20 atrações em Fernando de Noronha para um roteiro de 10 dias
Fernando de Noronha é a própria materialização da palavra paraíso. Nesse sentido, a pequena ilha reúne algumas das praias classificadas como as melhores do mundo, além de excelentes pontos de mergulho autônomo. Confira, aqui, os melhores passeios em Fernando de Noronha:
Assim, resolvemos fazer um roteiro de 10 dias para visitar as principais atrações de Fernando de Noronha.
E como decidir o que fazer em Fernando de Noronha?
Bem, a resposta depende da época do ano. Os lados da ilha são “mar de dentro” e “mar de fora”. Em outras palavras, o “mar de dentro” é o lado noroeste da ilha e o “mar de fora” é o lado sudeste. Durante metade do ano, o vento bate diretamente de um lado e, durante a outra metade, ele muda de lado. Como resultado, os lugares para passeios em Fernando de Noronha variam. No mesmo sentido, os pontos de mergulho e surf também variam de forma diametralmente oposta, conforme o local esteja ou não abrigado do vento.
Confira, portanto, neste post, as 20 melhores atrações e passeios em Fernando de Noronha, divididos em categorias, ou seja, “centro histórico, praias, mirantes e trilhas, mergulhos e atividades extras”.
Imagem de ArcGIS, https://www.openstreetmap.org/#map=16/-3.8556/-32.4273, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58857439
CENTRO HISTÓRICO
A Vila dos remédios é o centrinho histórico e um dos principais passeios de Fernando de Noronha. Ali ficam a praça, bem como a igreja Nossa Senhora dos Remédios, além de diversos bares e restaurantes.
Às vezes, acontecem festas típicas. Tivemos a sorte e pegar a época da festa de São Pedro, na qual houve procissão de barcos, show de forró, juntamente com uma deliciosa peixada pública.
Ali fica, ainda, o imperdível forró do Bar do Cachorro, que, segundo eles é “a melhor e mais tradicional balada de Fernando de Noronha, há mais de 20 anos, onde todos se reúnem para dançar, paquerar e festejar momentos especiais…”. Confira aqui o site do bar, para maiores informações.
Vale a pena visitar, ainda, o pitoresco Forte dos Remédios, que fica igualmente no centro histórico. Ele foi construído no século XVIII, para fins de defesa, e no século XX serviu até mesmo como prisão política.
PRAIAS – As mais procuradas atrações em Fernando de Noronha
As praias são as atrações em Fernando de Noronha definitivamente mais procuradas pelos turistas. Logo, visitamos praticamente todas elas. Se estiver na dúvida sobre o que fazer em Fernando de Noronha, simplesmente escolha uma dessas praias e passe, então, o dia relaxando deitado na areia, com um drink na mão: você não vai se arrepender.
Seguem, abaixo, breves apontamentos sobre cada uma delas:
Praia do Cachorro
É a praia do centro e frequentemente de onde saem os barcos de passeios e mergulho.
Praia do meio
É igualmente uma praia central e fica ao lado da Praia do Cachorro. As pessoas se reúnem ali diariamente, para ver o pôr do sol, sobretudo a partir do Bar do Meio.
Praia da Conceição
É definitivamente uma de nossas favoritas. Ela fica no pé do icônico Morro do Pico. Quando fomos, não havia ali nada além de um pequeno e rústico quiosque, chamado Duda Rei, onde comemos peixe assado no chão, na folha de bananeira.
Praia do Boldró
É possível chegar nessa linda praia por uma trilha, que sai da Praia da Conceição, porém, é preciso ter cuidado com a maré durante o percurso.
Praia do Americano
Fica entre a Praia do Bode e a Praia do Boldró.
Praia do Bode
É a continuação da praia da praia da Cacimba do Padre.
Cacimba do Padre
É uma extensa praia, onde ficam os famosos Morros Dois Irmãos, cartão postal de Noronha.
Baía dos Porcos
É uma das praias mais belas do Brasil, bem como um dos melhores passeios em Fernando de Noronha. Ali, mesmo em mergulho livre, vimos tartarugas, nadando na beira da praia.
Praia do Sancho
É uma praia de rara beleza e até mesmo o mergulho livre é incrível, com infindáveis cardumes de peixes.
Enseada do Tubarão
Ali fica o museu do tubarão, bem como um barzinho, onde você pode tomar uma cerveja juntamente com um bolinho de “tubalhau”.
Praia da Atalaia
Este foi um dos passeios em Fernando de Noronha que mais gostamos. Nesta praia, forma-se uma piscina natural, onde fizemos mergulho livre e vimos muitos peixes, bem como um pequeno tubarão. Além disso, ali fica a interessante formação rochosa, “Dedo de Deus”. A praia é acessível por veículo particular, porém, há um limite de visitantes por hora.
Praia do Sueste
Fica no mar de fora da ilha e, portanto, quando fomos, estava com vento forte.
Praia do Leão
Fica igualmente no mar de fora.
Preservação ambiental
Fernando de Noronha é uma área de preservação ambiental, com severas regras, que devem, portanto, ser respeitadas! Ou seja, jamais jogue lixo nas praias, nem agrida a flora ou a fauna.
Além disso, é necessário pagar uma taxa de preservação, para cada dia de estadia (para saber mais, acesse o site oficial da ilha).
MIRANTES E TRILHAS
A ilha é repleta de trilhas, com mirantes que oferecem vistas fabulosas. Nesse sentido, algumas trilhas para passeio em Fernando de Noronha são:
– trilha da Praia do Sancho: caminha-se pelo topo do penhasco, de onde se tem uma belíssima vista panorâmica, até se chegar a uma das praias mais lindas do Brasil, ou seja, a praia do Sancho.
– Costa da Esmeralda: liga a praia do bode à praia do Americano.
– a trilha entre a Praia da Conceição e do Boldró
Por outro lado, alguns mirantes são:
– mirante do Forte do Boldró: é um lindo local para se ver o pôr do sol, enquanto o Bolero de Ravel é tocado.
– mirante da Baía dos golfinhos rotadores: apanha-se uma pequena trilha até o mirante. Por outro lado, os golfinhos visitam essa baía determinado horário (normalmente, bem cedo). São dezenas deles, saltando e fazendo piruetas no ar. Podemos observá-los, a partir deste mirante, e é lindo de se ver! Obs: leve binóculos!
– mirante das Caracas: a partir desse mirante, podemos observar muitas aves.
– mirante dos Dois Irmãos: este é o mirante a partir de onde todos tiram a famosa foto, com os dois morros de pano de fundo.
MERGULHOS AUTÔNOMOS
Enquanto estiver na ilha, é essencial fazer ao menos um mergulho autônomo (com cilindro), já que algumas das principais atrações em Fernando de Noronha estão debaixo d’água. Há diversas companhias, contudo, optamos pela Águas Claras (https://aguasclaras-fn.com.br/), que é muito boa.
Cada mergulho inclui normalmente duas saídas. Conforme eu disse acima, os pontos de mergulho podem variar de acordo com a época do ano, por causa da direção do vento e das ondas.
Eu já tinha de antemão a licença de mergulhadora open water da PADI, mas você pode fazer o curso e o batismo lá em Noronha mesmo. Definitivamente, vale a pena!
Dessa forma, nossas saídas foram:
- Cordilheira e Cagarras: ali vimos tartarugas, bem como raias.
- Pedras Secas e Buraco das Cabras: ali vimos raias, moreia, tartarugas e até mesmo uma barracuda.
- Laje dos Dois Irmãos e Buraco das Cabras: ali vimos tubarão e igualmente um polvo.
- Buraco do Inferno: esse foi um dos mergulhos mais especiais, pois vimos um cardume de peixes fechando a entrada de uma caverna e, quando nos aproximamos, o cardume se abriu, como uma cortina, para nos dar passagem.
ATIVIDADES EXTRAS – outras atrações em Fernando de Noronha
Outras opções de passeios em Fernando de Noronha são, ainda:
Aquasub, no qual, em síntese, você ficar deitado sobre uma prancha, que é rebocada por um barco, enquanto você observa o fundo do mar.
Palestra sobre tartarugas marinhas no IBAMA: você vai se apaixonar ainda mais por esses bichinhos, além de entender a importância do projeto que visa à sua proteção.
CONCLUSÃO
Em suma, Fernando de Noronha é um local muito especial para se visitar e uma viagem para é certamente inesquecível!
Para mais destinos no Brasil, confira:
Pingback: O que fazer em Pernambuco: 5 lugares incríveis - ViaJô caminhando
Pingback: Melhores lugares para mergulho autônomo no Brasil e no Mundo