Madrid

O que fazer em Madrid em 5 dias

Olá, querido viajante e leitor! Em postagem anterior, eu já havia listado 15 cidades imperdíveis no interior da Espanha e, agora, vou falar um pouco sobre a capital, mais especificamente, sobre o que fazer em Madrid em 5 dias.

Conforme eu já disse, sinto um carinho especial pela Espanha, país onde nasci.

E sempre acrescento que, quem vai à Espanha uma vez, quer voltar. Além disso, a cada vez que vamos, fazemos novas descobertas.

Madrid é uma cidade cosmopolita, repleta de atrações turísticas, opções de entretenimento, cultura intensa e manifestações artísticas onipresentes.

Madrid

Assim, confira abaixo algumas dicas sobre o que fazer em Madrid em 5 dias. Repare, porém, que essa lista não esgota todos os pontos turísticos a serem explorados na cidade.

Atrações em Madrid – o que fazer em Madrid em 5 dias

Plaza de Cibeles

A Praça de Cibeles é um dos lugares mais emblemáticos de Madrid. Em seu centro, está a Fonte de Cibeles, deusa grega da fertilidade. Por outro lado, em cada uma de suas quatro esquinas estão situados importantes edifícios de Madrid, quais sejam: o Banco de Espanha, o Palácio de Linares, o Palácio Buenavista e o Palácio de Comunicaciones.

Madrid
Plaza de Cibeles – Imagem de Naknaknak

Banco de Espanha

Quem já assistiu à série da Netflix “La Casa de Papel” certamente vai reconhecer esse belo edifício em estilo neoclássico. Ele foi construído no século XVIII, pelo Rei Carlos III, e é o Banco Central da Espanha. Os fãs da série podem inclusive passar para conhecer o Museu Casa de la Moneda, igualmente cenário do filme.

Palácio de Linares

Erigido no século XX, em estilo gótico, atualmente abriga os correios.

Palácio Buenavista

É o mais antigo dos edifícios da Praça de Cibeles e sedia atualmente o Quartel General do Exército.

Palácio de Comunicaciones

É o mais belo dos quatro edifícios, datando do século XX, e atualmente sedia a Prefeitura Municipal de Madrid.

Prefeitura de Madrid
Imagem de Charles Goodson

Edifício Metrópolis de Madrid

Esse icônico edifício é igualmente um dos símbolos de Madrid e sedia o Banco Santander.

Madrid
Imagem de Surya Namasté

Palácio Real

Esse palácio foi residência real, do século XVIII até o ano de 1931. O belo edifício, em estilo neoclássico, foi construído por ordem de Felipe V, onde antigamente se situava o Alcalá (uma fortificação). Ao entrar no Palácio, primeiramente você se depara com uma escadaria, sobre a qual há um afresco de Giaquinto. Em seguida, passa-se ao salão Alabarderos, cujo teto é obra de Tiépolo. A próxima sala é o Salon de Colunas, onde foi assinado o tratado que incluiu a Espanha na Comunidade Europeia.

O visitante passa, ainda, pelo salão dos Tronos, com a decoração totalmente preservada desde o século XVIII e cujo teto é igualmente obra de Tiépolo. No mesmo ambiente, há quatro leões dourados, margeando os tronos, dando uma ideia, dessa forma, da grandeza da monarquia espanhola. Outro ponto interessante é a sala dos banquetes, com uma longa mesa que comporta 145 pessoas e ainda é atualmente utilizada para recepções. A capela do Palácio contém igualmente pinturas de grandes mestres. No palácio há um violino Stradivarius, um dos poucos ainda existentes no mundo.

palácio real de Madrid
Imagem de ddzphoto

Por fim, vale a visita ao Jardim de Sabatini, anexo ao Palácio Real.

palácio real de madrid
Imagem de Juan Miguel Gonzáles

Plaza Mayor de Madrid

Essa praça é um lugar de grande importância histórica para a Espanha. Em seu centro, há uma estátua equinal do Rei Felipe III, que ordenou sua construção, em 1619.

Plaza Mayor - Madrid
Imagem de Nextvoyage

Para mais informações sobre a Plaza Mayor, confira AQUI o post da Sylvia, do blog de viagens Lugares de Memória.

Plaza de Toros de Madrid

A Plaza de Toros sedia a maior arena de touradas da Espanha (que é igualmente uma das maiores do mundo). Sua decoração é do estilo mourisco denominado “neomudéjar”. As touradas já foram proibidas em diversos lugares da Espanha e do mundo. Em Madrid, por outro lado, pararam de ser realizadas recentemente, em razão da pandemia.

Plaza de toros - Espanha
Imagem de Gerhard Bogner

Plaza de Espanha

Ali fica o monumento que homenageia Miguel de Cervantes, com seus personagens Dom Quixote e Sancho Pança.

Plaza de Espanha
Imagem de Gunther Muller

Plaza de Colón

Conforme o próprio nome diz, a praça abriga o Monumento do Descobrimento, em homenagem a Cristóvão Colombo.

Imagem de Esmadrid.com

Plaza del Oriente

É uma das mais belas de Madri e abriga o Teatro Real, o qual estreou em 1850.

Praça do Oriente
Praça do Oriente – Imagem de Trip Advisor

Parque La Montaña e Montanha do Príncipe Pio

Esse parque abriga o Templo de Debod, um templo egípcio, datado do século IV a.C., o qual foi posteriormente doado à Espanha, em 1970, em agradecimento pela ajuda na construção da represa de Aswan, no Egito. O templo já esteve assentado às margens do Nilo e o local é um dos melhores lugares de Madrid para se assistir ao pôr do sol.

Templo de Debod
Templo de Debod – Imagem de Diego Labandeira

Contígua ao Parque La Montaña, situa-se a Montanha do Príncipe Pio, onde havia antigamente um quartel, o qual foi palco dos fuzilamentos do dia 3 de maio de 1808, retratados em uma das mais famosas obras do pintor Goya. O quartel acabou sendo destruído durante a Guerra civil espanhola, ou seja, entre 1936 e 1939.

Puerta del Sol e o símbolo de Madrid

Nessa praça fica o “quilômetro zero” das estradas espanholas. Além disso, ela abriga uma das esculturas que simbolizam Madrid: a Estatua del Oso Y el Madroño (o urso e o medronheiro), que fazem parte do brasão da cidade.

Imagem de TripAdvisor

Porta de Alcalá

Esse portal foi erigido no século XVIII, em estilo neoclássico, por ordem do Rei Carlos III, para servir de porta de entrada da cidade, relembrando, nesse sentido, o Arco do Triunfo de Paris.

Madrid - porta de alcalá
Imagem de Juan L. Ferrandiz – o que fazer em Madrid em 5 dias

Parque el Retiro

Em frente à Porta de Alcalá está o Parque el Retiro, um dos mais belos e importantes parques de Madri. Ele contém ruínas do então palácio de Felipe IV, destruído em 1808, durante a Guerra da Independência, no qual Velásquez pintou sua mais famosa obra, “As Meninas”. Ainda no parque estão o monumento a Afonso XII e o Palácio de Cristal, em cujo projeto Gustave Eiffel se ativou.  

Parque el Retiro
Monumento a Afonso XII – Imagem de Jammer
palácio de cristal
Palácio de Cristal – Imagem de Charles R. Goodson

Museu do Prado de Madrid

Reserve um dia inteiro para esse fabuloso museu, que é um dos melhores do mundo! Ali, encontramos as mais finas expressões da Escola Espanhola, Flamenca, Alemã, Italiana, com obras de grandes mestres, como Velásquez, Goya, El Greco, Van Dyck, Rubens, Caravaggio, Botticelli, Rafael, Tiziano, Bosch, entre outros.

museu do Prado
O triunfo de Baco – Velázquez

Museu Thyssen Bornemisza

Esse sensacional museu contém obras de Van Gogh, Cézanne, Chagal, Picasso, Dali, Miró, Manet, Monet, Renoir, Degas, Matisse, Kandinsky, Velásquez, Goya, Rubens, Delacroix, Caravaggio, Van Dyck, Tiziano, El Greco, Canaletto, bem como Rembrandt, entre outros.

Panteón de Goya (Igreja de San Antonio de la Florida)

Era anteriormente uma igreja simples, até que o Rei Carlos IV ordenou sua reconstrução e encarregou ninguém menos que Goya para fazer a pintura. Como resultado, o grande mestre foi enterrado ali, após a sua morte.

Imagem de Tripadvisor

Centro de Arte Reina Sofia

Esse importante museu, uma das principais atrações em Madrid, contém obras sobretudo dos Modernistas. A famosa obra “Guernica”, de Picasso, está ali e é a principal peça de arte do museu. Ali igualmente encontramos a famosa obra de Dali, “O Grande Masturbador”.

Guernica
Imagem de Infoescola.com
Dalí
O grande Masturbador, de Dalí – Imagem de Wikipédia.org

Real Academia de Bellas Artes de San Fernando

Nessa galeria podemos encontrar obras de Goya, Rubens, entre outros.

Mercado de São Miguel

Trata-se de um mercado gastronômico coberto, com estandes que vendem comidas típicas, inclusive vinhos.

Para dicas sobre onde comer em Madrid, confira, ainda, o post da Cynara, do blog Cantinho de Ná.

mercado san miguel

Feira do Rastro

É uma feirinha ao ar livre, ou seja, um mercado de pulgas, realizada aos domingos. É uma das atrações em Madrid meio “alternativa”.

Feira do Rastro
Imagem de Google Earth

Tempo para visitar as atrações em Madrid

A quantidade de dias para visitar essas atrações em Madrid depende muito do ritmo de viagem da pessoa, ou seja, varia conforme você seja adepto do slow travel ou, ao contrário, mais frenético. Contudo, 5 dias devem ser suficientes.

Antes de programar sua viagem, confira as informações atualizadas sobre as restrições relativas ao COVID-19, no site do Ministério da Saúde do Governo da Espanha.

Além desse post sobre “O que fazer em Madrid em 5 dias”, confira, ainda, minha postagem sobre BARCELONA.

Confira igualmente nossas dicas sobre outros lugares da Europa: Londres, Paris, Madri, Barcelona, Interior da França, Vale do Loire, Interior da Espanha, Portugal, Itália, Turquia, Croácia, Hungria, Montenegro, República Tcheca e Viena.

2 comentários em “Madrid”

  1. Pingback: cidades imperdíveis na Espanha - um roteiro com 15 cidades no interior

  2. Pingback: Atrações em Barcelona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.