templo de lotus

O que fazer em Nova Delhi

Confira esse post com dicas sobre o que fazer em Nova Delhi, capital da Índia.

Nova Delhi, que abriga a sede do governo indiano, é uma cidade de muitos contrastes.

De um lado, parte da cidade é muito bem planejada, contendo largas avenidas, esplanadas, praças e muitas árvores. De outro lado, ela é um emaranhado de ruelas, labirintos, fios elétricos expostos e lixo nas ruas.

Além disso, majestosas edificações, que remontam à época de grandes impérios, coexistem com casebres simples, habitados por gente muito humilde.

Ou seja, a riqueza e a pobreza vivem paralelamente, em uma eterna contradição.

O mesmo ocorre com os aromas. Ao mesmo tempo que sentimos o constante odor almiscarado de incensos e temperos, sentimos o cheiro de fezes de animais e também de esgoto, que, em alguns pontos, corre a céu aberto.

Igualmente, o som da música indiana é sufocado pelo irritante ruído das buzinas.

E o tato não fica de fora: as pessoas indiscretamente te tocam, seja para pedir dinheiro, seja porque nunca viram uma cor de pele igual à sua.

Mas, em suma, é um lugar absolutamente fascinante e culturalmente muito enriquecedor.

Como conhecer Nova Delhi

Para visitar as atrações de Nova Delhi, uma boa opção é contratar um taxista por um dia inteiro ou, ainda, por meio período. O concierge de seu hotel poderá indicar um taxista de confiança. É uma opção confortável e o preço é justo, mas o valor deve ser previamente combinado. O preço pode variar entre 1.200 e 2000 rúpias, para o casal (o que equivale a uma média de R$60,00 a R$100,00).

Centro antigo

As ruas do centro antigo são estreitas e comportam desde pedestres, motocicletas e riquexás, a vacas. Cada um precisa lutar pelo seu espaço: há que ser paciente e esperar aquela vaca sair do seu caminho e há que se refugiar das motocicletas que constantemente aparecem de inopino. E não adianta entrar em desespero: é melhor se resignar.

Os motoristas já dirigem com a mão na buzina, para avisar que “estão chegando”. É uma poluição sonora sem igual.  

As vielas são apinhadas de lojas e barracas. Tudo é muito colorido e os odores assaltam seu olfato.

New Delhi

Entretanto, encontramos ali modernos e deliciosos restaurantes.

Humayun Tomb

Uma das mais belas atrações em Nova Delhi é a Humayun Tomb , mausoléu do imperador mogul Humayun, datado do Séc. 16. Sua arquitetura inspirou a construção do Taj Mahal.

Hamayun Tomb
Hamayun Tomb

No mesmo complexo está a Tumba de Isa Khan, igualmente do Séc. XVI:

Hamayun Tomb

A entrada custa 500 rúpias.

Templo de Lótus

O Templo de Lótus é um dos lugares mais turísticos de Nova Delhi, e não sem razão, pois sua estrutura em forma de pétalas de lótus encanta o visitante.

Índia Gate, Casa Presidencial e Parlamento

O Índia Gate, um dos marcos da cidade, é um memorial, em forma de arco, erigido para homenagear os 90.000 soldados indianos que pereceram durante a Segunda Guerra Mundial e em outras batalhas.

Logo em frente, situa-se o palácio presidencial da Índia (House of President ou Rashtrapati Bhavan), bem como o Parlamento, ambos com arquitetura totalmente europeia. Sua construção data de 1914/1931.

New Delhi

Birla Temple

O pacífico Birla Temple é um templo hindu e, por ser pouco turístico, é um lugar perfeito para introspecção e contemplação.

New Delhi

Qutb Minar

Qutb Minar se trata de um complexo que tem como atração principal seu imponente minarete. Suas primeiras edificações datam da época do sultanato (ou seja, quando a Índia ficou sob o jugo dos islâmicos, no Século 12).

O minarete, em estilo arquitetônico afegão, foi construído pelo sultão Qutb-ud-din, no ano de 1193, para proclamar sua vitória sobre os hindus. Ele conta com 73 metros de altura, contendo escritos do Alcorão, em alto relevo.

A entrada custa 500 rúpias.

Qutb Minar
Qutb Minar

Aos pés do minarete, está a primeira mesquita da Índia.

Qutb Minar
Qutb Minar

Residência do Gandhi

Gandhi Smriti foi a residência onde Mahatma Gandhi passou seus últimos dias e onde o assassinaram, em 1948.

No imóvel, podemos ver seu quarto, seus pertences (que eram poucos, pois ele era um homem de hábitos austeros), diversos painéis fotográficos e muitas de suas frases imortalizadas.

New Delhi
New Delhi

Uma trilha de pegadas em cimento leva ao local onde ele foi alvejado, no momento em que ia fazer suas orações diárias.

New Delhi

A entrada é gratuita.

Red Fort

O grandioso Red Fort talvez seja a mais interessante atração de Nova Delhi.

Sua construção ocorreu entre 1638 e 1648, a mando do imperador mogul Shah Jahan (o mesmo que construiu o Taj Mahal), no ápice de seu reinado. No início, o forte servia para fins de proteção.

O último imperador da era mogul na Índia, ou seja, Shah Zafar, viveu neste forte, até ser exilado pelos britânicos em 1857.

New Delhi

A principal entrada do forte é o “Lahore Gate“.

New Delhi

Em seguida, passa-se ao “bazar” e à “casa dos músicos”, que abrigava, além dos músicos reais, também os cavalos e elefantes dos visitantes.

New Delhi

Depois, vê-se o “hall de audiências públicas”, que são grandes arcadas cobertas, feitas em arenito vermelho, e “hall de audiências privadas”, feito em mármore branco, onde o imperador recebia dignitários e hóspedes.

New Delhi

No hall de audiências públicas repousa o trono de mármore do imperador:

New Delhi

Já o Hall de audiências privadas é ricamente adornado:

New Delhi

As pilastras e paredes contêm o trabalho de “pietradura”, um entalhe, bastante comum na Índia, feito no mármore e preenchido com pedras preciosas ou semipreciosas:

New Delhi
New Delhi


É possível ver, também, o que restou dos aposentos privados do imperador:

New Delhi

A entrada custa 500 rúpias.

Mesquita Jahma Mashid

A mesquita Jahma Mashid é a maior mesquita da Índia e foi a última grandiosa obra arquitetônica de Shah Jahan, datando do ano 1658.

A entrada é gratuita, porém, você precisa pagar 100,00 rúpias se quiser usar sua máquina fotográfica (ou celular) para tirar fotos.

O visitante precisa remover os sapatos na entrada, ao passo que é preciso usar uma espécie de túnica por cima de sua roupa, cedida gratuitamente no próprio local.

New Delhi

Templo Sikh

Em seguida, fomos a um templo pertencente à religião sikh, o Gurudwara Shri Bangla Sahib. Outras religiões perseguiam os sikhs, sendo que um dos imperadores moguls, chamado Aurengzeb (filho de Shah Jahan e um dos líderes mais sanguinários do império mogul), certa vez, convocou o líder sikh para uma reunião e o decapitou, diante dos olhos de seus próprios seguidores.

Como resultado deste evento, os sikhs criaram uma irmandade e um exército próprio. Todos eles andam armados de uma faca, inclusive atualmente. Além disso, usam um aro de prata no pulso, não cortam seus cabelos, nem sua barba, e usam turbantes coloridos. Por outro lado, eles detêm muita riqueza. Seus templos são muito confortáveis, possuindo, até mesmo, ar condicionado. Lá, preparam-se refeições comunitárias e gratuitas, por voluntários. Eu também ajudei a fazer chapati (pão) na cozinha comunitária.

New Delhi

Templo Akshardham

O templo Akshardham é relativamente novo, pois data do ano 2005, em homenagem a Bhagwan Swaminarayan, um grande líder espiritual, yogue e asceta, que viveu de 1781 a 1830 . O passeio é interessante, contendo apresentações interativas de barco e bonecos mecânicos que contam a história da Índia. Por outro lado, não permitem tirar fotos no interior do complexo.

Praça Connaught

Essa praça, no coração da cidade, é um lugar igualmente agradável para se passear.

Para mais cidades na Índia, confira do mesmo modo esse post sobre Kajuraho.

Por fim, não deixe de conferir nosso ROTEIRO COMPLETO PELA ÍNDIA, e também nossos posts sobre NOVA DELHIJAISALMERJODHPURUDAIPURJAIPURKHAJURAHO, AGRA, PUSHKAR e VARANASI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.