O que fazer em Bangkok?
Confira esse post sobre o que fazer em Bangkok, a vibrante capital da Tailândia.
À primeira vista, Bangkok pode ser um pouco assustadora: ao invés de uma cidade pacífica e meditativa, encontramos uma metrópole caótica, barulhenta, com muitos prédios, trânsito intenso e milhões de pessoas se espremendo nas calçadas.
Em outras palavras, nada “zen”.
Porém, depois de um tempo de adaptação, começamos a nos dar conta da beleza e excentricidade da cidade. Isso porque, em meio ao caos, emergem magníficos templos de séculos passados e sua cultura única é envolvente.
Por fim, depois de alguns dias, acabamos nos apaixonando pela cidade!
Como explorar Bangkok
Para fugir do trânsito, a melhor maneira de se locomover em Bangkok é por “tuk-tuk”. Trata-se de uma moto, que puxa uma espécie de charrete. E não adianta se estressar: inevitavelmente os motoristas vão te levar a diversas lojas de parentes e amigos, para tentar te empurrar alguma mercadoria, pois esses comerciantes lhes fornecem gasolina como recompensa.
Locomover-se de barco, ao longo do rio Chao Phraya, é igualmente muito vantajoso. É uma excelente opção de transporte público, pois, além de fugir do trânsito, proporciona uma vista contemplativa das margens do rio.
Veja, a seguir, as principais atrações da cidade.
Wat Traimiti e Golden Buddha
O delicado templo Wat Traimit abriga o Grande Buddha de ouro maciço (sim, OURO MACIÇO).
Ele mede 3 metros de altura e pesa 5,5 toneladas.
Wat Suthat
O belo templo Wat Suthat tem o telhado feito de ladrilhos amarelos e verdes e ornamentos dourados. Esse templo começou a ser construído pelo Rei Rama I, da Tailândia, e foi posteriormente finalizado por seus sucessores, Rama II e Rama III.
Dentro do santuário, existem dois templos, sendo que, em seu interior, há um dos maiores Buddhas de bronze existentes, bem como afrescos e painéis retratando cenas da vida desse homem sagrado.
Uma das coisas que mais chama a atenção nesse templo é a fileira de budas dourados, margeando a parte interna dos muros.
É um lugar bastante pacífico e inspirador.
Golden Mountain e Templo Wat Saket
A Golden Mountain se trata de uma estupa dourada, localizada no topo de um morro artificial, ao lado externo do templo Wat Saket.
O templo Wat Saket é igualmente espetacular, com fileiras de Buddhas na parte externa do pátio, telhados ornamentados com ladrilho azul e dourado e, também, um belo jardim.
Ali, podemos ver monges budistas entoando cânticos.
Os monges habitam os diversos templos espalhados pela cidade e vivem primordialmente de doações!
Wat Ratchanaddaran
O intrigante templo Wat Ratchanaddaran, também belíssimo, é todo branco, com estupas de pedra negra.
Ele conta com estilo arquitetônico birmanês.
Wat Arun
O magnífico templo Wat Arun é um dos mais belos da cidade. Ele tem um estilo próprio, bem marcante. Foi construído no século XVII (com algumas partes acrescentadas no séc. XIX) e seu nome homenageia a deusa Aruna, significando “templo do amanhecer”.
A torre principal conta com 82 metros de altura, em estilo Khmer, e é inteiramente feita de mosaicos de porcelana colorida.
A torre do complexo, por sua vez, proporciona uma bela vista panorâmica.
Wat Pho
O templo Wat Pho, também chamado de Wat Chetuphon, é o maior e mais antigo templo em Bangkok, sendo que sua construção iniciou-se no século XVI.
Ele abriga o impressionante Buddha deitado, que conta com 46 m. de comprimento e 15 m. de altura e é todo folheado a ouro, com detalhes em madrepérola.
A estátua ilustra o momento em que Buddha passa ao nirvana.
O Wat Pho contém, ainda, quatro estupas, cada qual de uma cor, feitas de mosaicos de porcelana. Cada uma delas homenageiam um rei da dinastia Chakri da Tailândia, ou seja, os “Ramas”.
Em volta do enorme bòt principal, há um corredor com 394 budas. Os restos mortais de Rama I estão enterrados em uma das salas.
Por fim, no interior do templo, há um salão de massagens e vale muito a pena se entregar às profissionais.
Cuidado com o velho golpe…
É preciso ficar atento na saída do Wat Pho, pois ali há supostos “vigilantes” que nos abordam e dizem que nossos tickets incluem mais uma atração. Em seguida, ele nos enfia dentro do tuk-tuk de um de seus comparsas, o qual nos leva até um pequeno templo que não tem nenhum atrativo.
Depois, na volta, ele nos faz parar em diversas lojas de amigos. Como resultado, acaba-se perdendo a tarde.
Porém, o importante é não perder a calma, até porque esse tipo de “golpe” é bastante comum na Tailândia.
Wat Mahatat
O pequeno templo Wat Mahatat não é um ponto turístico, sendo, portanto, um excelente lugar para meditar e se conectar consigo mesmo.
Dica:
Em Bangkok, podemos encontrar diversas agências de turismo T.A.T. (Tourist Authority in Thailand), de propriedade do governo. Dessa forma, elas vendem pacotes internos (passagem e hotéis) para as ilhas e também day tours pelos arredores de Bangkok, a preços muito bons.
Khon – a ópera Tailandesa
Khon é uma apresentação artística típica da Tailândia. Trata-se de uma encenação dramática, que retrata passagens do épico tailandês Ramakian (em síntese, a versão tailandesa do épico indiano Ramayana).
Anteriormente, era apresentado somente à alta nobreza. Atualmente, foi popularizado e é acessível a todos.
Há quatro personagens na trama, ou seja, o rei, a rainha, o macaco e o demônio. Segundo esta lenda, o Rei Rama, com o auxílio do macaco Hanuman, tenta resgatar sua esposa Sita, sequestrada pelo demônio. As vestes, máscaras e adornos são ricamente ornamentados, ao passo que a encenação é embalada por música típica tailandesa.
É possível assistir às apresentações no belo Royal Theather.
Wat Phra Kaew
O magnífico templo Wat Phra Kaew é o mais famoso templo de Bangkok.
Este monumento foi construído por Rama I da Tailândia e seus sucessores, a partir do ano 1782.
Era, naquela ocasião, a residência oficial dos reis Rama I até Rama IX, sendo que este último abriu o complexo ao público e mudou a casa oficial para outro local.
Existem três estupas principais: uma dourada, em estilo do Sri Lanka, uma escura, em estilo tailandês antigo e outra, por fim, em estilho Khmer.
O complexo abriga várias estátuas de personagens do épico Ramakian, tal qual o demônio, o macaco Hanuman, entre outros.
O acompanhamento por um guia é obrigatório e não é permitido entrar no templo usando saias curtas ou shorts.
Lak Meuang
O Lak Meuang é uma área, em frente ao templo Wat Phra Kaew, com pequenos espaços para oração. Lá se encontra um pilar de madeira, erguido em 1782 para celebrar a fundação de Bangkok como capital da Tailândia.
Na entrada, há um pequeno palco com apresentação da dança Lakhon Chatrii, uma versão mais popular do Khon, com vestimenta parecida, porém, mais simples.
Benchana Bobit
O templo Benchana Bobit é todo feito em mármore carrara.
Foi construído pelo Rei Rama V, para abrigar uma das mais belas estátuas do Buddha na Tailândia, com flamas na cabeça.
Nas imediações, está a mansão Vimanmek, que também foi residência do Rei Rama V e é uma das maiores residências de madeira do mundo.
Muay Tai
Enquanto estiver em Bangkok, vale a pena assistir a uma luta do original boxe tailandês – Muay Tai.
Nesse sentido, o estádio Rajadamnern é um bom lugar para ver esse evento.
Show de Pompoarismo na Tailândia
Embora seja um programa inusitado, é muito interessante assistir a um show de pompoarismo em Bangkok.
O local da apresentação é um pequeno, mas muito respeitável, prostíbulo.
Por outro lado, o show acontece em uma espécie de teatro e quando as apresentadoras ganham o palco, elas realizam todo o tipo de peripécia com suas hábeis vaginas, de forma muito artística.
Seus pequenos sexos operam verdadeiros milagres: fumam, apagam velas do bolo, tocam corneta, arremessam dardos (e que mira!), picotam papel com giletes lá introduzidas, abrem garrafas, entre outros.
Ganhei um gentil bilhetinho com os dizeres: “Welcome to Bangkok Alexandra“, sim, escrito pela perseguida! Inesquecível!
Por fim, não deixe de conferir nosso roteiro completo pela Tailândia, bem como nossos posts sobre Ayutthaya e Litoral da Tailândia.