Península Valdés, na Argentina
Em minha opinião, um dos locais mais belos da Patagônia Argentina é a Península Valdés.
Ela mescla, ao mesmo tempo, paisagens áridas com a beleza do Oceano Atlântico. Além disso, ela ostenta uma fauna fabulosa, composta por baleias franco austral, pinguins, leões marinhos, focas, e muitos, muitos pássaros.
Para chegar até a Península Valdés, apanhamos um voo de Buenos Aires para Trelew e lá alugamos um veículo. Em seguida, dirigimos até nosso destino, por estradas de cascalho e terra. No entanto, há quem prefira fazer o trajeto inteiro de carro.
Nosso primeiro ponto de parada na Península Valdés foi o Mirante, o qual, além de proporcionar uma vista maravilhosa da costa, ainda nos possibilita avistar baleias.
Puerto Pirámides
Indo mais adiante na Península Valdés, chega-se, por fim, à pitoresca vila de Puerto Pirámides.
Essa pequenina vila tem uma paz inexplicável, uma magia envolvente.
Ali, em Puerto Pirámides, contratamos um passeio de barco para ver baleias, que é a atração mais procurada da região.
O passeio durou por volta de duas horas e tivemos visões incríveis de baleias do tipo franco austral. Uma delas chegou tão perto do nosso barquinho que sua cauda tocou o fundo do bote.
Elas tinham aproximadamente 16 metros de comprimento e pesavam algumas toneladas, sendo que estavam acompanhadas de filhotes.
Voltamos completamente estupefatos com a experiência magnífica de navegar tão próximos às baleias!
Punta Delgada, Punta Cantor e Caleta Valdés
Percorremos toda a Península Valdés, passando pelas Salinas “Chica” e “Grande”; por Punta Delgada, onde avistamos leões e elefantes marinhos, bem como por Punta Cantor e Caleta Valdés, onde há um interessante istmo que margeia a costa.
Salina Grande
Punta Cantor
Mais à frente, cerca de 3 km, paramos em um local onde se poda avistar pinguins do tipo “Magalhães”:
Por fim, não deixe de conferir nosso roteiro completo pela Patagônia Argentina e Chilena, bem como nossos posts sobre a Patagônia Argentina, Perito Moreno, Ushuaia, Região dos Lagos Argentinos e Patagônia Chilena (Torres del Paine).