Confira esse post sobre as 30 principais atrações de Londres.
As 30 principais atrações de Londres
Ao mesmo tempo que é tradicional e moderna, histórica e alternativa, sóbria e ousada, Londres, uma das cidades mais fabulosas do mundo, ainda representa a glória do grande império britânico.
No centro desse grande império, onde o sol nunca se punha, estava ela, ostentando os espólios de suas colônias espalhadas pelo mundo inteiro.
Confira, a seguir, algumas das principais atrações de Londres, divididas em tradicionais, modernas, alternativas, bem como algumas opções de entretenimento.
Atrações tradicionais de Londres
Tower Bridge
A capital do Reino Unido foi crescendo às margens do Rio Tâmisa (ou Thames, em inglês), justamente pela facilidade de transporte que esse curso d’água oferecia. Portanto, algumas das principais atrações de Londres são suas pontes.
Nesse sentido, a mais bela delas é a Tower Bridge, que data do século XIX. Ali, o viajante pode visitar a exposição permanente sobre a história da ponte, denominada Tower Bridge Experience.
Torre de Londres
Essa imponente construção é uma das principais atrações de Londres, tendo sido erigida pela primeira vez no ano de 1066, para servir como forte. Posteriormente, ao longo dos anos, a Tower of London foi usada como palácio real, arsenal, presídio, entre outros.
Atualmente, lá estão expostas ao público as joias da coroa. Esse acervo contém coroas, mantos, cetros e armaduras de reis do passado, inclusive de Henrique VIII. Inclui, ainda, o raro diamante koh-i-noor, encrustado na coroa da Rainha Mãe, bem como o Star of Africa, o maior diamante lapidado do mundo.
Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII, foi assassinada naquele edifício.
Westminster Abbey
Uma das mais tradicionais atrações de Londres, a Abadia de Westminster é palco de coroações de reis e rainhas, de celebrações de casamentos e velórios de membros da realeza, entre outros. Além disso, ali estão sepultados alguns desses nobres.
Big Ben e Parlamento de Londres
O Big Ben é o relógio mais famoso do mundo, pois ele retrata o horário do Meridiano de Greenwich, ou seja, o marco zero relativamente a todos os fusos horários do globo! Na realidade, o Big Ben é o nome do sino que fica na torre do relógio (rebatizada de Elizabeth Tower, em 2012). A torre, por sua vez, é contígua ao belo edifício que abriga o Parlamento Britânico, esse fascinante imóvel em estilo neogótico, no coração de Londres.
Saint Paul’s Cathedral
Essa catedral ostenta a segunda maior cúpula do mundo, somente perdendo para a Catedral de São Pedro, no Vaticano. Nesse santuário foi realizado o casamento do príncipe Charles com a princesa Diana.
Westminster Cathedral
É igualmente uma das maiores igrejas católicas na Inglaterra e, além de sua importância religiosa, em seu interior encontramos lindos mosaicos, sendo que um deles retrata cenas da Santa Ceia.
Trafalgar Square
Nessa praça foi erigido um dos principais monumentos e símbolos de glória do Império Britânico, em homenagem a Lord Nelson, que liderou a vitória dos britânicos sobre os franceses, em uma batalha na baía de Trafalgar, na Espanha (e quem perdeu foi ninguém menos que Napoleão Bonaparte).
Leicester Square
Difícil mesmo é pronunciar o nome dessa animada praça, repleta de bares, pubs, restaurantes, cinemas e teatros, pois os ingleses a chamam de “LÉSTER” Square (não pague mico, risos).
Piccadilly Circus
Ela é algo semelhante a uma pequena “Times Square”, porém, muito mais charmosa e elegante do que a praça de Nova York.
Cabines de telefone de Londres
As famosas cabines telefônicas vermelhas são um dos principais símbolos de Londres e é impossível não avistá-las pelas ruas da cidade.
Buckingham Palace e troca de guarda
O Palácio de Buckingham é a residência oficial da Rainha em Londres e seu local de trabalho. Ali acontece diariamente a cerimônia da troca da Guarda Real, porém, é um evento que não recomendo muito, em razão de sua excessiva lotação.
Observatório Real de Greenwich
Esse observatório, que fica situado no Greenwich Park, ao leste de Londres, tem grande importância, pois ele foi erigido sobre o Meridiano de Greenwich, qual seja, o marco zero dos fusos horários do globo.
Parques de Londres
Regent´s Park
O Regent’s Park é um dos mais belos de Londres, com suas fontes, lagos, pontes e cisnes. Ali fica, ainda, a Regent’s College, que oferece cursos de inglês para estrangeiros, bem como cursos de graduação.
Hyde Park
Esse belo parque tem um diferencial: o Speaker’s Corner. É um local para debates, em que a pessoa sobe numa espécie de púlpito e lançam um tema para debate. Em seguida, alguém responde, dando sua opinião sobre o tema e vai passando a palavra para outras pessoas, tudo de forma muito civilizada. Os assuntos são variados, podendo versar, por exemplo, sobre política, cultura, filmes, peças etc. É muito interessante assistir aos debates!
Ruas e Mercados – Londres alternativa
Covent Garden
Covent Garden é um dos bairros mais descolados de Londres. Ele é um tanto quanto “hipster” (ao menos, era essa a proposta, antes de ser invadido por hordas de turistas), pois é repleto de lojinhas alternativas, livrarias, pubs, além de sediar e o famoso Covent Garden Market.
O bairro é ainda palco para muitos artistas de rua e, além disso, ali estão alguns dos melhores Pubs de Londres, por exemplo, o Punch and Judy, o Lamb and Flag, bem como o The Gardening Club.
Camden Town
Camden Town é igualmente um bairro bastante singular. Ali há um mercado, com estandes que vendem roupas estilosas, artesanato, discos e até mesmo comida. Além disso, no bairro há inúmeras, lojas, pubs, bares, baladas alternativas e muita música ao vivo. Por fim, ali está situada uma estátua em bronze reproduzindo a inesquecível cantora Amy Winehouse.
Notting Hill
O animado e moderno bairro Notting Hill, que já era famoso entre os londrinos, ficou ainda mais famoso após o filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”, com Julia Roberts e Hugh Grant. Na vizinhança, encontramos feirinhas de antiguidades, livrarias, cafés, e o popular Electric Cinema. Além disso, ali fica o Mercado Portobello, que vende objetos e moda vintage.
Baker Street
Em Baker Street supostamente se situava o escritório do famoso detetive Sherlock Holmes, personagem fictício do escritor Sir Arthur Conan Doyle. A estação de metrô dessa rua é ornamentada com figuras do detetive, e alguns artistas de rua se fantasiam tal qual o personagem.
Abbey Road
Os “Beatles fans”, assim como eu, adoram tirar foto atravessando essa rua, sobre a faixa de pedestres, imitando a capa do álbum da banda britânica.
Museus e Galerias de Londres
Museu Britânico
Eis o melhor museu do mundo! Em contrapartida, sabemos que seu magnífico acervo teve como origem diversas pilhagens realizadas mundo afora pelo Império Britânico.
De qualquer forma, o visitante vai certamente se encantar com as peças do império assírio, egípcio, greco-romano, persa, entre outras preciosidades vindas direto do túnel do tempo (em suma, suas aulas de história vão ficar mais palpáveis e reais do que nunca!).
National Gallery
Simplesmente entre e se surpreenda. A National Gallery, que é a melhor e mais tradicional galeria de óleo sobre tela do mundo, contém obras que datam desde o século XIII, até o início do século XX.
Ali você vai ver obras, em síntese, de: Rafael, Fra Angélico, Botticelli, Michelangelo, Rubens, Rembrandt, Caravaggio, Leonardo da Vinci, além de modernistas, como Degas, Renoir, Monet, Picasso, e muito mais!
Tate Galleries
As Tates Galleries, por sua vez, são museus de arte moderna e compreendem quatro galerias, dentre elas, a Tate Britain e a Tate Modern.
A Tate Britain abriga obras sobretudo dos modernistas, tais quais dos surrealistas, impressionistas, expressionistas, dadaístas, simbolistas, entre outros (por exemplo, Picasso, Dali, Monet, Van Gogh, etc.).
A Tate Modern, por outro lado, abriga obras dos pós-modernistas e de artistas atuais.
Victoria and Albert Museum
Esse museu menos pretensioso foi construído pela rainha Victória, em homenagem a seu amado marido Albert, ao passo que contém em seu acervo peças da arte asiática (hindu, chinesa, japonesa, islâmica), tesouros medievais, móveis entalhados, entre outros.
Museu de Cera Madame Tussauds
Esse famoso museu de cera contém réplicas perfeitas de celebridades, por exemplo, da cantora Rihanna (abaixo). Impossível não se divertir por ali!
Museu de História Natural de Londres
É um dos melhores museus de história natural do mundo, para quem é fã desse tipo de exibição.
Atrações modernas de Londres
Roda Gigante – London Eye
A roda gigante London Eye causou muita controvérsia e polêmica quando de sua instalação, porém, acabou virando uma das principais atrações de Londres.
Sky Garden
O Sky Garden é o jardim público mais alto de Londres, pois está localizado na cobertura/terraço de um dos maiores edifícios da capital britânica. Além disso, ali há diversos bares e restaurantes rooftop.
O local pode ser visitado gratuitamente, porém, é necessário fazer uma reserva pelo site oficial. Ou então, você pode reservar uma mesa em um dos bares ou restaurantes, pelo mesmo site. A vista é absolutamente fabulosa e se tornou uma das principais atrações de Londres dos tempos modernos.
Arranha-céus de Londres
Os modernos arranha-céus de Londres estão conferindo um novo visual à cidade, pois contrastam com os edifícios antigos e históricos.
Arte e Entretenimento em Londres
Teatros, casas de shows, etc.
A cidade abriga uma infinidade de teatros, salas de concerto, casas de shows, lugares com música ao vivo, entre outros.
Lá é possível assistir a inúmeras peças, concertos, musicais (inclusive os da Brodway), óperas, apresentações de todos os tipos etc.
Pubs, bares e clubs de Londres
Em Londres, há praticamente um pub a cada esquina. Seguem algumas sugestões de lugares que fui e gostei:
Os Pubs Punch & Judy e Lamb & Flag, ambos em Covent Garden, são alguns dos mais legais de Londres.
Upper Street: essa rua é bem “alternativa” e cheia de Pubs, cafés, bem como restaurantes.
Ministry of Sound: Esse “Night Club”, ou seja, balada (ou boate, ou danceteria, enfim) é a “meca” da house music.
Heaven: É uma animadíssima boate gay, que toca uma trilha sonora incrível!
Outras atrações de Londres – locais para compras
Harrods
A Harrods é uma das lojas de departamentos mais luxuosas do mundo e vende roupas, joias e acessórios oriundos de mais de 5000 marcas: em outras palavras, é uma perdição!
Oxoford Street
Essa é uma das melhores ruas para se fazer compras em Londres, pois conta com muitas lojas boas que frequentemente entram em promoção.
Como chegar e se locomover em Londres?
É possível chegar a Londres de avião, bem como de ferry boat ou trem Eurostar (nas duas últimas opções, saindo do continente europeu).
Por outro lado, a melhor forma de se locomover em Londres, em minha opinião, é usar o metrô, pois a malha metroviária oferece uma cobertura excelente da cidade. Além disso, evita-se o intenso trânsito de Londres, que acaba te prendendo, se você está de ônibus.
Os passes do metrô podem ser únicos, diários, semanais, mensais etc.
Esse é o mapa das linhas:
Em suma, se jogue na cidade e aproveite tudo que Londres tem a oferecer!
Confira igualmente nossas dicas sobre outros lugares da Europa: Holanda, Paris, Madri, Barcelona, Interior da França, Vale do Loire, Interior da Espanha, Portugal, Itália, Turquia, Croácia, Hungria, Montenegro, República Tcheca e Viena.
Além disso, vale muito a pena conferir quais são as 7 Vilas Imperdíveis na Costa Sul da Inglaterra, do blog de viagens Fora da Zona de Conforto.
Para dicas de passagens baratas, não deixe de conferir, ainda, o blog Viagem e Cura, da Luana Lopo.
Londres está na minha lista de desejos! Adorei as dicas! Quantas atrações incríveis para visitar!
Londres é demais! Nunca nos cansamos de lá!
Uau!!! Sensacional!! Estou encantada em conhecer as 30 principais atrações de Londres. Gostei bastante dos bares e pubs! Agora, para mim, fazer fotos e selfies da Torre de Londres será top demais!
Os pubs são imperdíveis! Dá para passar o dia inteiro em um deles!
Completissima a sua lista de atrações de Londres. Vai ajudar muita gente.
Obrigada Sylvia! Que bom que gostou!
Estive em Londres em 2019 e adorei rever a cidade. Antes já havia estado lá em 1994. Acho que Londres está sempre se renovando e vale a pena ser visitada. Ainda mais com suas dicas super completas. Obrigada por compartilhar. Bjs
Obrigada Cecília! Realmente, é uma cidade que sempre tem uma novidade para nos surpreender!
Deu uma saudade revendo as fotos e lendo sobre esses lugares maravilhosos em Londres. Meus preferidos e que sempre merecem uma visitinha são Covent Garden, Camden Town e Notting Hill.
Os meus também Ná! Simplesmente adoro esses bairros!
Há muito tempo eu sonho em conhecer Londres! Esse ano vou conseguir viajar para lá, se deus quiser, e estou amando as dicas do seu blog. Obrigada por compartilhar!
Que legal Marcela! Espero que você aproveite muito sua viagem!