Dresden é, na minha opinião, uma das cidades mais bonitas da Alemanha.
A aproximadamente duas horas da capital Berlim, Dresden é uma cidade que pode ser explorada em um dia.
Seu coração é a praça Theaterplatz.
Ali, situam-se a Semperoper, que é a casa de ópera mais famosa da Alemanha, a Pinacoteca dos Mestres Antigos (Zwinger – Gemaldegalerie Alte Meister) bem como o Castelo de Dresden (Residenzschloss), entre outros edifícios históricos.
O Castelo de Dresden (Residenzschloss) ostenta o Furstenzug, um longo painel que retrata uma grande procissão de príncipes.
Ao lado do Residenzschloss, situa-se a Catedral de Dresden (Catedral da Santíssima Trindade ou Hofkirche).
Ainda no centro histórico, encontra-se a Igreja Protestante (Frauenkirsche), que foi praticamente toda destruída durante a 2ª Guerra Mundial e posteriormente reconstruída. Ainda podemos visualizar uma parte da ruína antiga, no pátio externo.
É muito agradável caminhar beirando o rio Elba, a partir de onde se pode avistar todo o centro antigo, a outra margem e a histórica Ponte Augusto.
Pinacoteca dos Mestres Antigos
Para mim, um dos pontos altos da visita a Dresden foi a Pinacoteca dos Mestres Antigos (Zwinger – Gemaldegalerie Alte Meister), onde se pode apreciar importantes obras de Rafael (Madona Sistina), Canaletto, Van Dyck, Tiziano, Vermeer (Moça com a Carta), Rembrandt, Rubens, Velásquez, Murilo, Lucas Cranach, bem como Jordaens.
Neste museu, encontramos, ainda, múmias egípcias.
A obra de Rafael, Madona Sistina, é muito famosa por retratar dois anjinhos, que se debruçam sobre a moldura da tela.
Em resumo, Dresden é um destino incrível para se visitar na Alemanha e vale muito a pena incluir esta cidade em seu roteiro.
Confira, igualmente, nossa viagem completa pela Alemanha, além de nossos posts sobre Castelos Alemães e Berlim.
Por fim, não deixe de ver nossos posts sobre a Bélgica, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia e Rússia.