O que fazer na Capadócia?
A Capadócia (ou Cappadoccia) é um dos lugares mais belos na Turquia e no mundo.
Normalmente, chega-se à Capadócia de avião, o qual pousa na cidade de Kayseri, onde há um aeroporto. Mas é possível, ainda, ir pela via terrestre.
“Cappaddocia” significa “terra dos belos cavalos”, em persa, fazendo referência à principal atividade econômica da época dos primeiros assentamentos. A Capadócia fica no planalto da Anatólia, por onde passaram grandes civilizações e impérios, tal qual os Impérios Hitita, Bizantino e Otomano.
Os curiosos pináculos…
Os exóticos pináculos da Capadócia se formaram em razão de 3 erupções vulcânicas, pois existem 3 vulcões ao redor da região. Cada erupção despejou uma camada de lava diversa, formada por minerais diferentes. Nesse sentido, a base era mais resistente (basalto); a intermediária era uma espécie de pedra arenosa ou calcário; e a última, por sua vez, também era mais resistente (lava), formando o chapéu. Finalmente, o vento e a chuva afetaram essas camadas de formas diferentes, provocando erosões maiores ou menores.
Goreme
A encantadora Goreme, com suas casinhas entalhadas no interior de rochas, parece pertencer a outro planeta.
Ela é uma das maiores vilas da região da Capadócia.
Castelo de Uchisar
O Castelo de Uchisar sediava antigamente o governo da Capadócia.
Goreme Open Air Museum
No Goreme Open Air Museum encontramos várias igrejas escavadas na pedra, algumas delas, com afrescos preservadíssimos, sempre retratando cenas bíblicas, santos, apóstolos, Jesus e a Virgem Maria. A mais bem preservada é a Dark Church. As igrejas e os afrescos datam do período bizantino, ou seja, do séc. XI e XII e foram construídas por monges eremitas que fugiam da perseguição dos otomanos.
Rose Valley
No Rose Valley, é possível avistar pináculos rosados, que têm essa cor em razão do tipo de solo.
A arte da cerâmica é muito forte na Capadócia, sobretudo na vila de Avanos.
Ali podemos, inclusive, participar de demonstrações.
Pasabagi
Em Pasabagi se situam os pináculos mais famosos de Capadócia, chamados de “chaminés de contos de fadas”, ou “rochas cogumelos”.
Devrent Valley
Já o Devrent Valley contém rochas em formatos de animais, como o “camelo”, o “pinguim”, a “mão”, bem como outras formas que nossa imaginação nos faz descobrir.
Por fim, avista-se o grupo de pináculos “Da família”, que leva esse nome por parecerem um pai, uma mãe e uma criança.
Voo de balão na Capadócia
O passeio de balão é uma experiência imperdível na Capadócia.
A vista é mágica, com dezenas de balões colorindo a árida paisagem. Além disso, as luzes do amanhecer complementam o cenário, compondo um visual indescritível.
Sobe-se cerca de 800 metros e a impressão é de que estamos flutuando em um tapete mágico.
Tão logo descemos do balão, nos oferecem uma taça de espumante, conforme manda a tradição.
Panorama Valley
A partir do Panorama Valley de Goreme é possível avistar todo o vale da Capadócia.
A cidade subterrânea de Derinkuyu
A cidade subterrânea de Derinkuyu tinha como função servir de refúgio, bem como de esconderijo no período de guerras. Ela começou a ser construída pelos Hititas, que escavaram até o 2º andar subterrâneo, por volta de 3.000 a.C.
Posteriormente, por volta de IX d.C., foi utilizada pelos cristãos, para fugir da perseguição otomana. Nela, havia capelas, dormitórios, refeitórios, manjedouras, entre outros. O alimento era armazenado dentro da cidade, bem como animais vivos, e corpos das pessoas que iam morrendo (eles somente eram enterrados após o final da guerra, no lado exterior). A cidade subterrânea comportava até 3.000 pessoas.
Ihlara Valley
O Ihlara Valley situa-se a 50 km das vilas da Capadócia. Trata-se de um vale formado por dois cânions, cortados por um rio.
Ao longo dos cânions, encontramos algumas igrejas entalhadas nas pedras.
Selime
A região de Selime, por sua vez, se trata de um complexo de monastérios entalhados no interior das rochas.
Pigeon Valley
Por fim, vale visitar o Pigeon Valley.
Ali fica uma árvore adornada com “olhos turcos”, que espantam o mau-olhado.
Por fim, não deixe de conferir nosso roteiro pela Turquia, bem como nosso post sobre Istambul.