Confira este post sobre os belíssimos castelos da Alemanha.
A Alemanha sedia inúmeros de castelos, cercados por uma mata exuberante, por rios e por pitorescas vilas.
Os cenários nos remetem a verdadeiros contos de fadas!
Veja, a seguir, alguns desses castelos:
Honenschwangau
O castelo Hohenschwangau foi construído pelo então rei da Alemanha, Maximiliano II, a partir do ano 1833.
Seu exterior é amarelado e seu interior contém uma decoração riquíssima.
Fato interessante é que, nesse castelo, o compositor Richard Wagner fazia suas apresentações.
Neuschwanstein
O Castelo de Neuschwanstein foi construído em 1868, por Ludovico II (filho de Maximiliano II), e sua arquitetura se inspirou na obra de Richard Wagner.
O estilo arquitetônico desse castelo influenciou a construção do “Castelo da Bela Adormecida”, símbolo dos estúdios da Disney.
Na realidade, Ludovico II mal chegou a morar no castelo, uma vez que ali permaneceu por apenas 170 dias. Em 1886, enquanto estava no castelo, ele foi declarado insano e aprisionado ali mesmo. Posteriormente, levaram-no para Berg. Logo depois, ele foi encontrado morto, afogado em águas superficiais do Lago Starnberger.
O Neuschwanstein foi desenhado por Christian Jank, um desenhista de cenários teatrais. O nome Neuschwanstein significa “o Castelo do Cavaleiro Cisne”. Vale lembrar que Ludovico II era também conhecido como o “Rei Cisne”, pois era amante das artes e música, estimulando sua produção (fonte: Wikipédia).
O castelo igualmente inclui o Hall dos Cantores e uma sala feita para parecer uma caverna (caverna de Vênus), para lembrar o cenário da ópera “Lohengrin”, de Wagner. Atualmente, ocorrem festivais de música naquele salão.
Vale a pena caminhar até a ponte de Maria da Prússia, que fica sobre um desfiladeiro, a partir de onde se tem uma belíssima vista.
Castelo de Cochem
A vila de Cochem é coroada por um castelo, que leva o mesmo nome.
Trata-se de um castelo medieval, em estilo neogótico e romântico, restaurado no Século XIX.
A decoração interna do castelo é igualmente muito rica, sobretudo a sala de jantar, o pavilhão dos cavaleiros e a sala dos troféus.
Castelo de Eltz
O Castelo de Eltz é uma joia no meio da mata. Você se sente dentro de um livro de histórias sobre cavaleiros medievais!
Quando fomos, ele estava fechado para a visitação, então tivemos que apanhar uma pequena trilha para chegar até ele, o que conferiu um charme ainda maior ao passeio.
Castelo de Braunfels
O Castelo de Braunfels domina o horizonte da cidadezinha que leva o mesmo nome. Datado do Século XIII, ele serviu como residência de príncipes. Sua arquitetura neogótica misturada com romântica tornou-o até mesmo cenário de filmes.
Castelo de Marienburg
O encantador Castelo de Marienburg situa-se perto da cidade de Hanover. Ele parece ter brotado de um livro sobre príncipes e princesas!
A construção do castelo se deu entre 1858 e 1867, como um presente de aniversário de Jorge V de Hanover para sua esposa Maria de Saxe-Altemburgo e funcionava como uma residência de veraneio.
Castelo de Heidelberg
O Castelo de Heidelberg coroa o topo de uma colina, em uma cidade que leva o mesmo nome.
Às margens de Heidelberg se estende o rio Neckar, um afluente do Reno, o que confere um charme especial ao local.
Castelo de Dresden (Residenzschloss)
O Castelo de Dresden, ou Residenzschloss, por outro lado, fica no centro de uma grande cidade, ao invés de se aninhar na mata.
Porém, isso não o deixa menos interessante.
Ele ostenta o Furstenzug, que é um longo painel o qual retrata uma grande procissão de príncipes.
Outros castelos muito bonitos da Alemanha são Drachenburg e Hohenzollern, mas estes nós ainda não visitamos, pois vamos deixar para uma próxima vez!