suazilandia

Essuatíni ou Suazilândia

A Suazilândia, cujo nome mudou em 2018 para Essuatíni, é um minúsculo país independente, que fica totalmente encravado no território da África do Sul.

Seu governante é um rei e é um dos últimos monarcas da África. O país resistiu à colonização inglesa, Afrikaner e dos Zulus, conseguindo manter, portanto, sua autonomia e sua própria cultura. 

O povo é extremamente simpático e acolhedor. Por outro lado, o país é assolado pela pobreza, embora suas terras sejam amplamente cultiváveis.

Outra curiosidade é que, segundo informações do guia turístico Lonely Planet, é um dos países do mundo com a maior incidência de portadores do vírus HIV – cerca de 40% da população.

Nos últimos meses, o país foi mencionado por diversas vezes nas notícias, pois sua população foi fortemente afetada pelo COVID-19.

Nós estávamos na África do Sul e, de última hora, resolvemos conhecer o país. Não nos arrependemos, pois ele é muito interessante.

Logo que cruzamos a fronteira, paramos para dormir em um hotel. Os chalés reproduziam as cabanas típicas das tribos locais, ou seja, seus telhados eram de palha e suas paredes, de galhos. Eles eram, ao mesmo tempo, rústicos e elegantes.

Suazilândia
Suazilândia

Jantamos, no próprio hotel, uma comida deliciosa. Além disso, os garçons era muito simpáticos.

Suazilândia
Swaziland

Vale Ezulwini e os vilarejos swazi

Pegamos o carro e rumamos em direção ao Vale Ezulwini, onde está o berço da cultura swazi. O nome que deu origem ao nome do país – Suazilândia.

Visitamos uma tribo, cuja população ainda vive em ocas. Um guia, residente da vila, nos explicou os hábitos do povo local.

Eles criam animais e cultivam a terra. Além disso, cozinham no chão, no centro da aldeia. Nós inclusive entramos em algumas cabanas.

Na cultura swazi, prevalece um sistema fortemente patriarcal e machista, sendo permitida a poligamia. Além disso, a mulher é considerada como um ser inferior ao homem. Para contrair matrimônio com uma virgem, o homem a compra por 17 vacas.

Swaziland

Swaziland

Swaziland

Swaziland

Swaziland

Caminhamos até uma cachoeira nas imediações.

Suazilândia

Em seguida, assistimos a uma apresentação de dança típica da Suazilândia, chamada “sibhaca“. Havia uma dança para cada tipo de ocasião, tal qual predição do futuro, cura, chuva, entre outros. O coro cantando era emocionante! Até dançamos um pouco!

Suazilândia
Suazilândia
Swaziland

Por fim, retornamos para o território sul-africano.

4 comentários em “Essuatíni”

    1. alexandramorcos

      É realmente um país bem interessante e pouco explorado! Vale a pena visitar, quando estiver nas imediações.

  1. Estou planejando de visitar a África do Sul no próximo ano e Essuatíni é parada obrigatória para mim!!! Não vejo a hora, sua experiência parece ter sido incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.