Trilha do Vulcão Tongariro
Uma das atrações mais incríveis da Nova Zelândia é o imponente Vulcão Tongariro.
Ainda ativo, o vulcão situa-se no Parque Nacional de Tongariro, nas imediações da vila de Turangi.
A partir da estrada, já é possível visualizar o imponente vulcão.
Tongariro Alpine Crossing: a melhor trilha da Nova Zelândia
Não sem razão, a trilha do Vulcão Tongariro, ou seja, a “Tongariro Alpine Crossing“, é considerada a melhor trilha de um dia da Nova Zelândia.
Ela é, ainda, uma das trilhas de maior beleza natural no mundo.
A trilha conta com 20 km e leva-se em média 7h00 para percorrê-la.
A melhor forma explorar o local é a partir da vila de Turangi.
No entanto, é preciso acordar antes de o sol nascer e dirigir até o ponto final da trilha, deixando seu veículo em um dos estacionamentos da Ketetahi Road. Em seguida, apanha-se um micro-ônibus até o início da trilha (estacionamento Mangatepopo).
Em suma, deixa-se o carro no final da trilha e apanha-se um micro-ônibus até o ponto de início da caminhada. Por fim, quando finalizamos a caminhada, chegamos ao nosso próprio veícul, deixado mais cedo no estacionamento.
Normalmente, os hotéis locais ajudam a reservar esse transporte e é fundamental fazer isso de antemão, com antecedência de ao menos um dia. Ou, então, você pode fazer sua reserva online.
O vulcão de Tongariro ainda está ativo, o que proporciona lindas paisagens, com gêiseres, lagos coloridos, crateras e formações rochosas.
Frequentemente, vemos fumaça emergindo de buracos na terra em diversos pontos, com um constante cheiro de enxofre. Durante o percurso, passamos pela cratera sul, cratera vermelha, Emerald Lakes, cratera central, Blue Lake, bem como cratera norte.
Cratera vermelha:
Emerald Lakes:
Cratera Norte:
No mês de outubro (época que fomos), ainda há neve no vulcão, mas, em contrapartida, parte dos lagos ainda está congelada.
Taupo
Ao final da trilha, é possível avistar o Lago Rotoaira e, aos fundos, o grande lago Taupo, o maior da Nova Zelândia. Às suas margens, está a vila que leva o mesmo nome, ou seja, Taupo.
Essa trilha de um dia que percorremos (Tongariro Alpine Crossing) é parte de uma trilha maior, que tem a duração de alguns dias.
Nível de dificuldade
O nível de dificuldade da Tongariro Alpine Crossing é médio, podendo ser percorrida, portanto, por uma pessoa que tenha um razoável condicionamento físico.
Por fim, confira nosso roteiro completo pela Nova Zelândia, bem como nossos posts sobre a Ilha Norte, Ilha Sul, Rotorua, Queenstown, Cavernas de Waitomo, Te Anau, Wanaka, Parque Wai-O-Tapu, Taupo, Tekapo, Coromandel e Auckland.