Atrações em Bonito
Confira esse post sobre as melhores atrações em Bonito.
A jornada até o Centro-Oeste do Brasil
Dando continuidade à incursão pelas belezas naturais de nosso amado país, dessa vez, nossos destinos foram Pantanal, Chapada dos Guimarães e Bonito, entre outros pontos menos afamados que tivemos o prazer de desbravar.
Estávamos em meio a uma viagem de carro pelo Centro-Oeste do Brasil e um de nossos destinos era Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Neste post, estão apenas os relatos sobre as atrações em Bonito. Por outro lado, para conferir o roteiro completo, acesse Bonito, Pantanal e Chapada dos Guimarães.
Início do roteiro em Bonito-MS
Bonito, no Mato Grosso do Sul, é sem qualquer sombra de dúvidas um dos lugares mais incríveis de nosso país. O adjetivo que define o lugar está, inclusive, em seu nome, ou seja, Bonito.
Conhecer Bonito foi definitivamente a realização de um sonho!
Dia 1
Depois que paramos em Campo Grande-MS, para almoçar, seguimos até Bonito e chegamos ao nosso destino final às 19h30. O centrinho de Bonito-MS é uma graça, pois as ruas são bem cuidadas e muito limpas e há muitas lojas, restaurantes, bem como bares. É, nesse sentido, um lugar muito agradável.
Logo que chegamos na cidade, nos hospedamos no CLH Suítes, da rede Che Lagarto. O hotel é perfeito, em síntese, com excelentes instalações, limpeza impecável e preço justo. À noite, por fim, exaustos da estrada, saímos para comer uma deliciosa pizza no Zapi Zen, regada a vinho.
Dia 2 – Nascente Azul
Ainda de manhã, fomos primeiramente à nossa agência, Bonitour, pegar os vouchers dos passeios, que são tabelados pela central de turismo do município. É necessário reservar os passeios de antemão, por intermédio de uma agência, com uma certa antecedência, pois há um limite máximo diário de pessoas que podem visitar cada uma das atrações em Bonito.
No entanto, uma excelente alternativa é fechar pacotes, com os passeios já inclusos. Dessa forma, a viagem fica mais confortável e você não precisa ir até a agência retirar seu voucher a cada atração. Confira aqui mais detalhes sobre esses pacotes para visitar as atrações em Bonito.
Na parte da tarde, fizemos, então, o passeio da Nascente Azul, que se trata da nascente do Rio Bonito.
Chegamos ao balneário, que conta com excelente infraestrutura, oferecendo atrações diversas, tais como caiaque, tirolesa, piscina natural etc.
Parque da Nascente Azul:
Em seguida, uma guia nos conduziu pela trilha, que conta com aproximadamente 1,5 km e margeia o rio, até chegar à sua nascente. Nesse meio tempo, ela nos explicou um pouco sobre a bacia hidrográfica e a geologia de Bonito-MS, inclusive sobre as formações de calcário.
Esclareceu que estamos no Planalto da Bodoquena e as águas que aqui nascem irrigam o pantanal. Há um resquício de mata atlântica, juntamente com cerrado na região. Acrescentou, ainda, que a água é calcária e isso influencia igualmente nas formações rochosas e sedimentos do leito dos cursos d’água.
No caminho, apanhamos o equipamento de flutuação (roupa de neoprene, bem como colete), que já está incluso no preço do passeio. Não é permitido tocar o fundo do rio com os pés, para que não seja levantada areia.
Chegamos à nascente e entramos na água, que estava a uma temperatura de aproximadamente 22 graus, embora, o lado externo estivesse bem mais frio. A água era de uma cor azul marinho impecavelmente cristalina. A nascente encontra-se dentro de um poço com profundidade de aproximadamente 7 metros.
Flutuamos ao longo de aproximadamente 200 metros e avistamos, assim, muitos peixes (diversas subespécies de piraputanga, que é o peixe mais encontrado em Bonito-MS).
Dia 3 – Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel e trilha de 4×4
Gruta do Lago Azul
Foi necessário madrugar no dia de hoje, para que pudéssemos fazer o passeio à Gruta do Lago Azul, cartão postal e uma das principais atrações em Bonito. Trata-se de uma gruta calcária, repleta de formações do tipo estalactites e estalagmites. O fundo, por sua vez, contém água de coloração azulada, graças ao magnésio ali presente.
Fizemos uma pequena trilha até a entrada da gruta e lá descemos uma escadaria de pedra. Porém, não demos muita sorte, porque fomos no passeio das 7h20 e esse horário não tem muita luminosidade, de modo que a água não estava muito azul. Ou seja, é melhor ir nas horas mais claras do dia.
Gruta de São Miguel
Seguimos, então, para a gruta de São Miguel, que fica nas proximidades. Enquanto aguardávamos a saída de nosso grupo, avistamos vários animais, como tucanos e macacos prego. As araras voavam preguiçosamente de uma árvore a outra ou paravam no gramado para comer sementes de girassol. O tucano, por outro lado, passou timidamente, ao fundo. Já os macacos vieram em bando, sorrateiramente, um a um, por detrás da copa das árvores.
Apanhamos a trilha, em uma plataforma suspensa, sobre a copa das árvores. O guia nos explicou detalhadamente várias coisas interessantes sobre o processo químico de formação das cavernas.
Nos mostrou, ainda, as formações de estalactites, estalagmites, coraloides, travertinos etc.
Tivemos a sorte de ver uma coruja suingara e, dentro da caverna, pudemos ver algum regurgito dessas tímidas aves.
Uma aventura de 4X4 em Bonito-MS
Na volta, paramos no evento de 4×4 que estava acontecendo no Resort Zagaia. Ali no evento, comemos um churrasquinho e brincamos na gangorra de carros. Depois, fizemos uma trilha com o grupo (trilha boiadeiras). Foi absolutamente incrível e inesquecível! Havia diversos 4×4 (Troller, Jimny, caminhonetes, buggies, quadriciclos, gaiolas etc.) e todos passamos em atoleiros difíceis de cruzar. Ao final, os motoristas saíram cobertos de lama, da cabeça aos pés.
Depois de terminar a trilha, sentamos no bar chamado Taboa, na rua principal da cidade, que tem música ao vivo.
Dia 4 – Rio do Peixe e Aquário Natural da Baía Bonita
Rio do Peixe
Pela manhã, fizemos o passeio do Rio do Peixe, que também fica dentro de uma fazenda. Próximo à entrada, vieram nos recepcionar antas, macacos-prego e araras.
Percorremos as margens do rio, por uma trilha suspensa, avistando seu leito, de cor verde esmeralda, passando, ainda, por lindas cachoeiras (em torno de 6).
A última e mais interessante é chamada Poção. Tem profundidade de 5 metros, onde deságua uma queda. As pessoas mais corajosas pulam de um deck de madeira, dentro desse poço.
Na volta, passamos, também, pela cachoeira do elefante.
Aquário Natural da Baía Bonita
Retornamos à cidade após o almoço e, na parte da tarde, fomos ao Aquário Natural da Baía Bonita.
É um excelente lugar para flutuação e uma das mais populares atrações em Bonito, pois há muitas piraputangas, dourados, piaus, entre outros peixes menores. As águas provêm de diversas nascentes e podemos ver a areia revolta nos locais onde elas brotam.
A cor é de um azul marinho intenso, ao passo que a vegetação, ao fundo do rio, é alta e esverdeada.
Dia 5 – Rio da Prata
Hoje fizemos um passeio incrível, qual seja, o do Rio da Prata. Entre todos os passeios pelas atrações de Bonito, consideramos esse o mais interessante. Para chegar ao local, primeiramente, é preciso dirigir até uma fazenda, que se trata de uma RPPN – reserva particular do patrimônio natural. Em seguida, faz-se uma pequena trilha de aproximadamente 2 km até a nascente do olho d’água.
A água é cristalina e de um azul intenso e, assim como todas as águas nessa região, sua cristalinidade deve-se ao carbonato de cálcio presente nas nascentes. Isso porque o carbonato de cálcio, em contato com a água, faz toda a matéria orgânica decantar, deixando, portanto, a nascente muito límpida.
Avistamos muitos peixes, tais como cardumes de dourados e de pacus (do preto), piraputangas de várias cores, cascudos e pequenos peixinhos coloridos.
Vimos, também, o orifício de onde brotam as águas, que reviram as areias do fundo.
Flutuamos por aproximadamente 1 km e 800 m.
Almoçamos, mais uma vez, na fazenda onde se situava a atração.
Buraco das Araras
Na parte da tarde, fomos ao curioso Buraco das Araras, cuja geografia é interessantíssima. Trata-se da maior dolina da região. Uma dolina nasce quando, no subsolo, ao longo dos milhões de ano, forma-se uma cavidade parcialmente oca e forrada de água. Dado momento, o solo sobre a cavidade não suporta e acaba por ceder, formando um buraco.
Este especificamente, do qual estamos falando, conta com aproximadamente 100 metros de profundidade. O fundo é coberto de vegetação e de água, em cuja superfície há uma espessa camada de fitoplâncton. As araras sobrevoam o buraco e descem, majestosamente, em voo rasante. Apanhamos, então, uma pequena trilha até dois mirantes.
No caminho de volta, vimos um lobinho!
À noite, jantamos na Casa do João, um restaurante famoso da cidade, cuja especialidade é comida regional. Pedimos um pintado com molho de urucum, o qual comemos avidamente!
Dia 6 – Boca da Onça
Neste dia, fizemos a trilha ecológica da Boca da Onça. O passeio é dentro de uma fazenda, que também é uma RPPN.
As trilhas são bem demarcadas, com tábuas e escadas de madeira.
Comecei, primeiramente, fazendo um rapel, de 90 metros, e definitivamente sugiro incluir essa aventura no seu roteiro pelas atrações em Bonito.
A vista era magnífica, pois era possível visualizar as montanhas, entrecortadas pelo Rio Salobra, de águas verde-esmeralda.
Ao final, retoma-se a trilha, que passa por diversas cachoeiras interessantíssimas. Todas têm tufas calcárias, as quais formam interessantes relevos.
A primeira e maior é a Cachoeira Boca da Onça, de 156 metros de altura, cuja forma lembra a face de uma onça.
O local conta com uma rica fauna e podemos avistar, sobretudo, macaquinhos.
Outras cachoeiras:
Continuamos a trilha e passamos também pela cachoeira do Fantasma (a formação rochosa da cachoeira lembra um fantasma) e do Macaco. Esta última é um poço, de aproximadamente 4 metros e é possível chegar até a queda d’água passando debaixo de uma pequena gruta.
Entramos na água, que estava aproximadamente 10o graus e eu obviamente não aguentei por muito tempo…
Por fim, passamos pelas lindas cachoeiras da Anta, do Jabuti e da Cotia, todas com tufas calcárias, que formam degraus e piscinas naturais, de água cristalina.
O processo de formação dessas cachoeiras é peculiar, pois todo o material orgânico que cai sobre as águas, como folhas, galhos e até mesmo as árvores que ali crescem vão se calcificando.
Último dia em Bonito-MS – Rio Sucuri
Em nosso último dia curtindo as atrações em Bonito, fizemos a flutuação do Rio Sucuri, que tem esse nome em razão do formato de seu leito, em curvas. Esta atração também fica em uma fazenda RPPN.
Antes de chegar à nascente, inicialmente, fizemos uma trilha ecológica, na mata.
Em seguida, fizemos a flutuação, percorrendo o rio até o final.
Para mais destinos relacionados a ecoturismo, veja igualmente os posts sobre AMAZÔNIA, MARANHÃO, JALAPÃO (TO, BRASIL, FERNANDO DE NORONHA, SALTO DO SUCURIÚ, NOBRES, PANTANAL, CHAPADA DOS GUIMARÃES e ILHABELA.
Além disso, não deixe de conferir as dicas da Elizabeth Werneck, sobre Grupos de Viagem no WhatsApp.
Nossa,o passeio é em Bonito é um de meus sonhos próximos. Sou psicopata pela Lagoa Azul. Ela é linda e encantadora. Quantas paisagens maravilhosas. Adorei esse seu roteiro, vou segui-lo.
hahahaha adorei saber que você é a louca da lagoa azul kkkkk. Nossa, você vai adorar Bonito e também o Jalapão, então.
Seu post é pura inspiração. Eu ainda não conhece bonito e sou doida pra ir lá ver toda essa natureza. Suas dicas são ótimas! Valeu!
Que bom Sonia! Espero que o post seja útil quando você for para lá! É um lugar imperdível no Brasil!
Que bacana as atrações em Bonito! eu adorei essa gruta, a cor da água impressiona né? Arrasou nas suas dicas, já quero conhecer
É realmente um lugar repleto de coisas muito diferentes e maravilhosas! Vale a pena conhecer!
Suas fotos me deixaram com vontade de conhecer Bonito! Sempre faço viagens mais urbanas, mas to em busca de natureza ultimamente
Eu era bem urbana e nos últimos anos tenho procurado estar mais em meio à natureza! A gente vai mudando rsrsrs.
Adorei conhecer as principais atrações de Bonito. Confesso que as Grutas de São Miguel me despertaram particular interesse.
Eu também adorei a Gruta de São Miguel! Muito diferente!
Excelente saber que em uma semana conseguimos fazer uma viagem tão completa em Bonito. Não sabia que era preciso já reservar as atrações com antecedência, dica de ouro essa. Não vejo a hora de conhecer esse paraíso.
É realmente um paraíso! Daqueles com P maiúsculo!!! hehehe
As atrações em Bonito são um verdadeiro espetáculo da natureza. É impossível não olhar para essas fotos e ler esse texto e não querer vivenciar uma experiência parecida. Está de parabéns no relato.
Que bom que você gostou, Lu! Obrigada pelo carinho!
Amei o passeio em Bonito!
É um de meus próximos destinos.
Sou louca para conhecer a Lagoa Azul, perfeita né?
Já salvei suas dicas de atrações em Bonito para usar em breve.
Olá Hebe! É um lugar realmente maravilhoso!
Eu estava com tudo pronto para ir à Bonito quando a pandemia começou! 🙁 As atrações são maravilhosas! Espero que em breve possa refazer meu roteiro.
Se Deus quiser em breve você conseguirá ir para lá e aproveitar muito!
Gente, que post incrível sobre as atrações em Bonito! Eu sou doida pra conhecer, poder fazer as flutuações e adorei o passeio de 4×4, bem aventureiro haha, quero colocar na minha lista de coisas para fazer por lá também.
Olá Juliana! Tudo é incrível por lá! E acrescentar o passeio de 4×4 realmente deu um toque a mais na viagem!
Eu adorei conhecer Bonito. Suas dicas estão incríveis. Algumas dessas atrações não consegui visitar porque estava viajando com meus pequenos.
Olá Angela! Teve atrações que eu também não consegui visitar, porque estavam fechadas para manutenção. Acontece né rsrs.
Tenho muita vonyade de conhecer Bonito e é claro que depois de ler sua postagem a vontade ficou maior.
É um lugar que definitivamente vale a pena conhecer!