Atrações em Barcelona
Em postagens anteriores, eu havia falado um pouco sobre 15 cidades imperdíveis no interior da Espanha e também sobre a capital, Madrid. Agora, neste post, falemos sobre algumas atrações em Barcelona, a capital da região da Catalunha e uma das maiores cidade da Espanha.
Conforme eu não canso de dizer, sinto um carinho especial pela Espanha, país onde nasci.
Quem vai à Espanha uma vez, sempre quer voltar. Além disso, a cada vez que vamos, descobrimos novas atrações.
Barcelona, assim como Madrid, é uma cidade cosmopolita, repleta de atrações turísticas, opções de entretenimento, cultura intensa e manifestações artísticas onipresentes.
Assim, confira abaixo algumas dicas sobre o que fazer em Barcelona em 5 dias. Repare, porém, que essa lista não esgota todos os pontos turísticos a serem explorados na cidade.
O que fazer em Barcelona em 3 dias?
Seguem, abaixo, algumas sugestões de o que fazer em Barcelona em 3 ou 4 dias.
Igreja Sagrada Família de Gaudí
Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das principais atrações em Barcelona. Em estilo neogótico, essa catedral, projetada por Gaudí, começou a ser construída em 1882 e até hoje não foi completamente finalizada. Ela é de um surrealismo extravagante, com largo uso de pedra e ferro entalhados, bem como trabalhos em cerâmica e mosaicos.
Gaudí, porém, morreu em 1926, sem deixar nenhum plano detalhado a respeito do trabalho. Como resultado, a catedral continuou sendo construída sem nenhuma orientação e os trabalhos que se seguiram não agradaram a opinião geral, pois os novos arquitetos fizeram tudo de maneira muito simétrica, totalmente diferente do estilo de Gaudí.
Parque Güell
Este parque é uma das maiores obras de Gaudí e igualmente uma das principais atrações em Barcelona. Financiado pelo banqueiro Eusébio Güell, foi inicialmente projetado para ser uma área residencial, com casas, escolas e comércio. Contudo, esse projeto foi abandonado depois da construção de apenas duas casas (era para haver 60 delas!).
Uma dessas duas casas, em contrapartida, foi transformada na Casa-museu Gaudí. Tudo ali carrega a marca registrada de Gaudí, desde o projeto arquitetônico, a cerâmica das paredes, até os ornamentos.
Paseo de Grácia
Essa avenida contém os mais finos exemplos da arquitetura modernista catalã, tal qual a Casa Milà (La Pedrera), bem como a Casa Batlló, ambas de Gaudí. A última conta com uma fachada em mosaico e um telhado com pedaços de cerâmica, que, nesse sentido, lembram a pele de um dragão. Além disso, as sacadas são de metal e as colunas verticais relembram ossos.
Quem foi Gaudí?
Antoni Gaudí foi um designer e arquiteto muito criativo, nascido em Reus, na Catalunha, em 1852. Seu estilo continha influências do gótico catalão, islâmicas e mudéjar. Ele se inspirava na natureza para criar suas obras e, além disso, era muito religioso. Outras de suas obras em Barcelona são Casa Calvet, Casa Vicens, Portal Miralles, bem como a Torre Bellesguard, entre outros.
Gaudí, porém, morreu atropelado, no ano de 1926, justamente na cidade em que produziu a maior parte de suas obras, ou seja, Barcelona.
Vila Olímpica de Barcelona
A Vila Olímpica é um bairro moderno e sofisticado e fica ao lado da Praia Nova Icaria, boa para banho. Aliás, passar uma tarde curtindo a praia em Barcelona é bastante agradável!
Las Ramblas
É a mais famosa via de Barcelona, ligando a praça da Catalunha ao Porto velho. É bem ampla e arborizada, sendo intrinsicamente ligada à própria identidade da cidade.
Arco do Triunfo de Barcelona
Barcelona, assim como Paris, tem o seu Arco do Triunfo, datado de 1888.
Porto Velho
Ao final da avenida Las Ramblas, nos deparamos com um porto, revitalizado, chamado de Porto Velho, ou Puerto Viejo (em espanhol) ou ainda Port Vell (em catalão). É um dos melhores lugares para perambular sem destino por Barcelona. Ali há bares e música (ao menos, antes da pandemia, havia!).
Mercado La Boqueria
É um dos mais antigos mercados abertos de Barcelona, onde podemos encontrar iguarias locais, vinho, frutas e ainda artesanato. É sempre interessante passear por um mercado desses!
Bairro Gótico
Igualmente conhecido como “Barri Gòtic” (em catalão), esse bairro é um dos mais antigos de Barcelona e suas ruelas medievais são repletas de restaurantes, bares e comércio. Ali fica, ainda, a Catedral gótica, que começou a ser construída no século XIII e terminou no século XV. Ela lembra a catedral de Rouen (na França), pois teve o mesmo projetista. Aos domingos, populares se juntam em frente à catedral, para apresentar a dança folclórica denominada “Sardana”.
Museu Nacional da Catalunha
Localizado na colina de Montjuïc, além da bela arquitetura externa, o Museu Nacional da Catalunha contém peças igualmente interessantes em seu acervo.
Quanto tempo para visitar essas atrações em Barcelona?
A quantidade de dias necessários para visitar essas atrações em Barcelona depende muito do ritmo de viagem da pessoa, ou seja, varia conforme ela seja adepta do slow travel ou, ao contrário, seja mais frenética. Porém, 3 ou 4 dias devem ser suficientes.
Antes de programar sua viagem, confira as informações atualizadas sobre as restrições relativas ao COVID-19, no site do Ministério da Saúde do Governo da Espanha.
Confira igualmente nossas dicas sobre outros lugares da Europa: Londres, Paris, Madri, Barcelona, Interior da França, Vale do Loire, Interior da Espanha, Portugal, Itália, Turquia, Croácia, Hungria, Montenegro, República Tcheca e Viena.
Pingback: cidades imperdíveis na Espanha - um roteiro com 15 cidades no interior
As fotos deste post de Barcelona estão maravilhosas!!!! Parabéns! Adorei conhecer essas atrações em Barcelona, vou anotar todas pra montar meu roteiro. Obrigada.
Barcelona é uma cidade incrível!