O que fazer na Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros é uma das mais fabulosas chapadas do Brasil e um dos pontos de maior encanto natural em nosso país, ao passo que é a maior expressão de beleza da paleta de cores do cerrado brasileiro.
Nesse sentido, ela é permeada de cânions, cachoeiras, cascatas, mirantes, lagoas.
As principais atividades a se fazer na Chapada são, em suma, a contemplação da natureza, caminhadas e trilhas, banho de cachoeira, observação da fauna e flora e até mesmo escalada.
A maior porção da Chapada dos Veadeiros está dentro de um Parque Nacional, que leva o mesmo nome.
Há três municípios que servem de base para explorar o local e suas belezas naturais, sendo elas, Alto Paraíso de Goiás, Vila de São Jorge e Cavalcante.
Alto Paraíso de Goiás é uma vila um pouco maior e conta com mais infraestrutura, sem, porém, perder seu charme. A vila possui mais opões de hospedagem, restaurantes, comércio, entre outros, contudo, fica aproximadamente a 35 km da entrada do Parque Nacional.
Já a Vila de São Jorge sequer é asfaltada e tem menos opções de hospedagem, mas, em contrapartida, fica na boca da entrada do parque. É onde mais gostei de ficar, em razão de seu ar “místico” e “alternativo”.
Cavalcante, por fim, é um pouco mais afastada (aproximadamente 80 km de Alto Paraíso) e é o melhor ponto de partida para se conhecer a Cachoeira Santa Bárbara, de águas extremamente azuis.
As atrações na Chapada dos Veadeiros podem estar dentro ou fora dos limites do Parque Nacional.
Confira, então, a seguir:
Passeios na Chapada dos Veadeiros FORA do Parque Nacional:
Vale da Lua
De deslumbrante e exótica beleza, o Vale da Lua realmente faz você pensar que está fora do Planeta Terra. Contudo, essa atração está fora do Parque Nacional, alguns quilômetros antes da portaria de entrada.
Cachoeiras Almécegas I e II
São duas cachoeiras de incrível beleza natural. Definitivamente, vale a visita!
Passeios na Chapada dos Veadeiros DENTRO do Parque Nacional:
No interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros há basicamente quatro circuitos principais. Quando o visitante chega à portaria do Parque, os funcionários fornecem explicações sobre os circuitos e igualmente passam um vídeo educativo.
Em geral, os circuitos não requerem a presença de um guia, pois o caminho é bem sinalizado por setas de diferentes cores. Por outro lado, a administração do Parque recomenda a contratação de um condutor local cadastrado, para enriquecer o aprendizado do visitante sobre o parque e aumentar sua segurança.
Confira os 4 circuitos no interior do Parque:
Travessia das Sete Quedas
É a trilha mais longa (23 km), exigindo, portanto, o pernoite no parque. É sinalizada pelas setas laranjas. Confira maiores informações no site do ICMBio e baixe o mapa desta trilha.
Trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeira
Ela conta com 11 km de comprimento e podemos fazê-la tranquilamente em um dia. Ela é sinalizada pelas setas amarelas e sua dificuldade é moderada. É um dos mais belos passeios na Chapada dos Veadeiros e abrange o Mirante do Salto do Rio Preto, o Mirante da Janela, bem como a Cachoeira do Garimpão, que é excelente para banho.
Trilha dos Cânions e Cachoeira das Cariocas
Ela conta igualmente com 11 km de comprimento e sua dificuldade é moderada. É sinalizada pelas setas vermelhas. Ali você passa pela Cachoeira das Cariocas, bem como pelo Cânion II.
Trilha da Seriema
Ela é curta e fácil, contando até mesmo com uma passarela suspensa em algumas partes, sendo, portanto, ideal para pessoas com dificuldade de locomoção. É sinalizada pelas setas azuis e leva ao Córrego Preguiça. Você pode combinar ela com alguma outra trilha, pois é bastante leve.
Lista-resumo de o que fazer na Chapada dos Veadeiros
Em suma, as atrações da Chapada dos Veadeiros são, entre outras: Saltos do Rio Preto, Garimpão, Carrossel, Cânions, Cariocas, Vale da Lua, Morada do Sol, Encontro das Águas, Segredo, Água quente, Água Fria, Cristais, Louquinhas, São Bento, Ponte de Pedra, Anjos e Arcanjos, Sertão Zen, Couros, Macaco, Macaquinhos, Dragão, do Label, Simão Correia, Poço Encantado, Veredas, Santa Bárbara, Capivara, Candarú, Rio da Prata e Almécegas I e II.
Quanto tempo leva para conhecer todas as atrações na Chapada dos Veadeiros? Para conhecer absolutamente tudo, é necessário cerca de 7 a 10 dias. Por outro lado, em um ou dois dias já é possível conhecer muita coisa!
Como chegar, onde ficar e onde comer na Chapada dos Veadeiros?
Para chegar até a região, é necessário ir até Brasília e, a partir de lá, apanhar um ônibus ou alugar um veículo até a Chapada. Nesse sentido, eu recomendo alugar um veículo, para ter mais autonomia.
Onde ficar?
A Chapada tem boas opções de hospedagem. Há excelentes campings (já acampei por lá algumas vezes), além de pousadas. Já me hospedei em Alto Paraíso e, ainda, em São Jorge. O que mais gostei foi acampar (é uma delícia interagir com a natureza), bem como ficar nas pousadas de São Jorge. Essa última vila é super “zen” e parece que você entra em outro plano energético.
Onde comer?
Há vários restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bem como cafés. Comemos em uma deliciosa risoteria em São Jorge e adoramos!
Por fim, não deixe de acessar o post do Rodrigo, do blog “O Mundo em Lanches”, sobre as comidas típicas do Cerrado!!!
Confira, igualmente, outras postagens sobre destinos nacionais:
Pingback: Roteiro de 5 dias na Chapada Diamantina
Pingback: Turismo no Jalapão: Confira esse roteiro naquele paraíso.