Fraser Island na Austrália – a ilha de areia

Eu tinha ouvido falar previamente sobre Fraser Island, na Austrália e queria muito conhecer essa ilha mágica – a maior ilha de areia do mundo.

Fraser Island é a única ilha da Austrália que é totalmente de areia. Além disso, ela cercada por um mar bravio, salpicada por lagos coloridos (azul, verde, vermelho) e riachos transparentes.

Lago McKenzie

Conta com uma vegetação exuberante e com a presença de um animal que só pode ser encontrado lá – o dingo, um cão selvagem.

Pesquisei sobre a melhor forma de explorá-la, já que há várias opções (por exemplo, tours organizados de ônibus, tours de carros 4×4 ou por conta própria).

Na ilha, apenas transitam veículos 4×4, que precisam ser altos e ter marcha reduzida (ou seja, não é qualquer SUV ou carro com tração nas 4 rodas que vence a areia fofa e, como resultado, você pode acabar atolado e perder o dia).

Não achamos a opção do ônibus nem um pouco atraente e lemos blogs dizendo que realmente era uma furada. Então, resolvemos alugar um 4×4 e conhecer a ilha por nossa conta.

Foi maravilhoso, pois pudemos fazer tudo em nosso tempo, ao passo que pudemos ficar mais tempo nos lugares que mais gostamos.

Hospedagem

Quanto à hospedagem, havia a opção de acampar ou, por outro lado, ficar em hotéis e resorts. Estava um pouco frio para acampar, então preferimos ficar em um hotel.

Encontramos no Booking.com uma promoção de última hora para ficar no Kingfisher Bay Resort e foi lá que nos hospedamos (na promoção, pagamos AU$118,00 – cento e dezoito dólares australianos, por noite, por casal).

Este hotel também opera uma das balsas que levam ao continente.

Como chegar em Fraser Island, na Austrália

Chegamos na Austrália de avião, pela cidade de Brisbane, capital do estado de Queensland. De lá, alugamos um carro convencional na locadora Alpha Car (AU$77 – setenta e sete dólares australianos, no total, para três dias) e dirigimos, então, até Hervey Bay, sendo que a viagem durou aproximadamente 3h30.

Nesse trajeto é preciso tomar muito cuidado, pois cangurus ficam cruzando a estrada, dando causa a colisões (vimos vários cangurus mortos, o que nos deixou muito tristes).

Dica: as locadoras de veículos que ficam fora do aeroporto oferecem preços muito mais baratos.

É de Hervey Bay que saem as balsas para Fraser Island e também onde fica a maior parte das locadoras de 4×4.

Na pequena vila de Hervey Bay, dormimos em um hostel chamado Colonial Village, muito simples, porém cômodo (aproximadamente AU$53,00 – dólares australianos por noite, por casal, em um quarto com banheiro compartilhado).

roteiro na Costa Leste da Austrália

Havia um pequeno PUB dentro da acomodação, com cerveja, pizza, hambúrguer, bem como outros pratos rápidos.

Primeiro dia em Fraser Island

No dia seguinte, fomos até a locadora de veículos 4×4 DISCOVER HERVEY BAY – FRASER MAGIC 4WD HIRE. Há diversas locadoras, mas pesquisamos e esta era uma das mais bem avaliadas e com os melhores custos.

Alugamos uma Land Rover Discovery, que é um excelente 4×4, pagando AU$228,00 por dia.

Logo de início, eles apresentam um vídeo explicativo de como dirigir nas areias fofas de Fraser Island e explicam como funciona o carro e as marchas.  Além disso, fornecem mapas e equipamento para caso de atolamento na areia (o qual, felizmente,  não tivemos a necessidade de usar, pois tudo transcorreu perfeitamente bem).

Apanhamos o carro e seguimos até o portinho de onde sai a pequena balsa para a Ilha (embarcamos na balsa das 8h30 para aproveitar ao máximo o dia).

Austrália Fraser Island

Chegamos ao pequeno porto de Innskip, em Fraser Island e seguimos as placas para a Central Station, onde já havia um pequeno assentamento e atualmente funciona um museu.

Os lagos

Lá deixamos o carro e pegamos uma trilha a pé, que durou cerca de 1h30, até o Basin Lake. A trilha era linda, entre as árvores, e quando chegamos ao pequeno lago verde esmeralda ficamos encantados com o cenário.

Austrália Fraser Island

Não havia ninguém ali, apenas nós e os pássaros.

Austrália Fraser Island - roteiro na Costa Leste da Austrália

De Central Station, seguimos de carro para o famoso Lago McKenzie, o lago mais belo de Fraser Island.

Austrália Fraser Island

Passamos a tarde nos refrescando nesse lago fabuloso.

Lake McKenzie

A água do lago é uma miríade de tons azuis.

A praia

A praia da costa leste da ilha é a única que comporta o trânsito de veículos, pois, por outro lado, não se pode dirigir na costa oeste.

roteiro na Costa Leste da Austrália - Fraser Island

É uma experiência inesquecível dirigir na areia.

Austrália Fraser Island

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com buracos, pois às vezes não podemos vê-los.

Logo que chegamos à praia, avistamos dingoes, os cães selvagens típicos de Fraser Island.

roteiro na Costa Leste da Austrália - Fraser Island

Ainda naquela parte da ilha, encontramos o naufrágio do navio Maheno, ocorrido em 1935, que dá um ar dramático ao lindo cenário.

roteiro na Costa Leste da Austrália - Fraser Island - Maheno

Maheno, antigamente, um luxuoso navio que transportava passageiros, foi transformado em um navio-hospital durante a Primeira Grande Guerra Mundial (1914-1918).

Maheno

Em 1935, seu uso foi encerrado e ele estava sendo rebocado para ser vendido como sucata. Entretanto, um ciclone fez com que a corda que o rebocava arrebentasse e ele foi encalhar na costa de Fraser Island e pouco a pouco está se corroendo.

Riachos

Vale a pena visitar, ainda, o Eli Creek, um riacho de águas cristalinas, situado nas imediações da costa leste da ilha.

Eli Creek

Alguns dizem que sua água é potável, mas eu não me arrisquei…

Noite em Fraser Island

A noite em Fraser Island é bem tranquila e não há muito o que fazer, exceto os poucos bares e restaurantes pertencentes aos hotéis. Nós jantamos no restaurante do Resort Kingfisher Bay, onde nos hospedamos. O hotel é muito bonito e conta com três restaurantes.

Austrália Fraser Island

Jantamos em um deles, tomando um delicioso vinho branco da região de Margaret River (na minha opinião, uma das melhores produtoras de vinho da Austrália).

Além disso, a comida era deliciosa.

Segundo dia em Fraser Island

No segundo dia, visitamos mais lagos, começando pelo lindo lago Birrabeen, de águas verdes e areia branquinha.

Lake Birrabeen
roteiro na Costa Leste da Austrália - Fraser Island

Seguimos, então, para o lago Boomanjin, que, por sua vez, é vermelho.

lake boomanjin

Em seguida, paramos na estrada e apanhamos uma pequena trilha a pé até o lago Benaroon, também de águas verdes.

Finalmente, retornamos para o resort, de onde sairia a balsa que nos levaria de volta até a cidade de Hervey Bay.

Fraser Island, na Austrália, conta também com outras atrações, como o lago Wabby, o mirante Indian Head e as Champagne Pools. Mas, como ficamos apenas dois dias e uma noite na ilha, ficaria muito corrido ir até esses lugares, que são mais afastados (para isso, o ideal seriam 3 dias na ilha), então preferimos fazer tudo com calma e curtir os lugares que visitamos.

Por fim, não deixe de conferir nossos posts sobre O QUE FAZER NA AUSTRÁLIASIDNEY E ARREDORES, OUTBACK DA AUSTRÁLIACOSTA LESTE DA AUSTRÁLIAWHITSUNDAY ISLANDSGRANDE BARREIRA DE CORAISBRISBANE, COSTA OESTE DA AUSTRÁLIA e TASMÂNIA.

8 comentários em “Fraser Island”

1. A Austrália é um sonho em comum aqui em casa. Ainda iremos realizar. E já vou incluir a Fraser Island no nosso roteiro, amei esse lugar!!!

2. A natureza, realmente, um dos melhores atrativos. Eu nunca fui à Austrália e sei que, quando for, vou ficar maravilhada com tudo isso. A Fraser Island, com certeza, estará no meu roteiro.

1. alexandramorcos

Fraser Island foi o lugar que mais gostei na Austrália! Vale muito a pena conhecer! Você vai amar!

3. Como eu nunca tinha ouvido falar em Fraser Island? Tenho um roteiro pré-determinado para fazer na Austrália e agora ele ganhou mais um destino. Amo praia e fiquei encantada com o que vi e li nesse post.

4. Que beleza de lugar! Fiquei com vontade de conhecer Fraser Island. Aliás, tenho vontade de conhecer toda a Austrália.