Enoturismo no Vale dos Vinhedos, com hospedagem em vinícola
Um dos segmentos do turismo que tem mais crescido no mundo é o enoturismo, que é o turismo voltado para a degustação de vinhos, bem como para a visitação dos locais de sua produção.
Você sabia que o vinho existe há mais de 7.000 anos e teve sua origem no Oriente Médio?
Se, por um lado, a demanda pelo enoturismo no Brasil tem aumentado, por outro lado, ainda estamos engatinhando nesta seara.
Porém, existe uma região brasileira que tem investido bastante no enoturismo, que é a Serra Gaúcha, sobretudo no local conhecido como Vale dos Vinhedos.
O Vale dos Vinhedos está localizado no entorno da cidade de Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul.
Esta região é repleta de vinícolas que oferecem uma excelente estrutura para o enoturismo, ou seja, tours de visitação, degustação, culinária, entre outros.
As vinícolas do Vale dos Vinhedos estão situadas em duas vias principais, em um raio de alguns quilômetros, sendo possível visitar mais de uma por dia.
Você pode agendar uma degustação ou simplesmente visitar a vinícola, sendo que algumas cobram a entrada, a qual pode, em contrapartida, ser revertida em consumo.
Em algumas, é possível, ainda, almoçar ou jantar.
A melhor forma de reservar as experiências nas vinícolas é por intermédio da Wine Locals.
Visitamos, dessa forma, as seguintes vinícolas:
Casa Valduga
Antes de mais nada, devo dizer que essa viagem começou porque eu havia resolvido mergulhar mais intensamente no mundo dos vinhos e aproveitar para aumentar meus conhecimentos sobre essa bebida, que é minha paixão.
Procurei, então, por uma vinícola onde eu pudesse me hospedar e também fazer algum curso. Como resultado, encontrei a Casa Valduga, que oferece tours pela propriedade e experiências para aumentar o aprendizado sobre a vinicultura.
Assim, fiquei hospedada nesta vinícola por 4 dias e fiz os cursos “Segredos do Mundo do Vinho” e “Wine Experience”.
Repare que a Casa Valduga foi pioneira em estabelecer uma estrutura para o enoturismo no Brasil.
O carro chefe da vinícola são os espumantes, mas ela produz igualmente excelentes vinhos, tanto brancos, quanto tintos.
A cave da vinícola é algo de impressionante: além se ser enorme, armazena aproximadamente 1000 barris, bem como dezenas de milhares de garrafas de espumante. Ou seja, é o paraíso dos fanáticos por enoturismo!
Por outro lado, a loja tem tantos itens interessantes, que dá vontade de comprar tudo que está ali.
Além disso, ali na Casa Valduga há um delicioso restaurante, o Maria Valduga, bem como um agradável wine bar, onde eu passava preguiçosamente as minhas tardes.
No almoço, o Restaurante Maria Valduga serve rodízio de massas artesanais e no jantar o sistema do serviço é o francês. Tudo ali é delicioso!
No que se refere à hospedagem em vinícola, a Casa Valduga conta com 3 pousadas em seu interior, enquanto que uma quarta está sendo construída.
Quanto aos cursos, eles são muito proveitosos e enriquecem bastante nosso conhecimento sobre o mundo do vinho.
De todas as vinícolas, a Casa Valduga foi definitivamente a que mais gostei!
SPA do Vinho
No Vale dos Vinhedos, há outros lugares que também oferecem hospedagem em vinícola, por exemplo, o SPA do Vinho.
Neste luxuoso hotel, tive um relaxante day spa, inclusive com vinoterapia, que é, em síntese, a imersão em um ofurô contendo óleos e produtos à base de uva e vinho. É uma experiência imperdível em seu roteiro de enoturismo no Vale dos Vinhedos!
Depois que terminei as terapias, participamos de uma degustação dos vinhos produzidos pela excelente vinícola Dom Eliziário, que fica ali nos arredores.
Em seguida, no restaurante do SPA DO VINHO, saboreamos o Sunset Harmonizado, no qual, a cada momento do pôr do sol, é servido um vinho que corresponde à cor do céu, ou seja, branco, rosé e tinto, tudo acompanhado de uma tábua de frios.
Atenção que os preços informados no site oficial se aplicam apenas para compras antecipadas.
Família Geisse
Essa vinícola, que conta com um agradabilíssimo jardim e lounge bar, não fica no Vale dos Vinhedos, mas sim ao lado, na região de Pinto Bandeira, que também é uma região produtora de vinho. É definitivamente um lugar imperdível em seu roteiro de enoturismo pela região.
Porém, é bom chegar cedo, porque ela costuma lotar. Além disso, nada mal começar o dia com uma taça de espumante, não acha?
Almaúnica
Essa belíssima e moderna vinícola produz excelentes vinhos e, portanto, não pode faltar em um roteiro de enoturismo no Vale dos Vinhedos. Ali, fizemos um tour de degustação e visitação, provando, dessa forma, diversos rótulos.
Os vinhos são maturados em barricas de carvalho francês.
Miolo Wine Garden
O badalado jardim é um excelente lugar para um chill out. Lá são vendidas garrafas de variados rótulos da Miolo, bem como petiscos. É uma delícia sentar-se no gramado e tomar um vinho rosé ao entardecer, sendo, desse modo, um ponto que não pode faltar em seu roteiro de enoturismo no Vale dos Vinhedos.
Além disso, a casa também conta com estrutura para enoturismo, oferecendo tours de degustação.
Cave de Pedra
Na vinícola Cave de Pedra há um lindo castelo, bem como belas vinhas. Ali funciona uma lojinha que vende iguarias produzidas no Vale dos Vinhedos e igualmente um espaço voltado para a degustação de vinhos.
Cave Brandalise
Encontramos essa vinícola por acaso e seu formato de castelo medieval logo nos captou a atenção. A Cave Brandalise fica no final do Vale dos Vinhedos, próximo à vila de Monte Belo.
No interior do castelo funciona um bistrô, ao passo que também é possível fazer a degustação dos vinhos da casa.
Acima de tudo, os funcionários desta cave são extremamente simpáticos.
Por fim, para dicas sobre a vindima no Vale dos Vinhedos, confira AQUI o post da Luciana, do blog de viagens Classe Turista.
Jantar no Vale dos Vinhedos
Se você busca por hospedagem em vinícola, provavelmente está igualmente interessado na culinária local.
Há diversos restaurantes na região do Vale dos Vinhedos, como por exemplo o Restaurante Maria Valduga, Chamonix Fondue, Engenho do Vale, Sbornea’s Restaurante, Giordani Gastronomia Cultural, e até mesmo o Galeto di Paolo, entre outros.
Optamos, porém, por jantar uma pizza, na deliciosa “Pizza entre Vinhos”, cuja decoração remete ao enoturismo no Vale dos Vinhedos.
"Bate e volta" em Gramado e Canela
Após encerrar nosso roteiro de enoturismo no Vale dos Vinhedos, demos uma esticadinha para Gramado e Canela, passando, ainda, pela denominada “Rota Romântica”.
Definitivamente, vale a pena fazer uma viagem só para esses destinos. Contudo, como estávamos nas proximidades, aproveitamos a oportunidade para conhecer essa região, que fica a 2 horas de Bento Gonçalves.
Ao redor de Gramado e Canela situam-se as belas cidadezinhas de Nova Petrópolis, Santa Maria do Herval, Morro Reuter, bem como Café Picada, vilas pitorescas que fazem parte da “Rota Romântica”.
Gramado
Já em Gramado, passeamos pelo centrinho, inclusive pela Rua Coberta e Igreja São Pedro.
Em seguida, visitamos o Parque Mini-Mundo, que tem réplicas de palácios e castelos europeus.
Por fim, visitamos a fábrica de chocolate Caracol, onde saboreamos um delicioso chocolate quente.
Repare que Gramado tem dezenas de museus e parques temáticos, dos mais variados assuntos, por exemplo, museu do gelo, museu do automóvel, museu egípcio, museu da moda, museu dos trens, etc.
Além disso, Gramado é uma cidade razoavelmente grande e nossa ida para lá fugiu um pouco da proposta inicial de hospedagem em vinícola, que era o foco da viagem. Porém, valeu a pena explorar a região.
Canela
Seguimos, então, para Canela.
Primeiramente, visitamos o Parque Estadual do Caracol, onde há uma volumosa cachoeira, que cai sobre um cânion.
Ali por perto fica também o Skyglass, a maior passarela de vidro da América Latina, a qual, por outro lado, não visitamos, devido ao mau tempo.
Finalmente, visitamos a famosa Igreja de Pedra de Canela, uma das igrejas mais bonitas do brasil, após o que seguimos para Porto Alegre, para apanhar o voo de volta para casa.
Para mais destinos que incluam enoturismo e passeios em vinícolas, confira os posts Portugal, Nova Zelândia e África do Sul.
Além disso, para mais destinos no sul do Brasil, confira nossos posts sobre Urubici, Florianópolis e Curitiba.
hospedagem em vinícola
Lindas fotos e ótimo roteiro!!
Parabéns pelo post.
Obrigada amigo querido!
Que delícia de viagem! Fui para o vale dos vinhedos em Março de 2020 2 semanas antes de começar a quarentena, e me apaixonei totalmente pelo vale dos vinhedos! Amo Enoturismo mas só fiquei 2 dias em Bento Gonçalves. Conheci a Aurora, a Miolo, e a Casa Valduga.
Mas quero voltar pra ficar mais tempo como você! Imagino como deve ser ficar uma semana passeando por lá. QUE VIAGEM! O SPA do vinho deve ser sensacional! Quero muito conhecer a Alma Única e a Cave de pedra. Também quero conhecer Gramado e Canela que ainda não conheci. Ah quero fazer o mesmo roteiro que você, heehhe
Lá é uma delícia né! Meu marido já tá querendo voltar kkkkkk
É o enoturismo é um dos tipos de turismo que eu tenho me afeiçoado nos últimos anos. Amei ler seu post sobre o Enoturismo no Vale dos Vinhedos com hospedagem na vinícola. Ótima dica pra mim. Obrigada
Que bom que gostou! Espero que o post seja útil quando você for ou voltar para a região.
Bom saber que as vinícolas são próximas em alguns quilômetros. Isso facilita bastante quem quer fazer enoturismo no Vale dos Vinhedos. Meu sonho me hospedar nesse hotel e aproveitar o Spa do Vinho.
O SPA do vinho é muito bonito! você vai adorar!
Parece que o enoturismo está em voga em todo o mundo. Em Portugal cada vez tem mais adeptos também e temos ótimas vinícolas por aqui. Mas sinceramente não sei se alguma tem a estrutura que essa vinícola no Vale de Vinhedos tem.
Patrícia, eu me hospedei em uma vinícola em Peso da Régua, aí em Portugal, e gostei muito!
Estou louca para fazer essa viagem ao Vale dos Vinhedos com meu marido. Nós adoramos um enoturismo. E nossa região Sul é caprichada neles né?
Sim! Me surpreendi bastante com o lugar!!!
Que delícia de post. Só em lê-lo, já deu aquela relaxada, principalmente, nas fotos. Não conhecia algumas das vinícolas e já quero visitá-las.
são todas uma delícia!
Região maravilhosa do sul do Brasil. Conheço, mas preciso voltar lá para fazer tudo igualzinho o que você fez. Adorei!!!
Eu adorei conhecer a região!
Que delícia essa viagem pelo Vale dos Vinhedos! Adorei suas dicas para conhecer essa região!
Delicioso viajar por lá!
Amigaaaa, QUE VIAGEM! O Vale dos Vinhedos é muito legal né? Quero muito conhecer o SPA do vinho! Tive a oportunidade de visitar algumas vinícolas que vc foi, mas não visitei a Alma Única e a Cave de pedra. Quero muuuuito voltar. Adoro seu blog, principalmente os posts de enoturismo. Beijinhos
Obrigada amiga! Você precisa voltar e ficar uns dias por lá, vale muito a pena!
Estava procurando esse roteiro de enoturismo no Vale dos Vinhedos e encontrei o seu post. Obrigada por compartilhar sua experiência, estou louca para fazer essa viagem. Quando fui fiz apenas Gramado e Canela, claro que ficou com gostinho de quero mais.
beijos
Obrigada querida! Espero que o post seja útil quando você for programar sua próxima ida para lá!
Esse é, definitivamente, o tipo de roteiro que mais me agrada. Adoro essa região, já fui várias vezes para Gramado e Canela, mas a rota dos vinhedos só fiz uma vez e amei. Pretendo voltar e completar a rota e, sem dúvida, as suas dicas serão muito úteis.
Oi Jacque! Vale muito a pena ficar um tempo no Vale dos Vinhedos! Foi muito relaxante!
Que delícia de lugar! Eu sou louca para conhecer o vale dos vinhedos. Parabéns pelo post incrível!
Vale a pena conhecer! Eu me surpreendi muito!
Uma delícia essa sua viagem de Enoturismo no Vale dos Vinhedos. Deu votade de ir agora rsrsr
De tomar vinho, tenho vontade sempre kkkk
Que incrível essa experiência no Vale dos Vinhedos. O passeio muito interessante e essa hospedagem so acrescentou. Eu me hospedaria nesse hotel muito fácil, com essa vista linda!
Adorei !
É uma delícia ficar hospedado na região. Eu super recomendo!
Adoro o Enoturismo e conheço o Vale dos Vinhedos, mas preciso voltar, pois sempre tem novidades por lá, principalmente depois que li o seu post. Falando nisso, gostei bastante, parabéns
Verdade, eles estão fazendo constantes melhorias e sempre tem novidades!
Enoturismo pra mim é relaxante, é um passeio a ser feito sem pressa, sem horário, é para apreciar não só o momento da degustação, mas as paisagens e todo o entorno não é? Já fiz visitas à vinícolas mas nunca me hospedei em uma, tenho muita vontade de ter essa experiência. Um roteiro pelo Vale dos Vinhedos está nos meus planos.
Eu adorei fazer esse passeio por lá! Foi bem “slow travel”.
Amei essa opção de enoturismo no vale dos vinhedos! quero muito conhecer e seu blog está ajudando demais, obrigada
É uma delícia, você vai gostar!