Whitsunday Islands, na Austrália
O arquipélago de Whitsunday Islands, na Austrália, é certamente um dos mais famosos e procurados pontos turísticos na Costa Lesta daquele país.
E não sem razão: suas praias, sobretudo a Whitehaven Beach, são paradisíacas, relembrando o cenário de um filme.
Como chegar:
Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo do arquipélago de Whitsundays é o Aeroporto de Proserpine. Há voos que saem de diversas cidades da Austrália, para lá.
Do Aeroporto de Proserpine, saem shuttle buses que levam até os hotéis na cidade de Airlie Beach – que é a cidade base para explorar o arquipélago de Whitsundays.
Na época em que fomos, ou seja, em 2018, esse micro-ônibus custava AU$36,00, ida e volta.
Formas de explorar o arquipélago
De avião ou de helicóptero
Uma bela forma de explorar o arquipélago de Whitsundays é fazendo um voo panorâmico.
O sobrevoo geralmente inclui o arquipélago, bem como a Grande Barreira de Corais da Austrália, que também fica nas imediações.
Eu fiz o sobrevoo com a companhia GSL Aviation. O avião era pequeno e foi meio assustador voar nele, mas as paisagens valeram a pena.
O avião passa pelo arquipélago de Whitsundays, onde podemos visualizar diversas ilhas e praias, dentre elas, a Whitehaven Beach e o Hill Inlet.
O Hill Inlet é o ponto onde o mar se junta com o rio, formando piscinas naturais com lindos tons de azul.
Além disso, o aviãozinho sobrevoa a Grande Barreira de Corais, passando por formações incríveis, como a de um coração.
Esse tour que inclui o voo sobre as ilhas e Grande Barreira de Corais custava, à época, AU$229,00 por pessoa.
Em barco
A melhor forma de explorar as ilhas Whitsundays é em barco, para um maior contato com a natureza. Nesse sentido, você pode optar por barcos rápidos (lanchas, botes motorizados etc.), que fazem o passeio de um dia, ou por barcos mais lentos, à vela, que fazem passeios de dois ou mais dias.
Nós elegemos a segunda opção, ou seja, um barco à vela.
Pesquisamos bastante as agências que fazem charter e acabamos fechando com a agência Explore Whitsundays, que trabalha em parceria com diversos barcos, tais como catamarãs, veleiros, escunas etc.
Optamos pelo veleiro, em um passeio de três dias e duas noites. Saiu a AU$1.080,00 o tour de três dias, para o casal, estando incluídos os passeios, snorkeling, roupa de mergulho e todas as refeições.
Nosso barco se chamava Prima, um veleiro de 47 pés. Éramos 11 pessoas, sendo um casal da Holanda, um casal da Inglaterra, um casal da Austrália e uma família da Espanha – uma turma muito legal e animada.
O barco ia velejando, entrecortando ilhas, com paradas para snorkeling. Além disso, viam-se muitos pássaros e até mesmo tartarugas.
Ao cair da noite, o barco ancora em uma baía abrigada, geralmente em lugares silenciosos e relaxantes, que nos enchem de paz.
O ponto principal do arquipélago: Whitehaven Beach e Hill Inlet
A ilha Whitsunday é a maior ilha do arquipélago, que leva o mesmo nome.
É lá que está localizada a praia mais famosa da região, ou seja, a Whitehaven beach, com sua areia branquinha, de sílica, e suas águas azul-turquesa.
Além disso, há dezenas de arraias nadando na água.
Desta baía, há uma trilha até um mirante, o qual proporciona vista para o Hill Inlet. Este último é uma área na qual o mar adentra a ilha, até se encontrar com um rio, formando uma miríade de tons de azul.
Pena que o tempo estava nublado!
Embora essa praia seja belíssima, não é seguro nadar nela – o que é um pouco frustrante – devido às arraias e às águas vivas, cujas picadas podem ser fatais.
Mas, afinal de contas, a Austrália é o país com o maior número de animais peçonhentos no mundo.
Então, o jeito é se refrescar com uma garrafinha de água mesmo.
Airlie Beach
Vale a pena explorar, ainda, a própria vila de Airlie Beach que é uma cidade praiana muito alto astral, com dezenas de bares, baladas, beer gardens, restaurantes e uma piscina pública.
Ou seja, ela não é apenas base para explorar o arquipélago de Whitsunday Islands, na Austrália, mas também, conta com suas próprias atrações.
Há até mesmo uma piscina pública na cidade.
Por fim, não deixe de conferir nossos posts sobre O QUE FAZER NA AUSTRÁLIA, SIDNEY E ARREDORES, OUTBACK DA AUSTRÁLIA, COSTA LESTE DA AUSTRÁLIA, FRASER ISLAND, GRANDE BARREIRA DE CORAIS, BRISBANE, COSTA OESTE DA AUSTRÁLIA e TASMÂNIA.