Foto acima: San Andrés, Colômbia, por melhoresdestinos.com.br
O que fazer em San Andrés, no Caribe Colombiano
Estávamos em meio a um roteiro pela Colômbia, quando, então, resolvemos conhecer o Caribe Colombiano.
Confira neste post, portanto, o que fazer em San Andrés, em um roteiro de 4 dias.
A ilha de San Andrés, que fica no mar do Caribe, é o típico paraíso tropical, com praias de areias branquinhas e mar azul turquesa.
Chegando à ilha, fomos primeiramente deixar nossa bagagem na pousada Retreat Homeaway, uma espécie de flat, com cozinha, sala, banheiro privativo, pagando aproximadamente R$200,00 por dia.
Dia 1
San Andrés é uma linda ilha da Colômbia, tipicamente caribenha, com forte influência da cultura rasta / reggae, mata exuberante e banhada por deslumbrantes águas azuis (diz-se que há sete tons de azul nos mares de lá). Há atrações em San Andrés para todos os gostos.
San Andrés é um pouco mais pobre do que as demais ilhas do Caribe: em contrapartida, é mais inexplorada e mais preservada. Alugamos uma scooter (90 mil pesos colombianos) e demos a volta completa na ilha, passando por todas as praias (leva-se em torno de uma hora). As praias são lindas, porém, a maior parte delas é repleta de corais, sem areia.
San Luis
Paramos em uma das poucas praias de areia, chamada San Luis (muito bonita), onde passamos a tarde toda (lagartixar uma tarde na praia é sem dúvida uma das melhores opções de o que fazer em San Andrés).
Sentamos, então, no adorável bar/restaurante de praia Dona Francesca. Sua decoração é inteiramente feita com corais e conchas.
Comemos polvo (o melhor que já comi na vida!).
Além disso, tomamos micheladas (cerveja juntamente com limão espremido e sal).
Rocky Cay
Seguimos, mais tarde, até a próxima praia, chamada Rocky Cay, de onde se pode ir caminhando, por dentro do mar, até uma ilhota, que fica logo em frente. De lá, é possível igualmente avistar os restos de um navio encalhado que naufragou nos anos 30.
É uma das mais belas atrações em San Andrés.
À noite, passeamos no calçadão da orla e na Zona Rosa, que fica no centrinho urbano da ilha e está cheio de bares, restaurantes, bem como lojas. A ilha de San Andrés é uma zona franca (ou seja, com muitas lojas duty free) e, para quem adora comprar, é uma boa opção de o que fazer em San Andrés.
Por fim, tomamos um chopp e depois jantamos uma deliciosa pizza de frutos do mar.
Dia 2
Logo cedo, fomos de scooter até a Big Lagoon (Laguna), bem como até a Caverna de Morgan. Morgan era um famoso pirata inglês que vagava pela ilha, lá escondendo os tesouros obtidos como resultado de suas pilhagens contra navios espanhóis. Nesse sentido, ele era mais um dos tantos piratas que povoava a ilha de San Andrés.
Passamos o restante do dia na praia Rocky Cay (aquela do naufrágio), apenas relaxando. Sentamos em um barzinho / restaurante de praia, tomamos cerveja, juntamente com camarão empanado no coco ralado (simplesmente maravilhoso!)
Dia 3
Isla del Acuário
Fizemos um lindo passeio com a agência Providência Travel, que é definitivamente uma das melhores atrações em San Andrés. Fomos de barquinho até a Isla del Acuário, bem como à ilha Jonny Cay.
A água na Ilha do Aquário era extremamente límpida e transparente, com tons de azul deslumbrantes.
Assim, fizemos mergulho livre com snorkel e vimos diversos peixes de vários tamanhos e cores, além de uma raia manta.
Jonny Cay
Depois, seguimos para a ilha de Jonny Cay, que é bem animada – cheia de barraquinhas que vendem bebidas e tocam música, especialmente reggae e ritmos caribenhos, como reggaeton, rumba e salsa).
Lá a cultura rasta/reggae é bem aflorada.
Tomamos piña colada e “coco loco”, a bebida típica da ilha, que mistura vários destilados e licor de morango, servida na casca do coco.
Retornamos do passeio e almoçamos em uma enoteca, lagostim, com vinho branco.
Dia 4
Já no final de nosso passeio em San Andrés, caminhamos até a praia do centro, que também é muito bonita.
Entramos na água e depois almoçamos em um restaurante à beira-mar, que tocava salsa e merengue ao vivo.
Apanhamos o voo de volta para Cartagena e fomos apreciando a vista, da janela do avião.
Confira, ainda, o post sobre nosso roteiro na Colômbia, incluindo Cartagena e Parque Tayrona, bem como outros destinos na América, como Panamá, México, Bolívia e Peru e Patagônia Argentina e Chilena.
E por falar em Caribe, não deixe de conferir o post da Iza, do blog de viagens Mundo Viajante, sobre Maragogi, o caribe brasileiro!
Pingback: roteiro na Colômbia - Cartagena - San Andrés - Tayrona
San Andres está muito na minha lista de desejos para 2022, espero poder realizar e seu post vai me ajudar muito.
Tomara que a pandemia não estrague seus planos! Vamos torcer para isso acabar logo!