A Grande Barreira de Corais da Austrália
A Grande Barreira de Corais, na Austrália, é a maior barreira de corais do mundo e pode ser vista até mesmo do Espaço.
Dessa forma, ela é um ponto turístico imperdível na Costa Leste do país.
As cidades mais comumente usadas como base de exploração turística da Grande Barreira de Corais são Cairns, Port Douglas e Airlie Beach.
A partir destas cidades, há barcos que levam à barreira, para passeios e para mergulhos.
Os barcos geralmente atracam perto de “pontoons”, que são bases flutuantes, utilizadas para atividades aquáticas.
Estávamos em Airlie Beach, já que, primeiramente, iríamos visitar o arquipélago de Whitsunday Islands, próximo àquela cidade.
Por essa razão, foi de Airlie Beach que apanhamos o barco para a Grande Barreira de Corais.
Como chegar
Geralmente, se vai até a grande barreira em barcos rápidos, motorizados, pois, dependendo da região, ela pode ficar um pouco distante da costa.
Nós contratamos o mergulho na Grande Barreira de Corais com a empresa Cruise Whitsundays (AU$225,00 por pessoa o tour que inclui transporte, mergulho com snorkel e almoço).
Além disso, este tour inclui o transporte em um barco veloz, ou seja, um catamarã, com motores.
Depois de aproximadamente 3 horas de viagem, passando por um lindo cenário de ilhas, finalmente chegamos ao Pontoon da Hardy Reef.
Lá é possível apanhar equipamentos para mergulho, bem como roupas de Neoprene, nadadeiras, máscaras, cilindros etc., tanto para snorkeling, quanto mergulho com cilindro.
Os pacotes que levam à Grande Barreira de Corais costumam incluir um passeio em barco com fundo de vidro, que passa por florestas de corais e por diversos cardumes de peixes.
Fizemos, ainda, snorkeling, durante o qual vimos diversos tipos de coral, em variadas cores – ou seja, azuis, verdes, vermelhos e roxos – em formato de cérebro, de galhos, de esponjas etc. Vimos ainda conchas gigantes, bem como anêmonas.
Os peixes eram definitivamente um show de cores. Vimos o peixe arco-íris, também conhecido como peixe papagaio, que é muito colorido; o peixe palhaço (o famoso Nemo), e o majestoso mouldy wrasse, um peixe gigante de estimação do Pontoon, chamado Meggie.
Vimos, por fim, uma tartaruga rondando o Pontoon, buscando comida.
Voo panorâmico
Uma bela forma de explorar a Grande Barreira de Corais da Austrália é fazendo um voo panorâmico.
O sobrevoo geralmente inclui não somente a barreira, como também o Arquipélago de Whitsundays, quando decola da cidade de Airlie Beach.
Eu fiz o sobrevoo com a companhia GSL Aviation. O avião era pequeno e foi meio assustador voar nele, mas as paisagens valeram a pena.
O avião passa pelo arquipélago de Whitsundays, onde podemos visualizar diversas ilhas e praias, dentre elas, a Whitehaven Beach e o Hill Inlet.
Na Grande Barreira de Corais, o avião passa por formações incríveis, como a Heart Reef, em formato de um coração.
Esse tour que inclui o voo sobre as ilhas e Grande Barreira de Corais custava, à época, AU$229,00 por pessoa.
Por fim, não deixe de conferir nossos posts sobre O QUE FAZER NA AUSTRÁLIA, SIDNEY E ARREDORES, OUTBACK DA AUSTRÁLIA, COSTA LESTE DA AUSTRÁLIA, FRASER ISLAND, WHITSUNDAY ISLANDS, BRISBANE, COSTA OESTE DA AUSTRÁLIA e TASMÂNIA.