conhecê-la por completo.

Como a maioria dos visitantes, começamos o roteiro por Bariloche. Além disso, usamos essa cidade como base, nos hospedando ali e saindo para fazer circuitos de um dia em outros lugares.

Centro Cívico de Bariloche

Bariloche é permeada de lagos, sendo que o principal deles é o Lago Nahuel Huapi.

Lago Nahuel Huapi

Nós resolvemos pedalar por Bariloche, para, assim, ter uma maior interação com a natureza. Então, alugamos duas bicicletas, nas imediações do Monte Campanário, e saímos pela estrada a fora.

Argentina - Região dos Lagos

Passamos pelo Lago Moreno (leste e oeste), Baía Lopes, bem como pelo Lago Nahuel Huapi, onde fica o hotel Llao Llao – o hotel mais famoso da Argentina.

Hotel Llao Llao

Foi um exercício e tanto pedalar o dia todo, mas, afinal de contas, precisávamos gastar um pouco das calorias ingeridas com os chocolates de Bariloche!

Rota dos 7 Lagos

Na realidade, nosso objetivo principal na região era fazer a Rota dos 7 Lagos.

Região dos Lagos - Argentina

Dessa forma, alugamos um veículo e apanhamos a estrada.

Começamos o percurso pela pitoresca Vila Angostura e seguimos para os lagos Espelho Grande, Espelho Pequeno, Lago Correntoso, Lago Escondido, Lago Villarino, bem como Lago Falkner.

Argentina - Região dos Lagos

Passamos igualmente pela Cascata Vullignanco e Lago Machônico.

Ao final dessa rota, está a bucólica e inesquecível vila de San Martín de Los Andes, mas margens do Lago Lácar:

San Martín de los Andes

Continuamos o percurso, passando pelo Lago Lolog, pela vila San Junín de Los Andes, pelo Lago Tromen (na base do Passo Tromen), bem como pelo vulcão Lanín.

Na volta, paramos, por fim, no lago Huelchulafquen.

Região dos Lagos - Argentina

É recomendável alugar um carro para fazer esse roteiro, já que as distâncias são longas.

Montanhas de Bariloche

Bariloche é cercada por imponentes montanhas, como, por exemplo, os belos Monte Catedral e Monte Otto.

Monte Catedral

Algumas delas se tornam pistas de esqui durante o inverno.

Porém, a principal atração montanhosa de Bariloche é o Monte Campanário, acessível por teleférico.

A vista a partir dali é espetacular, sendo possível visualizar toda a região de Bariloche, bem como a cordilheira dos Andes.

Nós visitamos, ainda, o Monte Lopez, o qual subimos por trilha, a pé, a partir de onde a vista é igualmente fabulosa.

Mesmo na primavera, havia um pouco de neve e o caminho estava escorregadio. Então, o ideal é usar calçados adequados.

Parque Nahuel Huapi

Um ponto imperdível na Região dos Lagos da Argentina é o Parque Nahuel Huapi.

A estrada margeia o lindo Lago Mascardi, de águas verde-esmeralda.

Lago Mascardi

Além disso, por detrás do lago, é possível visualizar a parte traseira do Monte Catedral.

Cerro Catedral

Mais adiante, se encontra o Monte Tronador, um vulcão extinto, com uma geleira. Fomos até sua base, onde o Rio Manso nasce, por debaixo do gelo. Caminhávamos sobre o leito quase seco do rio, quando ouvimos um grande estrondo de um pedaço de gelo se desprendendo. Foi então que entendemos o significado do nome “Tronador”, ou seja, “trovão”, denominação dada em razão do barulho que produz o desprendimento de seu gelo.

Cerro Tronador

Nas imediações, situa-se, ainda, um glaciar chamado Ventisquero Negro (que significa “neve negra”), o qual está em severo processo de derretimento.

Por fim, seguimos até a caudalosa cascata dos Alerces.

Cascata dos Alerces

Esse passeio pode ser feito tranquilamente em um dia, pois o parque não é muito distante de Bariloche.

Além disso, preferimos fazer o circuito de carro alugado, para ter maior liberdade e flexibilidade.

Estrada que leva à Vila Traful

A estrada que leva à Vila Traful (via n. 237) é muito cênica. Ela passa por belas formações rochosas, em locais com nomes inspiradores, como Anfiteatro, Vale Encantado e Dedo de Deus.

Argentina - Região dos Lagos

Além disso, ela margeia um rio de cor verde-esmeralda.

A estrada passa, ainda, pelo Lago Traful, até chegar, por fim, à Vila Traful.

Nós passamos novamente pela charmosa Vila Angostura, que fica no caminho, dessa vez, para almoçar.

Argentina - Região dos Lagos

Em seguida, fomos até o pequeno porto da vila, onde o lago Nahuel Huapi apresenta lindas matizes, que variam entre azul turquesa e verde claro.

Vila Angostura

Esse passeio pode igualmente ser realizado em um dia, saindo de Bariloche. Da mesma forma, usamos um carro alugado, para ter mais liberdade e flexibilidade.

Por fim, não deixe de conferir nosso ROTEIRO COMPLETO PELA PATAGÔNIA ARGENTINA E CHILENA, bem como nossos posts sobre USHUAIAPENÍNSULA VALDÉS, PERITO MORENO e TORRES DEL PAINE.

Além disso, para mais destinos na América do Sul, veja nosso post sobre Bolívia e Peru.