O que fazer em Capitólio?
Capitólio é uma cidade no Estado de Minas Gerais, às margens das águas da Represa de Furnas.
Também conhecida como “Mar de Minas”, a região é de grande beleza natural, sendo repleta de cachoeiras, lagoas, cânions, entre outros.
As formações rochosas em camadas ou “degraus”, por onde escorrem belas cachoeiras, são a marca registrada de Capitólio.
As atrações em Capitólio são variadas e incluem passeios de barco, de 4×4, de balão, banhos em cachoeiras, caminhadas e muito mais.
A região conta com tantos atrativos que já vou logo avisando: você não vai conseguir conhecer todos de uma só vez.
Mas o que fazer em Capitólio, então?
Essa é uma pergunta fácil e ao mesmo tempo difícil de responder, porque ali tem muita coisa bonita!
O que fazer em Capitólio depende muito da disposição e do gosto do viajante. Há dezenas de cachoeiras de borda infinita, passeios de barco, trilhas de 4×4, caminhadas, e também restaurantes e bares.
Como é impossível conhecer tudo, visitamos apenas alguns pontos turísticos, de acordo com nossa disponibilidade de tempo, ou seja, três dias.
Veja, a seguir, então, um pequeno roteiro de o que fazer em Capitólio em três dias.
1º Dia
Passeio de barco
O passeio de barco é um “must” em Capitólio, pois é a melhor forma de conhecer os cânions de Furnas.
É uma das mais procuradas atrações em Capitólio, abrangendo, em suma, a navegação pelo rio beirando os cânions, a passagem pela Lagoa Azul (por baixo), o Vale dos Tucanos, a Cascatinha, entre outros.
Para ser absolutamente sincera, não gostei muito desse passeio, porque, quando fui, estava superlotado. Havia muitas pessoas ouvindo música alta nos barcos (uma pior que a outra). Além disso, os barcos e as pessoas mal conseguiam transitar pelas atrações.
Porém, infelizmente, não tem outra forma de conhecer esses pontos turísticos, os quais, apesar disso, têm grande beleza natural.
Mas vale a pena fazer esse passeio? Definitivamente, sim. Contudo, opte por um dia durante a semana e sempre fora de feriados.
Mirante dos Cânions
O Mirante dos Cânions é um ponto de parada quase que obrigatório na Estrada MG-050 e dá uma ideia da imensidão do lugar.
Mas não se aborreça por esperar na fila para tirar suas fotos.
Cachoeira Eco Parque
A Cachoeira Eco Parque é uma das melhores atrações em Capitólio, pois é um excelente lugar para interação com a natureza.
A cachoeira é longa, ampla e conta com diversos pontos para banho.
A geografia do lugar parece uma obra de arte divina e, além disso, o local conta com boa infraestrutura.
O site deles é https://canyoncascataecoparque.com.br .
Cascatinha
Além de ser um dos pontos de parada durante o passeio de barco, a Cascatinha também pode ser vista de cima, quando se visita o Eco Parque.
Isso porque a caminhada ao longo da cachoeira do Eco Parque termina na própria Cascatinha.
2º Dia
Pedreira da Lagoa Azul
Esse foi um dos passeios em Capitólio que mais gostamos, pois adoramos fazer trilha de 4×4 e estávamos com nosso valente Suzuky Jimny. A subida até o topo da pedreira é uma aventura, principalmente porque o caminho não é demarcado e você acaba se perdendo diversas vezes.
Chegando ao topo da pedreira, você se depara com lindas lagoas verdes.
Esse passeio somente pode ser feito em um veículo 4×4, então, caso não tenha um, contrate uma agência especializada.
Cachoeiras Pé da Serra e Paraíso Perdido
A Cachoeira Pé da Serra foi, em nossa opinião, a mais bela que visitamos em Capitólio.
Com um longo leito e belas formações rochosas, a cachoeira conta, ainda, com diversos poços de águas verde-esmeralda, excelentes para banho.
A partir de determinado ponto, ela muda de nome, passando a se chamar Cachoeira Paraíso Perdido, que é igualmente muito bonita e conta com diversos poços de borda infinita.
Você pode incluir em sua lista de “o que fazer em Capitólio” uma tarde inteira por ali, para percorrer ambas as cachoeiras a pé, parando ocasionalmente para se refrescar nos poços.
Tanto na Cachoeira Pé da Serra, quanto na Cachoeira do Paraíso, há restaurante e banheiros.
O site deles é http://cachoeiraspedaserra.com.br/ .
Cachoeira da Capivara
Nesse complexo, há igualmente duas cachoeiras, a da Capivara e a da Pedra Ancorada. A primeira conta com pequenos poços, que lembram banheiras, ao passo que a segunda conta com um poço maior, sendo ambas excelentes para banho.
3º Dia
Trilha do Sol e Poço Dourado
A Trilha do Sol é uma das mais belas atrações em Capitólio. Ela conta com apenas 3 km de extensão (ida e volta) e passa pela Cachoeira do Grito e pelo Poço Dourado.
Em geral, visita-se, primeiramente, a Cachoeira do Grito, que tem belos cânions.
Em seguida, caminhando-se até o Poço Dourado que, conforme o próprio nome diz, possui tonalidades douradas.
É possível, ainda, continuar caminhando por mais 100 metros, dentro da água (com ela na altura dos joelhos), chegando, por fim, a uma pequena cascata no fundo dos cânions.
Aquele cantinho tem uma energia inexplicável, não sei se em razão de sua cor dourada, ou dos raios de sol que penetram a mata, ou por ser isolado do resto do mundo, ou pelas centenas de pedrinhas empilhadas junto aos paredões, ou se por tudo isso junto.
Você definitivamente sai de lá com as baterias recarregadas.
Ali na Trilha do Sol há, ainda, um mirante:
Dicas de segurança para os passeios em Capitólio
Recentemente, houve um triste acidente, com 10 vítimas fatais, nos Cânions de Capitólio, amplamente veiculado nos noticiários. Um paredão se desprendeu e caiu sobre dois barcos.
Contudo, é possível visitar as atrações de Capitólio com segurança e apreciar tudo que a região tem a oferecer ao viajante. Basta seguir algumas dicas de segurança.
Contrate uma agência de passeio de barcos que tenha uma boa recomendação e que seja devidamente cadastrada no órgão de turismo (empresas clandestinas normalmente expõem seus clientes a maiores riscos).
Atente-se, ainda, que o barco deve estar em boas condições de navegabilidade e conter os equipamentos de segurança previstos em lei. Além disso, o condutor deve possuir habilitação para navegar.
É fundamental não exagerar na bebida alcoólica durante o passeio, pois o álcool afeta nossa capacidade de avaliar uma situação de risco. E lembre-se, use sempre colete salva-vidas!
Por fim, não seja ingênuo de pensar que suas habilidades superam a força da Mãe Natureza.
Onde ficar e onde comer em Capitólio?
Há algumas cidades na região, onde é possível se hospedar. Além disso, há alguns hotéis que margeiam a estrada. Porém, as atrações são, em regra, distantes umas das outras, então você acabará tendo que se deslocar um bocado. Dessa forma, recomendo o aluguel de um veículo, caso não esteja com seu próprio.
Quanto a onde comer, a maioria das cachoeiras tem restaurantes (buffet) e ao longo da estrada é possível encontrar outros restaurantes, bares e cervejarias.
Para mais cidades de Minas, acesse o post sobre Tiradentes, do blog de viagens Agarre o Mundo.
Confira, ainda, outras postagens do Turismo de Primeira sobre destinos nacionais: Aiuruoca-MG, Urubici-SC, Vale dos Vinhedos-RS, Chapada dos Guimarães-MT, Pantanal-MT, Nobres-MT, Amazônia-AM e Bonito-MS.
Pingback: Os Cânions de Capitólio - essa linda beleza natural e o que fazer na região
Pingback: Turismo no Jalapão: Confira esse roteiro naquele paraíso.