Confira esse post sobre a magnífica Geleira Perito Moreno, na Argentina, uma das maiores belezas naturais do mundo.
Geleira Perito Moreno, na Argentina
A Geleira Perito Moreno é, em minha opinião, a mais bela atração natural da Argentina.
Claro que há outras geleiras no país, mas Perito Moreno ocupa um lugar especial em minha memória.
Além disso, é uma atração de fácil acesso e que conta com excelente acessibilidade.
El Calafate
El Calafate, situada na Patagônia Argentina, é a cidade mais próxima do glacial Perito Moreno.
A cidade leva esse nome porque “calafate” é uma frutinha vermelha típica da região, excelente para fazer doces e sorvetes.
A pequena vila é encantadora, pois está situada na beira do Lago Argentino (o maior lago da Argentina) e na base da Cordilheira dos Andes. Além disso, ela é repleta de lojinhas, chocolatarias e muitos restaurantes, todos bastante charmosos.
A partir de El Calafate, apanhamos um táxi para ir até o Parque los Glaciares, onde se situa o Glacial Perito Moreno.
Mas há agências na cidade que também fazem este passeio.
Geleira Perito Moreno
O Parque los Glaciares situa-se a aproximadamente 80 km de El Calafate e a primeira parada é a “Curva dos Suspiros”, a partir de onde já se pode avistar o Glacial Perito Moreno.
A razão desse nome é evidente: é definitivamente impossível não pasmar diante daquela visão.
Aproximamo-nos, então, do glacial Perito Moreno, que é simplesmente fantástico: um paredão de gelo, formado por neve cristalizada sobre afluentes de rios que deságuam no Lago Argentino.
A geleira tem tonalidades azuis, ao passo que é constituída por formas geométricas interessantíssimas.
Caminhamos sobre as passarelas construídas especialmente para visualização do glacial e que proporcionam, portanto, sua visualização por vários ângulos.
Diz-se que o glacial não é apenas para ser visto, mas, também, para ser ouvido, pois ele “canta”. Na realidade, o gelo está sempre se acomodando e desmoronando, causando estampidos e estrondos.
Tivemos o privilégio de presenciar um desses desmoronamentos, quando uma grande viga de gelo desprendeu-se do paredão e lançou-se à água, causando até mesmo ondas.
É possível, ainda, fazer trilhas e caminhadas sobre o gelo, além de sobrevoar a geleira. Há agências especializadas em fazer esse tipo de atividade, pois é necessário o uso de equipamento especial.
Não deixe de conferir nosso roteiro completo pela Patagônia Argentina e Chilena, bem como nossos posts sobre a Península Valdés, Patagônia Argentina, Ushuaia, Região dos Lagos Argentinos e Patagônia Chilena (Torres del Paine).