Confira esse post sobre os pontos turísticos da Chapada dos Guimarães

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: Gruta Azul

Dando continuidade à incursão pelas belezas naturais de nosso amado país, dessa vez, nossos destinos foram Bonito, Pantanal e Chapada dos Guimarães, entre outros pontos menos afamados que tivemos o prazer de desbravar.

A jornada até o Centro-Oeste do Brasil

Decidimos ir, com nosso próprio veículo, de nossa cidade, São José dos Campos – SP, até o Centro-Oeste, para explorar as belezas daquela região.

A viagem foi tranquila, embora cansativa. Levamos, um total de 3 dias para chegar até Cuiabá-MT, saindo no dia 26 e chegando no dia 28 de maio, de 2016.

Na primeira noite, dormimos em São José do Rio Preto-SP; na segunda, em Chapadão do Sul – MS e na terceira noite, chegamos, por fim, a Cuiabá.

As estradas nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul são, em geral, muito boas: porém, no Mato Grosso, pegamos algumas em péssimo estado, principalmente as mais afastadas da capital.

A paisagem, ao longo da estrada, é muito bonita, pois há muitas fazendas, com extensos campos e plantações de milho, soja, cana, algodão, girassóis, eucaliptos, etc.

Pontos turísticos da Chapada dos Guimarães

Dia 1 na Chapada – Cachoeira do Véu da Noiva

De Cuiabá, rumamos ao parque da Chapada dos Guimarães, chegando, primeiramente, à cidadezinha que leva o mesmo nome.

No caminho (aproximadamente 10 km antes da cidade), paramos no “Véu da Noiva“, uma esplêndida queda d’água de aproximadamente 86 metros, que é um dos principais pontos turísticos da Chapada dos Guimarães.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: cachoeira Véu da Noiva

Uma pequena trilha leva a um mirante no topo do cânion em forma de semicírculo e do meio desta formação rochosa escorrem as águas.

As araras são uma atração à parte: tivemos a sorte de vê-las sobrevoando o local, a uma distância bem curta e pousando sobre árvores próximas, enquanto brincavam umas com as outras, namoravam e se bicavam.

Dia 2 na Chapada – Circuito das Cavernas

Os passeios nos pontos turísticos da Chapada dos Guimarães apenas podem ser acompanhados por guias cadastrados, sendo que a lista de guias está no site WWW.ECOBOOKING.COM.BR. O preço do passeio era, em média, R$75,00 por pessoa, por dia, no ano de 2016.

Na Chapada, há três roteiros mais comumente procurados, ou seja, 1- o das cavernas Aroe-Jari e Gruta da Lagoa Azul, 2- Rio Claro e Cidade de Pedra e 3- Circuito das cachoeiras.

Neste dia, fizemos, então, o circuito das cavernas Aroe-Jari, Kiogo Brado e Gruta da Lagoa Azul, a aproximadamente 40 km da cidade de Chapada.

Essas atrações ficam em uma propriedade particular e, portanto, paga-se R$45,00 por pessoa, para acesso.

Fizemos uma trilha de aproximadamente 6 km, pelo cerrado, passando pela Ponte de Pedra, Fonte da Juventude, Cavernas Aroe-Jari e Kiogo Brado, bem como Gruta da Lagoa Azul.

Ponte de Pedra:

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: ponte de pedra

A caverna do Aroe-Jari é a maior caverna de arenito do Brasil. Realmente, é impressionantemente larga, alta e profunda e, por esta razão, costumava ser utilizada pelos indígenas bororos como um cemitério.

Aroe-Jari:

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: caverna Aroe Jari

Seguimos, então, para a caverna Kiogo Brado, também grandiosa:

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: caverna Kiogo Brado

Por fim, fomos à Gruta da Lagoa Azul. É uma gruta, com uma lagoa dentro, cujas águas são de um azul turquesa absolutamente estonteante.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: Gruta Azul

A tonalidade da água é azul em razão de uma espécie de alga que existe ali.

Em minha opinião, é um dos mais belos pontos turísticos da Chapada dos Guimarães.

Mirante da Marca Geodésica

O mirante da marca Geodésica situa-se um pouco antes do centro da cidade e oferece uma bela vista (mas atenção: é um lugar perigoso, pois há muitos assaltos naquele ponto).

Sempre vá acompanhado de um guia, ainda que não seja obrigatório.

Dia 3 na Chapada – Mirante da cidade de pedra, Crista do Galo e Vale do Rio Claro

Neste dia, fizemos um lindo passeio, que dá a real noção da grandiosidade da Chapada.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães

Primeiramente, fomos ao mirante da cidade de pedra, que proporciona a vista da maior parte das escarpas e formações rochosas.

Ali, caminha-se por uma trilha de um pouco menos de 1 km e há diversos pontos em que podemos, dessa forma, apreciar a paisagem.

Embelezando ainda mais o local, havia diversas araras, em revoada. Vimos, também, um urubu real, que, diferentemente do urubu comum, é branco e preto.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães

Em seguida, pegamos a estrada e descemos até o morro Crista do Galo, ponto do qual se pode ter uma vista frontal da Chapada.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: morro crista do galo

Pegamos uma divertida trilha de areia até o Vale do Rio Claro, a qual somente pode ser percorrida de 4×4 e na qual o carro quase tomba de lado (aproximadamente 45º de inclinação).

Paramos, então, no poço das antas e lá entramos nas águas do rio Claro, que é repleto de peixinhos.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: Rio Claro

Em seguida, fomos ao Poço do Paraíso, onde, igualmente, havia muitos peixes.

Pontos turísticos na Chapada dos Guimarães: Poço do Paraíso

Na cidade, vale a pena almoçar no restaurante Morro dos Ventos, que tem uma linda vista.

Provamos o prato regional, que consiste em farofa de banana da terra e mujica (prato típico da região – uma espécie de ensopado de peixe pintado com mandioca), além de pintado frito.

Dia 4 na Chapada – Circuito das cachoeiras

Este dia foi um dos mais agradáveis do passeio, pois fizemos o refrescante Circuito das Cachoeiras.

São aproximadamente 7 km de caminhada, passando por seis cachoeiras, quais sejam: Andorinha (que é a maior e mais bonita), Prainha, Degraus, Pulo, Sonrizal, bem como 7 de Setembro, todas, no rio Independência.

Outro restaurante que vale a pena conhecer é o sofisticado Atmã, cujo proprietário, Leivinha, na década de 70/80, organizava o Festival de Música de Águas Claras.

Por fim, finalizamos nosso roteiro na Chapada dos Guimarães e partimos rumo ao PANTANAL.

Para mais destinos relacionados a ecoturismo, veja igualmente os posts abaixo:

AMAZÔNIA

MARANHÃO

JALAPÃO (TO, BRASIL)

FERNANDO DE NORONHA

NOBRES

PANTANAL

ILHABELA

BONITO

16 comentários em “Chapada dos Guimarães”

1. Pingback: Pantanal Mato-grossense

2. Chapada dos Guimarães é um encanto paradisíaco, um sonho que ainda não consegui realizar. Quantos encantos naturais, as cachoeiras, as grutas, mirantes, trilhas. Adorei as dicas. Obrigada.

3. Sabrina Albuquerque

Viajei com você neste post. As fotos são convidativas e as dicas dos pontos turísticos na Chapada dos Guimarães maravilhosas.

4. Quero muito conhecer a Chapada dos Guimarães. Só conheço a dos Veadeiros. Estive agora no Maranhão e não consegui conhecer a das Mesas. Bem distante de São Luís. O Brasil é mesmo um espetáculo.
    Beijos

5. Que máximo esse seu post sobre os pontos turísticos da Chapada dos Guimarães. Anotei tudo para minha ida em breve.

6. Cintia Caciatori

A Chapada dos Guimarães é um sonho antigo! Adorei acompanhar aqui o seu roteiro maravilhoso! Obrigada por compartilhar.