Mergulho em Fernando de Noronha

15 Melhores lugares para mergulho no Brasil e no mundo

Mergulhar é como descobrir um universo paralelo. Há literalmente um novo mundo debaixo d’água: em outras palavras, formas de vida jamais vistas, envoltas em um azul profundo e calmante.

Ali, submerso na água, é como se você estivesse em permanente estado de meditação: cada respiração é consciente. Você fica consigo mesmo, ao mesmo tempo que se descobre. E, de alguma forma inexplicável, sente que desvela o mistério da vida.

É definitivamente o lugar em que a gente se sente mais em paz consigo mesmo.

Bem, terminada esta epifania, sigamos à parte prática: quais são os melhores lugares para mergulho?

Nesse sentido, segue abaixo uma lista com 15 dos melhores lugares para mergulho autônomo (com cilindro), no Brasil e no mundo, elaborada por mim, em parceria com a Marcia Pavarini. A Marcia é uma experiente mergulhadora, credenciada pela PADI, e é igualmente a criadora do site DIÁRIO DAS 1001 VIAGENS.

Apontamos, em síntese, as principais atrações de cada um desses locais e, além disso, damos breves orientações de localização e de como chegar.

FERNANDO DE NORONHA – Brasil

Fernando de Noronha - melhores lugares para mergulho

Fernando de Noronha é um dos melhores lugares para mergulho, não só do Brasil, mas assim como do mundo!

Com uma vida marinha abundante, ali você encontra muitas tartarugas, raias, e uma infinidade de peixes, bem como tubarões.

Foi definitivamente o lugar que mais gostei de mergulhar na vida.

Onde fica? No Brasil, Estado de Pernambuco. Como chegar? Há atualmente voos saindo de diversas capitais brasileiras para Noronha. Ou, então, se você for mais aventureiro, pode ir de barco.

Mergulho em Fernando de Noronha

Veja, ainda, meu post específico sobre Fernando de Noronha.

COZUMEL – América Central

Cozumel é uma linda ilha caribenha, banhada por águas quase mornas (em torno de 29º graus), o que deixa o mergulho muito agradável. Ali você encontra diversos tipos de corais, grandes tartarugas, lagostas, polvos, bem como muitos peixes.

Onde fica? No México. A forma mais fácil de chegar a Cozumel é saindo de Tulum, pois há balsas diárias, tanto para pedestres, quanto para carros.

Cozumel

Confira AQUI um post completo sobre a ilha, além de mais informações sobre o México.

MAR VERMELHO – entre a África e a Ásia

O mar vermelho é um dos melhores lugares para mergulho no mundo, pois além de contar com excelente visibilidade, ele reúne mais de mil tipos de peixes, corais de variadas cores e, além disso, naufrágios. O mar vermelho surgiu como resultado da separação entre as grandes placas tectônicas da África e da Ásia. Ali surgiu, portanto, um riquíssimo ecossistema marinho.

Imagem de Martin Str, por Pixabay
Imagem de Ipittman, por Pixabay

Onde fica? O Mar Vermelho fica entre a África e o Oriente Médio, ou seja, Ásia. Como chegar? Os pontos mais comuns de saída para mergulhos são em Eilat (Israel), Sharm el-Sheikh e Hurghada (ambos no Egito).

Não deixe de conferir, ainda, mais informações sobre Hurgada, no Egito: onde ficar, o que fazer, melhor época para ir e mais.

GRANDE BARREIRA DE CORAIS DA AUSTRÁLIA – Oceania

Grande Barreira de Corais Austrália

Imagina mergulhar na maior barreira de corais do mundo? Não precisa nem dizer que é definitivamente fantástico! A maior barreira de corais do mundo fica na costa leste da Austrália e ali são encontrados corais das mais diversas cores e formas, além de peixes coloridos, tal qual o Napoleon wrasse (foto acima), o peixe papagaio (ou peixe arco-íris), ou ainda o “Nemo” (chamado peixe-palhaço).

Onde fica? Na Costa Leste da Austrália. Como chegar? Há várias cidades na costa que oferecem passeios ou mergulhos na grande barreira de corais, mas as saídas mais comuns são a partir de Cairns e Arlie Beach.

Veja AQUI o post completo sobre as atrações da Costa Leste da Austrália.

GANSBAAI – melhores lugares para mergulho no África

Em Gansbaai, na África do Sul, você poderá fazer um mergulho totalmente diferente do normal, ou seja, poderá mergulhar com os impressionantes e temidos tubarões brancos, um dos mais agressivos que existem. Porém, fique tranquilo: você estará bem seguro, dentro de uma jaula de ferro. Ainda assim, é uma experiência eletrizante! Afinal de contas, algo sempre pode dar errado (risos).

Onde fica? Na África do Sul. Como chegar? Gansbaai fica perto da Cidade do Cabo, sendo possível ir de carro ou igualmente de ônibus.

Imagem obtida do site www.civitatis.com.br.

CENOTES DO MÉXICO – América Central

Nos cenotes do México você pode vivenciar um mergulho igualmente fora do comum, ou seja, mergulhar em cavernas de água doce, repletas de estalactites e estalagmites.

“Cenotes” são poços de água doce, frequentemente encontrados na Península de Yucatán, no México.

Onde fica? México, arredores de Tulum. Como chegar? A partir de Tulum, ou Cancun.

Mexico Cenote dos ojos

Confira igualmente o post exclusivo sobre o México, que inclui informações sobre cenotes.

ABROLHOS – melhores lugares para mergulho no Brasil

Melhores lugares para mergulho
Imagem de S.B., por Pixabay

O arquipélago de Abrolhos conta com um rico ecossistema, que pode ser apreciado durante o mergulho autônomo. Nos meses de agosto a outubro, é possível ver por ali até mesmo baleias jubarte. Além disso, nas imediações do arquipélago, há alguns naufrágios.

Onde fica? Próximo ao litoral sul da Bahia, a 70 km da costa. Como chegar? De barco. Aliás, para mergulhar em Abrolhos, é melhor se hospedar em um barco por algumas noites (“liveaboard”).

BLUE HOLE – América Central

Imagine-se mergulhando dentro de um grande buraco, no meio do mar do Caribe. Assim é o Blue Hole, em Belize. Ainda que a vida marinha não seja das mais ricas, a geografia do lugar, em contrapartida, é absolutamente fascinante.

Blue Hole, Belize, Melhores lugares para mergulho
CRÉDITOS DA FOTO: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Great_Blue_Hole.jpg U.S. Geological Survey (USGS), Public domain, via Wikimedia Commons.

Onde fica? Em Belize, na América Central. Como chegar? É possível voar para Belize, com conexão no Panamá ou, igualmente, pelos Estados Unidos. Os barcos de mergulho geralmente saem da cidade costeira de San Pedro.

ROATÁN – América Central

Roatán é uma ilha pertencente a Honduras, localizada, dessa forma, no mar do Caribe. É um belíssimo local e um dos melhores lugares para mergulho no mundo, sobretudo por seus naufrágios e por seus recifes, qual seja, o Sistema Mesoamericano de Barreira de Corais. Essa barreira de corais mede 900 km e, nesse sentido, é a segunda maior barreira do mundo, somente perdendo para a Austrália.

Melhores lugares para mergulho
Imagem de Michael Swanson, por Pixabay
Melhores lugares para mergulho
Imagem de Joakant, por Pixabay

Onde fica? Em Honduras, na América Central. Como chegar? Há voos para a ilha, saindo de Miami, bem como da capital de Honduras, Tegucigalpa.

TRUK LAGOON (ou CHUUK LAGOON) – melhores lugares para mergulho na Oceania

Truk Lagoon foi a principal base naval japonesa na Micronésia, anteriormente à Segunda Guerra mundial. Hoje em dia, é considerado um dos melhores lugares para mergulho no mundo, ao passo que é o melhor local do mundo para mergulhos em naufrágios. Em outras palavras, trata-se de um mergulho nas profundezas (da história) da Grande Guerra.

Em fevereiro de 1944, durante dois dias e duas noites, aviões americanos bombardearam o local constantemente, afundando 40 navios e dizimando milhares de tripulantes, em represália ao ataque a Pearl Harbour. Foi um verdadeiro palco de horror. Como resultado, os navios afundados ainda conservam em seu interior algumas ossadas das vítimas, além de munições, tanques de guerra, aviões “Zero”, máscaras de gás, capacetes, torpedos, minas, detonadores, bem como porcelanas, talheres, entre outros.

Atualmente, ou seja, 64 anos depois, esses naufrágios tornaram-se recifes naturais, abrigando uma rica fauna subaquática, incluindo-se corais.

Melhores lugares para mergulho
Imagem obtida do site da agência de mergulho MarAmar, https://maramar.com.br/portfolio/truk-lagoon/

Onde fica? Nos Estados Federados da Micronésia. Como chegar? Em regra, voa-se a partir de Honolulu (Havaí), com conexão em Guam.

TURKS AND CAICOS – América Central

Esse paradisíaco arquipélago caribenho é banhado por águas tão azuis que chegam a hipnotizar. Do mesmo modo, o mergulho ali é igualmente incrível, onde se pode ver diversas espécies de tubarões (pacíficos), baleias, golfinhos, raias, tartarugas, e muitas espécies de peixes. Além disso, há nas imediações uma barreira de corais.

Onde fica? No mar do Caribe. Como chegar? Apanhando um voo de Miami, até Providenciales, onde fica o principal aeroporto do arquipélago.

Imagem de Huggs24, por Pixabay

ILHA DO COCO – América Central

Se você sonha em mergulhar com cardumes de peixes, tubarões e mantas raias gigantes, tendo até que desviar, para não trombar com eles, o lugar é definitivamente Coco’s Island, a ilha dos sonhos de qualquer mergulhador.

Trata-se de um Parque Nacional na Costa Rica, com vasta biodiversidade, além de ser um dos melhores lugares para mergulho do mundo. A ilha é famosa pela grande quantidade de tubarões martelo, bem como tubarões baleia, tubarões tigre, raias manta, tartarugas, golfinhos, polvos e muitas espécies endêmicas de peixes. Nesse sentido, seu isolamento contribui para salvaguardar a evolução das espécies e a abundância da vida marinha.

Melhores lugares para mergulho
Imagem de Baechi, por Pixabay

Onde fica? A Ilha do Coco é um pontinho no Oceano Pacífico, a 550 Km da Costa Rica, distante de qualquer “terra firme”. Como chegar? Voa-se até a capital, San José, e em seguida apanha-se um transporte terrestre até a costa, de onde saem os barcos. Apenas é possível mergulhar no local se hospedando em barcos do tipo “liveabord”.

ILHAS SALOMÃO – Oceania

Trata-se de uma nação, situada no Oceano Pacífico, constituída por centenas de ilhas. É um dos melhores lugares para mergulho no mundo e, de maneira idêntica, a melhor forma de fazê-lo é pelo sistema “liveabord”.

Ali foi igualmente palco de muitas batalhas durante a 2ª Guerra Mundial e, dessa forma, há diversos naufrágios (aproximadamente 200), além de destroços de mais de 600 aviões, submarinos, entre outros. Por outro lado, tais rejeitos de guerra são permeados atualmente por uma grande biodiversidade, que se espalhou pelo local.

Melhores lugares para mergulho
Imagem de Joakant, por Pixabay
Melhores lugares para mergulho
Imagem de Joakant, por Pixabay

Onde fica? No Oceano Pacífico, mais ou menos próximo de Papua-Nova Guiné e Austrália. Como chegar? Há voos que saem da Austrália, para lá.

PALAU – Oceania

Palau, um santuário marinho no Pacífico, é considerado uma das maravilhas subaquáticas e um dos melhores lugares para mergulho no mundo.

Lar de mais de 1.300 espécies de peixes e de 700 espécies de corais, Palau é uma mistura de aquário com jardim submerso.

Mergulhar nas águas cristalinas, entre uma infinidade de peixes e admirando os abismos forrados de belos corais, é uma experiência, no mínimo, inesquecível.

Por outro lado, a visita a Palau não estaria completa sem um snorkel no lago das águas vivas, onde milhões delas flutuam.

Imagem de Arhnue Tan, por Pixabay

Onde fica? Na Micronésia, Oceano Pacífico. Como chegar? É possível ir até Palau via Dubai, ou, no sentido contrário do globo terrestrre, via Estados Unidos.

STUART COVE, NASSAU – melhores lugares para mergulho na América Central

Stuart Cove, na ilha de Nassau, nas Bahamas, é igualmente um dos melhores lugares para mergulho no mundo, além de ser um dos mais emocionantes.

Presenciar um bando de tubarões disputando um pedaço de peixe, oferecido na ponta de um bastão pelo guia (que os alimenta tal qual eles fossem pets), é definitivamente uma aventura de tirar o fôlego.

A emoção vai além dessa inusitada atração: mergulhar entre corais e peixes nas águas azul-safira do atol de Exuma Cay é um privilégio, até mesmo para os mais viajados.

Imagem de Neverzola, por Pixabay

Onde fica? Ilha de Nassau, nas Bahamas. Como chegar? Saem voos do Panamá e dos Estados Unidos para Nassau, sendo preciso, portanto, voar primeiramente para estes locais.

Conclusão

Mergulhar é, em suma, conhecer um novo mundo. Faça esse favor a si mesmo: mergulhe ao menos uma vez na vida!

Sempre lembrando que, quanto mais remoto o local do mergulho, mais preservada será biodiversidade.

Esperamos que tenham gostado desta lista de 15 melhores lugares para mergulho no Brasil e no mundo.

Nós, em contrapartida, adoramos elaborá-la e relembrar nossos mergulhos!

Por fim, não deixe de conferir o post do site de viagens Fora da Zona de Conforto, com dicas sobre como participar de um programa de Divemaster Trainee e fazer de sua paixão por mergulhos uma profissão.

16 comentários em “15 Melhores Mergulhos”

  1. Encantei demais com essa lista de 15 melhores lugares do mundo para mergulho no Brasil e no mundo. É muito encantador cada lugar abaixo das águas e descobrir um mundo lindo. As fotos estão maravilhosos. Amei.

  2. Gostei da sua super seleção de 15 melhores lugares do mundo para mergulho no Brasil e no mundo. Acredito que tenha sido difícil fazer essa seleção, uma vez que o planeta está sempre nos surpreendendo com destinos incríveis, inclusive para mergulhar. Acho que você escolheu a nata da nata, como dizia a minha avó. Parabéns!

  3. Nathalia Geromel

    Deus me livre kkkkkk uma amiga minha fez esse mergulho dos tubarões na África, eu jamais teria coragem kkkkkkkkkkkkk. Mas amei conhecer os melhores lugares, um dia ainda vou ter essa experiência

    1. Ângela Martins

      Ler essa lista com os melhores lugares do mundo para mergulhar fez aumentar a minha vontade de fazer um curso kkk. Só lugar incrível! Adorei

    2. alexandramorcos

      Olá Diego! Eu não mergulhei em Arraial, mas deve ser legal! Porém a água deve ser bem fria kkkkk.

  4. Te confesso que me encantei com essa lista de 15 melhores lugares do mundo para mergulho no Brasil e no mundo. Mas te confesso que sou medrosa para algumas ac=venturas (rs)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.