Atrações em Viena

Confira esse roteiro de dois dias pelas atrações em Viena!

Este post retrata apenas uma parte da viagem na qual passamos por diversos países na Europa Oriental e Ocidental, incluindo-se a Áustria.

Estávamos dando um giro pela Europa, com um carro alugado, e já havíamos passado pela Alemanha e República Tcheca. Nosso próximo objetivo era a Áustria, este país encantador. 

Deixando a República Tcheca, dirigimos algumas horas até a Áustria e ali chegando fomos imediatamente para Viena, sua capital.

Roteiro de dois dias em Viena

Dia 1

Existem muitas atrações em Viena

A cidade é também conhecida como a capital da música, além de ser berço de algumas personalidades famosas, tais como Mozart, Strauss, Schubert, Gustave Klimt, Kafka, Mendel, Doppler, Porsche, Bohr, entre outros.

Ali chegando, primeiramente fomos buscar um hotel e achamos um bem perto do Castelo Schonbrunn. 

Em seguida, apanhamos um metrô até o centro antigo, para explorá-lo. 

Passamos, em primeiro lugar, pela igreja de São Borromeu (São Bartolomeu) e pela Ópera

atrações em Viena - igreja de São Bartolomeu

Visitamos, ainda, a Catedral de San Stephan:

Nesse meio tempo, como não poderia deixar de ser, fizemos um doce intervalinho, sentando em uma cafeteria para tomar um café vienense e comer uma torta!

Passamos, igualmente, pelo Palácio Imperial Hofburg, residência de inverno dos Habsburgo.

atrações em Viena - Palácio Hofburg

Um concerto em Viena

À noite, fomos a um concerto no Palácio Schonbrunn, para ouvir obras do Mozart (várias partes de “As Bodas de Fígaro”) e Strauss (incluindo o Danúbio Azul). O concerto foi no salão principal, que é decorado tal qual a sala dos espelhos de Versailles.

Este palácio era a residência de verão dos Habsburgo, construída em 1713, em estilo barroco.

Um fato interessante do palácio é que Mozart tocou ali já aos 6 anos de idade, para a rainha Maria Theresa. Ela, juntamente com seu filho Joseph II, da casa dos Habsburgo, eram “déspotas esclarecidos” que fomentaram sobremaneira o desenvolvimento econômico e cultural. Para saber mais sobre os horários de visitação do palácio, confira o site oficial https://www.schoenbrunn.at/.

Viena
Interior do Palácio Schonbrunn

Dia 2 – Os museus e galerias de arte de Viena

Diversas das atrações em Viena consistem em museus e galerias de arte.

Klimt
“O beijo”, de Gustave Klimt
Museu Belvedere

Em primeiro lugar, fomos a um dos mais famosos, ou seja, o museu Belvedere, onde pudemos ver obras de Gustave Klimt, especialmente “O Beijo” e “Bildnis Fritza Riedler”. Havia, ainda, obras de outros pintores, igualmente muito bons, como Schiele, Kokoscha, Von Alt, entre outros.

atrações em Viena - Museu Belvedere

Depois que deixamos o Belvedere, passamos pela Prefeitura (Rathaus), uma maravilhosa e imponente construção em estilo gótico. 

atrações em Viena

Passamos, ainda, pela Universidade de Viena, pela Igreja Votiva, pelo Parlamento Austríaco e pelo Museu do Povo.

Museum Quartier

Em Viena está situado o Museum Quartier, ou seja, o “quarteirão dos museus”, um paraíso para quem, assim como eu, é louco por museus.

Lá podemos encontrar, por exemplo, o Museu da Arquitetura, o Museu do Urbanismo, o Museu de Design, o Museu de Arte Moderna, o Museu Leopoldo etc. 

Casa de Secessão

Por fim, fomos à Casa de Secessão, uma das principais atrações em Viena. A denominada “Secessão”, em Viena, foi, em outras palavras, um acontecimento artístico. Gustave Klimt e seus seguidores resolveram romper com a Escola Clássica de Arte de Viena e fundar, portanto, uma escola própria. Daí o nome “secessão”. Desse modo, resolveram construir um edifício à altura, o qual pudesse servir de local para expressão de sua arte. Como resultado, construíram a Casa de Secessão.

Viena

Em seu interior estão os famosos “Frisos de Beethoven”, de Klimt, que são afrescos em homenagem à Beethoven, bem como à sua 9ª Sinfonia. 

Klimt
Klimt

Podemos identificar nos afrescos diversos personagens, tal qual o monstro híbrido, que é metade gorila, metade serpente; as Górgonas (doença, loucura e morte), que são suas filhas; os pecados capitais, como Luxúria, Intemperança e Gula (com a barriga proeminente); mais à direita, a Tristeza; na outra parede, a Poesia, simbolizada por uma moça tocando lira; o coro de anjos, e um homem envolvendo e beijando uma mulher; e na parede oposta alguns populares ajoelhados, implorando ao rei.

Klimt

Por fim, apanhamos o carro e cruzamos o rio Danúbio, pela ponte, de onde pudemos avistar a Torre de Metal e a torre com o restaurante giratório.

Deixamos, então, este incrível país que é a Áustria, em direção à HUNGRIA.

Breves relatos históricos sobre a Áustria

Antigamente, ou seja, na pré-história, a Áustria era ocupada por tribos celtas. Posteriormente, o Império Romano estendeu suas fronteiras, tomando conta da região. Em seguida à queda do império romano, no séc. IV, a região foi tomada por bárbaros. 

Por outro lado, no séc. VIII, Carlos Magno tomou a região e introduziu o cristianismo. Já a partir do séc. XIII, a Casa dos Habsburgo tomou poder, ao passo que se mantiveram como monarcas até a 1ª Guerra Mundial. 

O surgimento do nacionalismo e as derrotas externas entre 1848 e 1866 tiveram como resultado a reorganização da monarquia, da qual nasceu o Império Austro-Húngaro, último período dos Habsburgo (1867-1918). Foi um período caracterizado pela permanente crise política entre as diversas nacionalidades, mas, em contrapartida, por um grande desenvolvimento econômico, social e cultural.

Em 1918, depois da derrota na Primeira Guerra Mundial e desmembramento do Império Austro-Húngaro, foi criada a República da Áustria Alemã. A Áustria tornou-se, então, uma república parlamentarista, que foi caracterizada sobretudo por uma constante crise econômica, política e social.

A Áustria foi anexada pela Alemanha nazista em 1938 e, depois que os aliados venceram a Segunda Guerra Mundial, o país voltou a ser plenamente independente. Em 1995, por fim, a Áustria passou a integrar a União Europeia (fonte: Wikipedia).

2 comentários em “Viena”

  1. Pingback: República Tcheca • Turismo de Primeira

  2. Pingback: Réveillon em Viena - Ouse Viajar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para cima
Rolar para cima
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.