Confira estas dicas sobre o que fazer em Varsóvia, na Polônia.
Estávamos em uma viagem de carro pela Europa, saindo da França e chegando até a Rússia, quando passamos pela Bélgica, Alemanha, Polônia, Lituânia, Letônia e Estônia.
Quando passamos pela Polônia, visitamos a interessante cidade de Varsóvia, capital do país.
O que fazer em Varsóvia?
O primeiro local que visitamos em Varsóvia foi o curioso Pkin (Palace of Culture and Science), um edifício cuja arquitetura é tipicamente soviética stalinista.
Há 7 iguais a ele, em Moscou, além de haver outros espalhados pelos países da ex-União Soviética.
Ele foi um “presente” dado pela União Soviética em 1950 e mede 231 metros de altura, sendo o edifício mais alto da Polônia. Atualmente, ali funcionam um teatro, cinema, museu, local de exposições, entre outros.
Centro Histórico
Seguimos, então, para o coração de Varsóvia, o Old Town (Centro Histórico), que é parcialmente cercado por muralhas.
Ali visitamos o Castelo Real (Zamek Krolewski w Warszawie), bem como a Praça Principal (Rynek Starego Miasta).
O Castelo Real teve suas origens no Século XIV e servia como fortaleza para os Duques de Mazovia. Foi remodelado e no Século XVII, momento em que chegou no auge de seu esplendor, servindo até mesmo de residência aos czares russos. Quando a Polônia ganhou independência em 1918, ele se tornou a residência presidencial. Porém, ele foi destruído pelos Nazistas durante a 2ª Guerra mundial, tendo sido posteriormente reconstruído.
A graciosa Praça Principal, que igualmente se situa no interior das muralhas, por sua vez, ostenta diversas mansões, variando entre os estilos renascentista, barroco, gótico e neoclássico.
Depois que deixamos o centro antigo, visitamos a Igreja Church of the Holy Cross, onde há uma urna com o coração do Frederic Chopin, o virtuoso compositor que é orgulho nacional da Polônia. Há até mesmo uma estação de rádio chamada “Chopin” que só toca suas obras.
Museus
Varsóvia conta com inúmeros museus interessantes, tais quais o Museu de Frederic Chopin, o Museu Polin sobre a História dos Judeus Poloneses e o Museu do Levante.
Nós visitamos o Museu do Chopin, situado em um lindo palácio barroco, o Ostrogski Palace.
No acervo deste museu, encontramos bens pessoais do compositor, até mesmo os pianos que lhe pertenceram, além de bustos dele. No andar inferior, há stands de música, onde o visitante pode ouvir todas as obras do artista e aprender um pouco mais sobre a diferença entre seus estudos, baladas, noturnos, prelúdios e mazurcas.
Veja, ainda, nossa viagem completa pela Polônia, bem como nossos posts sobre Auschwitz e Cracóvia.