Roteiro no interior da França – Parte II
Confira a segunda parte do nosso post sobre cidades imperdíveis em um roteiro no interior da França.
Conforme eu havia mencionado na PARTE 1 da postagem sobre o Interior da França, quando se visita aquele belo país, vale muito a pena não se limitar apenas à capital, PARIS, mas sim explorar seus recônditos.
Somente dessa forma você encontrará cidadezinhas que parecem ter saído de contos de fadas, com castelos de torres pontudas, casas de pedra, jardins floridos, tudo isso envolvido por um constante aroma de brioches recém assados, emanado das inúmeras pâtisseries que existem por ali.
Voltando, então, à parte prática, para melhor conhecer o interior da França, o ideal é alugar um carro e se jogar nas estradas. Além das atrações que você programar para seu roteiro, você certamente encontrará outras muitas coisas interessantes pelo caminho.
Dividi essa postagem em duas e, nesta segunda parte, vou listar 10 cidades imperdíveis no interior da França, verdadeiras joias, distribuídas igualmente pelo norte, sul e centro do país.
MONT SAINT-MICHEL – a top 1 do roteiro no interior da França
O interessantíssimo Monte São Michel é definitivamente uma cidade imperdível em um roteiro no interior da França, além de ser um dos lugares mais icônicos do país. Ele está localizado em um estreito onde a maré varia cerca de 15 metros, tanto para cima, quanto para baixo. Dessa forma, a área fica totalmente seca quando a maré está baixa. Por outro lado, quando a maré sobe, é possível visualizar as ondas vindo furiosamente até o quebra-mar.
É uma experiência incrível visitar o local no momento em que a maré está subindo e e as ondas chegando (e para saber de antemão exatamente quando isso ocorrerá, você pode consultar Maré Mont Saint-Michel).
A história da cidade remonta ao século VIII, quando o Arcanjo Miguel teria feito uma aparição a um bispo e ordenou que ele construísse uma abadia, no topo de um morro. Como resultado, ao redor da abadia começou a surgir um vilarejo, que foi crescendo ao longo do tempo.
A abadia, construída em estilo gótico e romanesco, foi por muito tempo habitada sobretudo por monges beneditinos. Porém, durante a revolução francesa, foi transformada em prisão.
Imagem de Brigitte por Pixabay
SAINT MALO
Saint Malo, na região francesa da Bretanha, é uma encantadora cidade fortificada, na beira do mar. Suas impressionantes muralhas, construídas para proteção contra as incursões de corsários (piratas), datam do século XII. Uma simples caminhada pela cidade já é uma atração por si só. O local fora antigamente povoado pelo místico povo celta, que vivia no norte do interior da França.
Imagem de Djedj, por Pixabay
BIARRITZ
Biarritz é um requintado balneário, banhado pelo Oceano Atlântico, sendo um ponto imperdível em um roteiro no interior da França. Há diversos hotéis luxuosos, cassinos, bares e restaurantes na orla, onde as pessoas se sentam despreocupadamente para aproveitar a brisa do mar.
Imagem de Myriam Dreamer, por Pixabay
ROUEN
Rouen é uma charmosa cidadezinha da região da Normandia, entrecortada por vielas salpicadas de chalés de estilo enxaimel.
No século XV, ali viveu a heroína Joana D’Arc, que teve papel fundamental na guerra dos 100 anos, entre França e Inglaterra, pois ela liderou o exército francês em diversas batalhas, rumo à vitória.
Quando ela foi capturada pelos ingleses, ela foi morta na fogueira, tendo sido posteriormente canonizada. O local de sua execução é marcado pela seguinte frase: “Sem túmulo, sem retratos, a tumba ideal dos heróis é o coração dos vivos”.
Outras atrações da cidade são igualmente a catedral Notre Dame de Rouen, que data do século XI, onde está enterrado o Rei Ricardo Coração de Leão, e o Palácio da Justiça, que data do século XV, ambas belíssimas construções em estilo gótico.
Imagem de Jacqueline Macou, por Pixabay
ORLÉANS
Orléans é mais uma cidade imperdível em um roteiro no interior da França e que igualmente foi palco das façanhas da heroína, Joana D’Arc. Ela a retomou do domínio dos ingleses, durante a Guerra dos 100 Anos, liderando um exército cedido pelo Rei Charles VII.
Joana fazia suas orações na catedral da cidade. Esta bela Catedral, inspirada no estilo arquitetônico da Notre Dame de Paris, foi construída no século XV. Em contrapartida, à frente da catedral, há uma muralha construída no século IV, pelos romanos, para fins de proteção.
Imagem de Jean-Baptiste Noel, por Pixabay
Imagem de FlorianJung, por Pixabay
Também merecem uma visita a Igreja de Sant Aignan, construída no século XV, bem como a Casa de Joana d’Arc, que é uma fiel reprodução da original, datada do século XV.
SAINT-FLORENT (roteiro no interior da França – Ilha da CÓRSEGA)
A apaixonante vila de Saint-Florent fica na Ilha da Córsega, uma grande ilha de possessão francesa, cravada no Mar Mediterrâneo. O famoso Napoleão Bonaparte, general e imperador, nasceu nesta ilha.
Saint-Florent, por sua vez, é uma pequena vila no norte da ilha, que surpreende pela sua beleza. Definitivamente vale a pena incluir esse local em seu roteiro no interior da França. É sensacional caminhar pela marina, que é repleta de restaurantes e bares ao ar livre. Além disso, há ruínas históricas, que contrastam com as águas azuis do Mar Mediterrâneo, o que dá ao lugar um ar pitoresco.
Imagem de MLCG, por Pixabay
CARCASSONNE
Carcassonne, uma belíssima cidade medieval no interior da França, é considerada patrimônio mundial desde 1997. Suas impressionantes muralhas, construídas entre 890 e 910 para fins de defesa, são atualmente sua maior atração turística. Além disso, também captam a atenção do viajante o castelo Comtal e a Basílica, no interior da vila amuralhada.
Imagem de Zippo1968, por Pixabay
Imagem de Daniel Nettesheim
TOULOUSE
Toulouse é igualmente uma das cidades imperdíveis em um roteiro no interior da França. Diferentemente das demais cidades do país, ela tem um tom terracota, pois suas casas são construídas com tijolos dessa cor.
Alguns pontos de interesse são a Basílica de Saint-Sernin de Toulouse, o Capitólio, as praças, bem como o canal do Midi, que é o mais antigo canal da Europa ainda em funcionamento.
Imagem de Guillaume pdv, por Pixabay
Imagem de Viet Anh Nguyen
GIVERNY
Giverny é uma pequena vila no interior da França, nos arredores de Paris. Talvez você já conheça uma parte de Giverny, pelos quadros do grande mestre do Impressionismo, Claude Monet. Foi aqui em Giverny, em sua residência, que ele pintou suas famosas “ninfas”.
Ele passou a viver nessa casa em 1883, e ali permaneceu até o resto de sua vida. Nesse ínterim, ele pintou diversas obras, inspirados nos “Jardins das Águas” de sua residência. A casa em si contém móveis originais, bem como uma grande coleção de figuras japonesas.
Imagem de Rainhard Wiesinger, por Pixabay
Não deixe de conferir o post específico sobre GIVERNY, do blog Let’s Fly Away!
VERSALHES
A pequena cidade de Versalhes, que abriga o grandioso palácio com o mesmo nome, fica nos arredores de Paris e é comumente incluída em um roteiro no interior da França ou em um roteiro pela capital.
O palácio de Versalhes, que começou a ser construído pelo Reio Luís XIII e foi ampliado por Luís XIV (ou seja, o Rei Sol), é o símbolo do auge da dinastia dos Bourbons. Ali viveram portanto os Luíses XIV, XV e XVI.
Sua arquitetura é lindíssima e sua decoração requintada, ao passo que seus jardins são um espetáculo à parte.
Luís XIV não gostava de Paris e, dessa forma, transferiu a corte para Versalhes. Ele é o responsável pela forma do palácio como o vemos atualmente.
Merecem destaque a bela Sala dos Espelhos, onde foi assinado o Tratado de Versalhes, depois que terminou a 1ª Guerra Mundial, bem como os aposentos do rei e da rainha, e, por fim, a Sala da Coroação (esta última, decorada em homenagem a Napoleão Bonaparte).
Imagem de Denis Cheyrouze
Imagem de Yuliu, por Pixabay
Os magníficos jardins são extensos e meticulosamente podados. Ali estão localizados o Grand e o Petit Trianon, pequenos palácios particulares, respectivamente do Rei Luís XVI e Maria Antonieta, sendo que este último parece uma casa de bonecas.
Imagem de Waldo Miguez, por Pixabay
Curiosidade: é verdade que na corte os franceses não tomavam banho, pois a água ali era contaminada. Em outras palavras, faziam jus à sua fama (ao menos, naquela época).
É possível chegar até Versalhes de trem, saindo de Paris, e a viagem dura menos de uma hora.
Mais dicas sobre cidades imperdíveis em um roteiro no interior da França:
Bem, essa postagem engloba cidades no norte, centro e sul do interior da França.
Porém, para conferir mais dicas especificamente sobre o Vale do Loire, não deixem de acessar Interior da França – Parte I.
Confiram, ainda, esse roteiro na capital, PARIS – 10 atrações não triviais, com dicas de lugares não convencionais.
Por fim, recomendo a leitura do post da Patrícia, do site Descobrir Viajando, sobre 5 cidades fora do roteiro comum na França.
Espero que tenham gostado!!!
Olha Alexandra, que magníficas casas… E as paisagens! É isso nora, a vida tem que ser curtida. Abraço Marly
Obrigada sogrinha!!!!
Ótimas opções de cidades – todas incríveis – no norte da França. Lindas e cheias de história, a gente precisa conhecer todas!!! Amei.
Que bom que você gostou! É verdade, são cidades incríveis, num país incrível!
Estou amando acompanhar essa série das Cidades imperdíveis no interior da França. Difícil escolher, melhor seguir sua lista e conhecer todas. Amei Monte São Michel.
Que bom que você gostou da seleção! Fico muito feliz!
Essa lista de Cidades imperdíveis no interior da França é apaixonante! Vontade de viajar agora! Estive na França somente 1 vez e muito rapidamente, mal conheci Paris direito e fui visitar o castelo em Versalhes também. Mesmo em poucos dias, foi uma viagem inesquecível. Com certeza preciso voltar e explorar tudo com calma!
Beijos. Cintia do Viaje24h
Verdade Cíntia! É um país que vale a pena explorar com calma!
Já tinha adicionado na minha lista de cidades para conhecer todas as suas cidades do interior da frança do post parte 1. Agora acho que vou ter que fazer um roteiro só pela França mesmo haha. Adorei
Hahahahaha que bom que você gostou Diego! Fico muito feliz!
Tenho vontade. Quem sabe esse roteiro não sai do papel em 2022. Tomara que até lá o Euro dê uma baixada…=(
Também estou torcendo por isso! Amém!
Que lista mais incrível! Realmente imperdíveis essas cidades do interior da França!
Concordo plenamente, hehehe
O interior da França é simplesmente maravilhoso. Pena que conheço pouco, mas pretendo resolver isso o quanto antes. Ótima postagem.
Obrigada querida! Com efeito, é um lugar maravilhoso, para o qual vale a pena voltar muitas vezes!
Eu amo Mont Saint Michel, na primeira vez fomos num bate e volta de carro de Paris, mas gostamos tanto que voltamos e dormimos num hotel super charmoso no monte. Foi mágico :).
Lá é um lugar absolutamente mágico mesmo!