Confira este post sobre 6 lindas cidades do Sul de Minas Gerais:
6 Cidades inspiradoras do Sul de Minas Gerais
O Sul de Minas Gerais tem uma atmosfera bucólica, sendo formado, sobretudo, por pequenas vilas históricas, rodeadas por uma natureza exuberante.
As belezas naturais da região se devem ao fato de boa parte dela se situar na Serra da Mantiqueira.
Dessa forma, lá encontramos muitas trilhas, cachoeiras, lagoas e cânions, em meio a uma mata densa.
O Sul de Minas é formado, entre outras, pelas cidades de Sapucaí Mirim, São Lourenço, Capitólio, Caxambu, São Thomé Das Letras, Monte Verde, Extrema, Carrancas, Poços De Caldas, Aiuruoca, Três Corações, Itajubá, Paraisópolis, Gonçalves, entre outras.
Confira, a seguir, 6 cidades inspiradoras do Sul de Minas Gerais, que definitivamente vale a pena visitar!
Aiuruoca
Aiuruoca é uma pequena cidade situada nas imediações da Serra do Papagaio.
Cercada por belas montanhas, Aiuruoca oferece refrescantes cachoeiras, poços, além de muitas trilhas na mata.
O cartão postal de Aiuruoca é o Pico do Papagaio, cuja trilha conta com cerca de 12 km.
Além disso, há duas regiões principais, que margeiam o Pico do Papagaio e sediam a maioria das atrações turísticas de Aiuruoca, que são o Vale do Matutu e o Vale dos Garcias.
Enfim, é um lugar de muita contemplação e interação com a natureza.
Capitólio
Capitólio é uma cidade que fica na beira da Represa de Furnas.
Também conhecida como “Mar de Minas”, a região conta com grande beleza natural, sendo repleta de cachoeiras, lagoas, cânions, corredeiras, entre outros.
Boa parte delas se formou em razão da construção da represa.
As formações rochosas em camadas ou “degraus”, por onde escorrem belas cachoeiras, são a marca registrada de Capitólio.
As atrações em Capitólio são variadas e incluem passeios de barco por cânions, trilhas de 4×4, voos de balão, banhos em cachoeiras e poços, caminhadas e muito mais.
Capitólio tem tantos atrativos que já vou logo avisando: você não vai conseguir conhecer todos em uma só vez.
São Thomé Das Letras
A mística São Thomé das Letras é cercada por curiosas lendas.
A começar por seu nome, que se deve a uma lenda sobre o encontro de uma estátua de São Thomé, em uma gruta, no final do século XVIII, por João Antão, um escravo em fuga. Ele teria encontrado a estátua juntamente com uma carta, supostamente entregue por um senhor de vestes brancas, após o que João conseguiu sua alforria. Já o “das Letras” do topônimo refere-se às inscrições rupestres que ainda podem ser vistas na gruta onde teria sido encontrada a estátua de São Thomé. Fonte, Site oficial da Prefeitura Municipal de São Thomé.
Em São Thomé das Letras encontramos diversas cachoeiras, lagoas verde-esmeralda em pedreiras, grutas e outras atrações exóticas, como a Ladeira do Amendoim. Nesta ladeira, os carros em ponto morto, em tese, andam ladeira acima (sim, é verdade, eu estive lá e comprovei). Alguns dizem que tudo não passa de uma ilusão de ótica, mas eu preferi acreditar na versão mística do magnetismo das pedras.
No final da Ladeira do Amendoim, situa-se a Gruta do Carimbado, que supostamente leva até Machu Picchu, por uma passagem subterrânea.
O centrinho da cidade é igualmente repleto de atrações exóticas, como a Casa da Pirâmide, que repousa sobre pedras, onde todos se reúnem diariamente para ver o pôr do sol.
Por fim, vale visitar a Igreja de Pedra Nossa Senhora do Rosário, também no centro.
Monte Verde
Monte Verde é um destino bastante romântico para casais, apesar de oferecer diversão para toda a família. Seus inúmeros hotéis, com chalés, proporcionam total desligamento com a civilização e muita paz, em meio à natureza.
Algumas atrações de Monte Verde são as trilhas da Pedra Redonda, do Chapéu do Bispo, do Pinheiro Velho e do Platô. No momento, as trilhas do Pico Selado e da Pedra Partida estão fechadas.
No entanto, o que a maioria das pessoas gosta mesmo é do centrinho, com suas lojinhas, chocolaterias, docerias, restaurantes e cervejarias.
Nossos melhores passeios em Monte Verde foram trilhas de 4×4.
Gonçalves
Gonçalves é um lugar perfeito para trilhas de 4×4 e caminhadas. A vila é bem mais rústica do que Monte Verde, mas, por outro lado, oferece uma interação mais autêntica com a natureza.
Não muito longe do centro (cerca de 15 km), situa-se a Pedra do Jair. Esse belíssimo monumento natural, que está, na realidade, no perímetro de Sapucaí Mirim, permite uma visão panorâmica de Monte Verde, Morro São Domingos, Pedra do Baú, Pico do Campestre e Campos do Jordão.
Por fim, encontramos em Gonçalves a incrível Cervejaria Artesanal 3 Orelhas, um lugar muito agradável para terminar sua tarde.
Ali são produzidos diversos tipos de cervejas, claras e escuras, todas deliciosas, já que são feitas com água puríssima da montanha.
Extrema
Esta cidade do Sul de Minas, localizada quase na fronteira com São Paulo, é uma pérola desconhecida.
Em uma reportagem, a Rede Globo apontou 4 lugares imperdíveis para se visitar em Extrema, quais sejam: Pedra do Índio, Parque Municipal Cachoeira do Salto, Santuário Santa Rita de Cássia e Pico do Lobo.
Este último conta com uma trilha pela floresta, até um pico alto, a partir de onde se tem uma vista espetacular.
Para quem não gosta tanto de caminhar, ali na fronteira entre Extrema e Joanópolis (SP), há uma rampa de voo livre, acessível por veículo, que também oferece uma vista deslumbrante da região.
Em suma, o Sul de Minas Gerais é um excelente destino de viagem, pois é de fácil acesso, é barato, conta com atrações para todos os gostos e, por fim, sua culinária é de dar água na boca!
Amo o sul de Minas, acho uma região linda e ainda é perto de casa! O legal é que cada uma é de um jeito, e São Thomé das Letras é a mais diferente de todas haha Ainda quero conhecer Aiuruoca e Capitólio, estão na minha lista há algum tempo.
Verdade, tão pertinho, para nós! Santana, praticamente, já é Sul de Minas hahahaha!
Nossa mais recente viagem pelo Brasil foi para as cidades históricas mineiras, era uma viagem que queríamos fazer há um tempo e não conseguíamos conciliar com a rotina dos estudos dos filhos, mas enfim chegou a hora e foi ótima. Minas é um estado com uma beleza natural incrível, essas cidades no sul provam isso, excelente roteiro, adorei.
Obrigada, Cynara! É realmente uma região muito especial!
Minas tem muitos mistérios e cidades lindíssimas. Capitólio me parece a mais curiosa com as falésias quero conhecer. Adorei o roteiro entre as cidades. Anotado aqui na minha lista de desejos de viagens. rs
É uma viagem muito gostosinha e barata! Vale a pena!